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Por que usar o WhatsApp para comunicação interna nas empresas

É fato que o app mais popular do Brasil está conquistando cada vez mais espaço no mundo corporativo. Mas você já parou para pensar os benefícios do WhatsApp para comunicação interna nas empresas? Pois aqui você vai saber os porquês de ele ser um ótimo aliado no relacionamento com os colaboradores.

New Way

22 Julho 2020

Se você trabalha com o relacionamento entre empresa e colaboradores, sabe que um dos principais desafios é conseguir engajar seu público interno. A fim de encontrar uma solução para isso, muitas times começaram a testar o uso o WhatsApp para comunicação interna nas empresas.

Afinal, é o app mais popular entre os brasileiros, segundo o Grupo Croma. Além disso, são mais de 120 milhões de pessoas usando o WhatsApp aqui no País. Assim, a chance de uma comunicação ser efetiva nesse canal é bastante grande, se tiver um planejamento adequado.

Embora haja diversos canais tradicionais que dão um certo resultado, como é o caso do jornal mural, intranet e e-mail, por exemplo, é preciso ir além. Isto é, há necessidade de investir em canais onde o colaborador possa interagir e que possa ter acesso quando e onde quiser.

Pensando nisso, resolvemos refletir sobre esse tema e falar sobre:

  • Por que adotar o WhatsApp para comunicação interna
  • Vantagens do uso do App para o relacionamento

Leia também: 5 vantagens em adotar um chatbot para a comunicação interna

Por que adotar o WhatsApp para a comunicação interna?

Como comentamos, a popularidade do WhatsApp é um fator que se deve levar em conta. Se esse dado ainda não te convenceu, saiba que 79% dos brasileiros usam o app como principal fonte de informação.

Por isso, pensar em estratégias de comunicação interna da sua empresa no WhatsApp é uma forma de adentrar em um território já familiar para a maioria dos colaboradores. O que faz com que a chance de interação e leitura dos conteúdos enviados seja maior do que uma informação no mural, por exemplo.

Mas, além dessa popularidade, há diversas outras vantagens que o uso do WhatsApp para comunicação interna nas empresas traz. Quer saber quais são? Continue lendo este post!

Vantagens do uso do App para o relacionamento com colaboradores

São diversos os benefícios da adoção do WhatsApp para a comunicação interna da sua empresa, mas aqui vamos destacar as principais.

1- Aumento do alcance

É difícil pensar em alguma pessoa do seu convívio que não use o WhatsApp para se comunicar, certo? Em qualquer momento, é só tirar o smartphone do bolso e acessar todas as mensagens. Por isso, contar com esse canal aumenta o alcance da comunicação com todos os funcionários.

Pois, independente do local – rua, office, fábrica – todos terão acesso ao seus celulares. Diferente, por exemplo, dos veículos tradicionais que, muitas vezes, são apenas acessados por pessoas que trabalham no escritório.

2- Melhora o engajamento

Já parou para pensar quantas ações podem ser realizadas por meio do WhatsApp? Como é um app de mensagens instantâneas, o colaborador poderá interagir com os conteúdos que forem enviados. Um case bastante interessante aqui da New Way é do uso do WhatsApp na Volvo no Brasil.

Com as interações no WhatsVolo, é assim que é chamado o novo canal de comunicação, a empresa conseguiu engajar os funcionários a participarem de assembleias de forma online, por exemplo.

Além do mais, é possível fazer gamificação, promoções e até pesquisas por meio do app. Assim, quando o usuário acessar a conversa, ele terá motivos para participar.

chatbot para comunicação interna

3- Canal de via de mão dupla

Comunicar é diferente de informar, não é mesmo? Isso porque a comunicação é um canal de via de mão dupla em que há uma interação entre dois ou mais indivíduos. E uma das vantagens do uso do WhatsApp é abrir um canal de troca de mensagens entre empresa e seus times internos.

Dessa forma, em vez de apenas disparar mensagens ou informativos, você terá a oportunidade de estabelecer vínculos mais próximos por meio de diálogos. Já que a pessoa tem a chance de responder ao conteúdo, caso tenha interesse.

4- Personalização da comunicação

Outro caso de sucesso que  temos é o da Coca-Cola Andina. Ela usa a Dina, um avatar que usa chatbot para se comunicar com os funcionários. Assim, em vez de ter um canal genérico para a comunicação, é realizada a personalização.

Como resultado, a Coca-Cola Andina viu seus colaboradores se tornarem amigos de um bot (e muitos ainda têm dúvidas quanto à humanização deles) e o engajamento chegar a níveis nunca antes vistos.

5- Automação das interações

Um ponto importante para se levar em conta com a adoção do WhatsApp é a possibilidade de automatizar mensagens. Com a ajuda de chatbots o acesso às informações podem ser agilizados com gatilhos pré-estabelecidos. 

Desta forma, as pessoas receberão respostas para suas dúvidas de maneira rápida e a qualquer momento. Já que os bots são ideais para desenvolver atividades mecânicas e repetitivas. Além de desburocratizar diversas tarefas que antes exigiam presença física ou tempo para serem realizadas.

São muitas as vantagens em usar o WhatsApp para a comunicação interna nas empresas e aqui neste artigo citamos apenas algumas. 

Mas é importante sempre fazer uma pesquisa e entender quais são os hábitos dos seus funcionários e como está o engajamento e a satisfação com relação às interações da organização.

Assim, se está faltando engajamento e mais participação, o Whats pode ser um ótimo aliado para mudar esse cenário. Saiba mais sobre como estamos ajudando centenas de empresas a revolucionar a comunicação interna e obtenha resultados surpreendentes.



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