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Plataforma de atendimento ao cliente para e-commerce: descubra as vantagens

A adoção de uma plataforma de atendimento ao cliente para empresas que trabalham com e-commerce pode ser fator crucial para o sucesso do negócio. Descubra as vantagens em contar com essa tecnologia e aumente ainda mais sua receita.

New Way

19 Agosto 2020

Focar na experiência do usuário – desde seu primeiro contato até o pós-venda é dever de qualquer empresa que queira se destacar, inclusive na internet. Pensando nisso, diversas empresas vêm adotando uma plataforma de atendimento ao cliente a fim de atingir esse objetivo.

Certamente as vendas online se intensificaram desde que a pandemia surgiu no mundo todo. Para se ter ideia, o faturamento dos e-commerces no País nos quatro primeiros meses deste ano somou R$22,9 bilhões, representando 32% do total alcançado em 2019. 

Porém, com a crescente procura por esse tipo de compra, muitas empresas que não investiram em infraestrutura, usabilidade, rapidez no carregamento do site, versão mobile ou mesmo no suporte, perderam grandes oportunidades.

Com relação ao suporte e atendimento, segundo uma pesquisa da Social Miner e Opinion Box, revelou que 28% dos entrevistados consideram uma experiência de compra online negativa devido à falta de resolução de problemas.

Em vista disso, separamos, neste texto, alguns dos principais benefícios que uma plataforma de atendimento ao cliente oferece para e-commerces de qualquer tamanho e segmento.

Leia também: Como aumentar as vendas do seu e-commerce? Confira  dicas simples!

Benefícios de uma plataforma de atendimento ao cliente

Disponibilidade de compra por diversos canais

Ainda de acordo com a pesquisa da Social Miner e Opinion Box, durante a pandemia da covid, os principais canais procurados para a realização de compras online foram:

  • Sites (e-commerce) 72.9%
  • Aplicativos 61.9%
  • WhatsApp da loja 40.7%
  • WhatsApp de vendedores remotos 27.9%
  • Facebook 26%
  • Instagram 28.8%

Segundo nota-se, as pessoas estão buscando diversos meios para adquirir o produto ou o serviço desejado, além dos e-commerces. A fim de não perder essas oportunidades é preciso que sua marca esteja disponível nos canais de interesse do seu público-alvo.

Porém, para prestar um bom atendimento e realizar as vendas, é preciso ter organização e é aí que entra a plataforma de atendimento ao cliente. Por meio de apenas um painel, seus operadores poderão acessar todas as interações, independente da porta de entrada.

Afinal, com diversas demandas chegando ao mesmo tempo, em múltiplos canais, é impossível dar atenção e ter agilidade necessária. Não é mesmo?

infográfico pós-covid

Acompanhamento de pedidos

 Se tem algo que incomoda muito um cliente e que pode fazer com que ele nunca mais volte a comprar de um negócio online, é o fato de não saber o status do seu pedido. Isto é, se ele já saiu para entrega, quanto tempo vai demorar etc.

Por isso, contar com um serviço que informe automaticamente por meio de mensagens nos principais canais de comunicação como, por exemplo, email, SMS e WhatsApp, é primordial.

Assim, com a ajuda de tecnologias como chatbot e Inteligência Artificial, a plataforma de atendimento ao cliente consegue emitir esses avisos automaticamente. Muitas vezes sem precisar da interferência humana. 

Diminuição do tempo de espera

Outro benefício muito legal dos chatbots, juntos à plataforma de atendimento ao cliente, é a diminuição do tempo de espera de pessoas que querem entrar em contato com a empresa. Já que muitas atividades repetitivas podem ser automatizadas.

Por exemplo, é possível tornar automática as respostas mais frequentes, direcionar o usuário para a área que ele deseja falar, emitir boletos e documentos tudo sem necessitar de uma interferência humana.

Assim, clientes de e-commerce, muitas vezes, conseguem realizar o autoatendimento e seus operadores podem ter foco em assuntos mais complexos. Tendo como resultado consumidores mais felizes e times otimizados.

Decisões mais assertivas 

No MKTZAP, a plataforma de atendimento digital aqui da New Way, são gerado diariamente diversos dados sobre a qualidade do atendimento prestado e como está o desempenho de cada operador.

Dessa maneira, fica mais fácil acompanhar os resultados por meio dos KPIs estabelecidos, prever cenários futuros, medir o grau de satisfação dos clientes e, claro, tomar decisões mais assertivas.

Conheça o MKTZAP, melhor plataforma de atendimento ao cliente digital

Conforme comentamos, o MKTZAP é a nossa plataforma de relacionamento digital que serve tanto para atendimento ao cliente quanto para interação com colaboradores. 

Com chatbots e Inteligência Artificial embarcados, é possível organizar todas as interações e distribuí-las automaticamente entre os operadores. Além de ter canais de comunicação em um único painel, o que faz com que o cliente seja atendido, independente da origem.

A automação de diversos processos como os falados anteriormente, também é um ponto bastante interessante para qualquer tipo de negócio.

Por isso, se você tem um e-commerce e quer se destacar, é importante investir em tecnologias que facilitem suas vendas e tornem a experiência do consumidor ainda melhor.

Entre em contato com a gente e saiba como podemos revolucionar seu relacionamento por meio da nossa plataforma de atendimento ao cliente.


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