SAC: o que é, benefícios, tipos e como implementar

SAC: o que é, benefícios, tipos e como implementar

Ter um bom SAC é fundamental para que os clientes se sintam satisfeitos com o serviço prestado pela sua empresa. Saiba mais detalhes. 

O que é SAC?

SAC é a sigla para “Serviço de Atendimento ao Consumidor”. E, como o próprio nome já indica, o SAC de uma empresa é essencialmente voltado para atender os clientes, seja para elogios, dúvidas, reclamações, trocas de produto, dentre outras alternativas.

Ademais, ao longo dos anos, o serviço de SAC mudou bastante. Tradicionalmente, ele é feito de maneira presencial, via telefone ou e-mail. E, em boa parte dos casos, este é um tipo de serviço que costuma ser mais frio, objetivo, prático e voltado para questões burocráticas – como a troca de um produto.

No entanto, com os avanços tecnológicos e a possibilidade múltipla de serviços prestados via internet, o SAC precisou se reinventar (e se digitalizar), o atendimento migrou para os chats dos sites, WhatsApp e redes sociais. Afinal, hoje o cliente pode comprar determinado produto em mais de uma loja – mesmo que de outra cidade, estado ou país. Dessa forma, o cliente irá colocar em uma balança não só o produto a ser adquirido, mas o preço, custo benefício, bom atendimento e muito mais.

Por isso, é importante investir em um bom Serviço de Atendimento ao Consumidor, o qual seja capaz de passar segurança, acolhimento e resolução dos problemas para o consumidor.

Para o que ele serve?

Será que o SAC é uma peça tão fundamental assim para os clientes? Imagine um cliente insatisfeito com um produto comprado recentemente. É possível que ele se dirija até a empresa (pessoal ou virtualmente) para efetuar uma reclamação. Caso este cliente seja ouvido, acolhido e tenha o seu problema solucionado, é provável que ele se sinta confortável em voltar a consumir os serviços da mesma empresa.

Além disso, é muito plausível que este cliente satisfeito passe a elogiar o bom atendimento da empresa e recomendar a marca para conhecidos, amigos e familiares.

Benefícios e importância de um bom Serviço de Atendimento ao Consumidor

O marketing boca a boca é sem dúvidas o principal benefício de prestar um bom SAC! Dessa forma, é necessário reconhecer a importância de prestar um serviço eficaz – mas que não se esqueça de ser humanizado com as queixas do consumidor. 

Além disso, em relação aos benefícios, todos eles envolvem fidelizar o cliente e prospectar novos com base em um serviço de excelência. Dentre eles, podemos mencionar alguns pontos fortes ao investir em um bom SAC: 

  • Melhora o relacionamento com os clientes, fidelizando o público consumidor
  • Possibilita prospectar novos clientes (leads) com base em um bom SAC
  • Permite conhecer o público-alvo e suas necessidades mais a fundo 
  • Gera métricas que se bem analisadas contribuem para a resolução de problemas e a efetivação de melhorias na empresa (em serviços ou em atendimento)

Tipos de SAC

Agora que você já sabe o que é um SAC e o motivo dele ser tão importante, é interessante conhecer os tipos de SAC! O Serviço de Atendimento ao Consumidor tradicional é o feito por telefone, geralmente através de um número com prefixo “0800”. Entretanto, o SAC 2.0 chega em uma versão mais moderna, arrojada e que conta com o auxílio das redes sociais como Instagram, Facebook ou outras. Esse atendimento nas redes usualmente conta com o auxílio de ferramentas para comunicação automatizada via chatbots.

Ademais, podemos mencionar o SAC 3.0. Aqui, o foco ainda é atender o cliente através de uma grande possibilidade de canais, sejam eles telefone, e-mail, presencialmente ou de maneira virtual – por meio de redes sociais. Entretanto, o foco no SAC 3.0 é proporcionar ao cliente uma experiência altamente integrada, na qual ele se sinta bem atendido em todos os canais disponíveis, com tratamento personalizado.

Como implementar um Serviço de Atendimento ao Consumidor

Reconhecer a importância do SAC é fundamental. Mas o que vem em seguida? Bom, agora é o momento de implementar um bom serviço de atendimento ao consumidor na sua empresa – seja ela pequena, média ou grande.

Nós da New Way podemos te dar uma mãozinha nesta missão através da nossa solução digital de comunicação automatizada, o Mktzap. Nossa plataforma integra diversos canais de comunicação, como Instagram, WhatsApp, Facebook, Telegram, e-mail, SMS e WebChat.

Assim, é possível reunir – e responder – às interações dos clientes através de um mesmo painel. Isso aprimora e otimiza o trabalho da sua equipe e eleva a satisfação do seu cliente ou lead! Não deixe o seu cliente esperando por respostas, conheça os planos do Mktzap e responda o seu público em tempo integral, 7 dias por semana, 24 horas por dia. Saiba mais ao entrar em contato com nosso time de comercial e vendas.

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O Mktzap também oferece relatórios analíticos e dashboards que permitem que você faça uma gestão baseada em dados e resultados, dessa forma é possível acompanhar a produtividade da equipe, ter maior controle sobre as tarefas realizadas pelos seus funcionários e otimizar o trabalho deles. Afinal, o atendimento ao cliente costuma levar tempo. Quando feito de forma confusa e desorganizada, nem se fala.

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