Dia do Consumidor 2022: quando é e como vender mais

Dia do Consumidor 2022: quando é e como vender mais

08 novembro 2021

O Dia do Consumidor, apesar de ser uma data única no ano, exige um planejamento aprofundado durante vários meses. Saiba como preparar o seu negócio!

Em qualquer negócio, seja ele pequeno, médio ou grande – é preciso ter apreço pelos clientes! Afinal, eles são aqueles que possibilitam a prosperidade de uma empresa. Além disso, os clientes contribuem ativamente para melhorias nas empresas por meio de críticas, sugestões, análise de perfil consumidor e muito mais.

Prepare o seu negócio para o Dia do Consumidor 2022 e eleve suas vendas a outro patamar!

Quando é o Dia do Consumidor?

O Dia do Consumidor no Brasil é comemorado no dia 15 de Março. Mas se engana quem acha que planejar apenas no mês de março é suficiente! Na realidade, caso uma empresa queira se preparar de verdade para criar promoções e bônus especiais para os clientes nesta data, é preciso analisar as estruturas e possibilidades do negócio para oferecer algo com qualidade e estrutura à clientela.

Qual a origem da data? 

De qualquer forma, sabemos que Dia do Consumidor é todo dia, não é mesmo? Mas, ainda assim, é interessante que exista uma data em especial para que a importância dos fregueses seja ressaltada. E por que a data 15 de Março? Bom, em 1962, o então presidente dos Estados Unidos da América, John F. Kennedy, fez um discurso ao congresso voltado aos principais direitos do consumidor. 

Essa atitude deu aos norte-americanos (e ao mundo) uma necessária reflexão sobre a importância de conhecer, analisar, priorizar e fidelizar os clientes em um negócio – qualquer que ele seja.

É possível vender mais no dia do consumidor?

Mas nem só de reflexões vive um negócio, certo? Como é que ficam as vendas no dia do consumidor? Esta data de fato pode reverter um ganho financeiro para as empresas?

Assim como a Black Friday é esperada por muita gente por conta de suas promoções e condições especiais de compra, o Dia do Consumidor também é! Afinal, quem é que não gosta de pegar a melhor oportunidade possível para adquirir determinado produto ou serviço? Por isso, ao planejar o seu comércio para o Dia do Consumidor, espere bons resultados financeiros!

No tópico acima, te contamos que a data 15 de Março foi escolhida por conta de um discurso feito em 1962. Entretanto, esta data só se tornou implementada e conhecida aqui no Brasil em 2014. Desde então, cada vez mais consumidores buscam ativamente pelo termo “Dia do Consumidor” na internet durante o mês de Março, na procura de promoções e condições especiais de compra.

De acordo com uma pesquisa desenvolvida pela Similar Web, as principais lojas virtuais do Brasil registram uma crescente importante durante a Semana do Consumidor, registrando 13 milhões de visitas a mais neste período. além disso, por ser uma época que seria fraca para o comércio (pós-Natal e antes do Dia das Mães), a data ganha ainda mais importância.

E isso não vale só para e-commerces! Em 2019, por exemplo, foi observado que 29% dos clientes preferiam buscar por promoções nesta data em lojas online, 39% em lojas físicas e 32% em ambas as modalidades de compra. Para saber mais sobre esta pesquisa, basta clicar no link a seguir.

Como vender mais no Dia do Consumidor em 2022?

Algumas dicas de ouro podem ser levadas em consideração na hora de planejar um bom Dia do Consumidor. Afinal, uma promoção precisa estar de acordo com a realidade do negócio! Por mais que agradar e fidelizar os clientes seja a prioridade, é preciso oferecer um serviço que tenha condições de se sustentar durante todo o período em que está sendo disponibilizado.

Aprimore o atendimento ao cliente

O atendimento ao cliente é a peça-chave para qualquer empresa. Mesmo quando o serviço prestado ou o produto vendido não é dos melhores, o atendimento ao cliente (quando feito com qualidade) é capaz de reverter desconfortos ou situações conflituosas. Portanto, tenha sempre um membro da equipe – ou uma equipe inteira – dedicada a solucionar problemas da clientela, ouvir suas dúvidas, queixas, reclamações e sugestões com atenção.

Aposte em um bom SAC

Para aprimorar o atendimento ao cliente no Dia do Consumidor, é primordial apostar em um bom SAC – Serviço de Atendimento ao Consumidor. Que tal se aprofundar um pouquinho mais no assunto? Leia o nosso blogpost recomendado a seguir e mergulhe de cabeça na meta de prestar um bom atendimento ao público.

SAC: o que é, benefícios, tipos e como implementar

Faça um mapeamento das preferências dos clientes

Meus clientes preferem brindes? Amostras grátis? Descontos? Pague um, leve dois? As opções podem preencher uma gama de variedades. Mas o que realmente deixará o meu público satisfeito nesta data? Para isso, é preciso conhecer bem o perfil do seu comprador. Dê uma atenção especial aos produtos mais procurados ou aos mais cobiçados – e ofereça descontinhos.

Ofereça só aquilo que consegue manter a qualidade

Não adianta em nada oferecer uma promoção sem oferecer qualidade. Afinal, não é porque o item é promocional ou com desconto que ele deve ser fornecido com descaso. Valorize o item promocional como se ele fosse o mais importante da sua loja durante o Dia do Consumidor.

Digitalize a comunicação do seu negócio

Em 2021, a maior parte do público consumidor já incorporou um perfil diferente. Durante a pandemia, em que diversos serviços se mostraram eficazes mesmo feitos à distância e via internet, surge a necessidade de digitalização dos negócios. Portanto, ao abrir as portas para a modernidade, é possível conquistar novos clientes e se colocar em evidência também para os antigos. E o que acha de digitalizar a comunicação da sua empresa com os clientes? Se engana quem pensa que estamos falando de um atendimento robótico e mecanizado – muito pelo contrário!

Nós da New Way podemos te dar uma mãozinha nesta missão através da nossa solução digital de comunicação automatizada, o Mktzap. Nossa plataforma integra diversos canais de comunicação, como Instagram, WhatsApp, Facebook, Telegram, e-mail, SMS e WebChat.

Assim, é possível reunir – e responder – às interações dos clientes através de um mesmo painel. Isso aprimora e otimiza o trabalho da sua equipe e eleva a satisfação do seu cliente ou lead! E mais, nossa solução também conta com chatbots para que você não deixe o seu cliente esperando por respostas, conheça os planos do Mktzap e responda o seu público em tempo integral, 7 dias por semana, 24 horas por dia. Saiba mais ao entrar em contato com nosso time de comercial.

Quer saber mais sobre o Mktzap? Baixe o nosso e-book gratuito e tire todas as suas dúvidas!

O Mktzap também oferece relatórios analíticos e dashboards que permitem que você faça uma gestão baseada em dados e resultados, dessa forma é possível acompanhar a produtividade da equipe, ter maior controle sobre as tarefas realizadas pelos seus funcionários e otimizar o trabalho deles. Afinal, o atendimento ao cliente costuma levar tempo. Quando feito de forma confusa e desorganizada, nem se fala.

Ficou interessado ou interessada na solução digital da New Way? Entre em contato com o nosso time e agende sua demonstração! Oferecemos planos para pequenos, médios e grandes negócios.

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