SAC 2.0: o que é, como funciona e como aplicar

SAC 2.0: o que é, como funciona e como aplicar

Você já se perguntou quais as vantagens do SAC 2.0? Conheça detalhes sobre ele e saiba como implantar na sua empresa

SAC é a sigla utilizada para Serviço de Atendimento ao Consumidor. Em empresas nas quais o cliente é uma prioridade, existem funcionários e até mesmo departamentos inteiros dedicados ao nível de satisfação dos consumidores com o atendimento.

Ainda assim, a sigla SAC foi bastante incrementada ultimamente. Afinal, você já ouviu falar de SAC 2.0, 3.0 ou 4.0? Se não, continue a leitura que te explicamos.

O que é?

O SAC convencional é bastante útil e costuma suprir as expectativas de uma parcela considerável de consumidores. Entretanto, especialmente com os recentes avanços tecnológicos, muitos clientes se tornaram cada vez mais seletivos com serviços de atendimento ao consumidor. 

Portanto, é primordial que as empresas passem a aprimorar cada vez mais o suporte oferecido aos que usam seus serviços e passem a incorporar o que chamamos de SAC 2.0. Esta modalidade consiste basicamente no uso de redes sociais e outros canais digitais para atender bem a clientela.

Além disso, também são usados recursos como atendimento via chatbots, páginas de suporte ou possibilidade de autoatendimento. Afinal, em um SAC 2.0 o importante não é só atender o cliente de maneira ágil, mas também assertiva e resolutiva!

Vantagens do SAC 2.0

Dentre as vantagens de um SAC 2.0, podemos mencionar aquela que você já imagina encabeçando a lista: a agilidade! Ao estar presente – e preparado – para lidar com os clientes através de canais digitais, você tem a possibilidade de chegar até seus consumidores mais rapidamente.

Imagina só receber uma reclamação via WhatsApp ou chat: a mensagem vai chegar pra você bem na hora. Isso facilita uma comunicação mais resolutiva e que visa sanar as dificuldades do usuário de maneira rápida, evitando que ele se estresse e o problema tome proporções maiores.

Além disso, esse tipo de interação via canais digitais ou redes sociais faz com que você seja bem visto publicamente! Afinal, quem é que não curte uma marca que se mostra simpática, solícita e próxima de seu público?

Como aplicar?

Para aplicar um bom atendimento via canais digitais, é preciso ter planejamento e também estratégia. Afinal, apesar de ser um recurso acessível, ele exige direcionamento e dedicação. Portanto, observe e mapeie qual é o seu público! Em quais redes sociais ou canais digitais ele prefere estar? Ele gosta mais de interagir por texto, vídeo, áudio ou até mesmo figurinhas? Existe espaço para uma linguagem informal, uso de memes e muito mais?

Além disso, se você deseja estar presente o maior tempo possível para falar com os consumidores, considere investir em chatbots e soluções de atendimento digital, Assim, seu cliente será acolhido mesmo nos momentos em que você está offline. Apresentaremos o Mktzap, solução digital da New Way, mais adiante neste texto.

Exemplos de SAC 2.0

Que tal um exemplo de empresas com notoriedade expressiva que fazem um atendimento bastante resolutivo e amigável via redes sociais e canais digitais? Dentre eles, podemos mencionar o Nubank e a Netflix.

Você provavelmente já viu os canais digitais desta duas empresas usando uma linguagem descontraída e bastante próxima do público que deseja atingir, não é mesmo? Isso faz com que estas marcas sejam vistas não só por seus consumidores, mas por clientes em potencial, como confiáveis, amigáveis e comunicativas. Cativante, não é verdade?

Qual a diferença entre SAC 2.0, 3.0 e 4.0?

Agora que você já sabe o que é um SAC e o motivo dele ser tão importante, é interessante conhecer os tipos de SAC! O Serviço de Atendimento ao Consumidor tradicional é feito por telefone, geralmente através de um número com prefixo “0800”. Entretanto, o SAC 2.0 chega em uma versão mais moderna, arrojada e que conta com o auxílio das redes sociais como Instagram, Facebook ou outras. Esse atendimento nas redes usualmente conta com o auxílio de ferramentas para comunicação automatizada via chatbots.

Ademais, podemos mencionar o SAC 3.0. Aqui, o foco ainda é atender o cliente através de uma grande possibilidade de canais, sejam eles telefone, e-mail, presencialmente ou de maneira virtual – por meio de redes sociais. Entretanto, o foco no SAC 3.0 é proporcionar ao cliente uma experiência altamente integrada, na qual ele se sinta bem atendido em todos os canais disponíveis, com tratamento personalizado. 

Já em relação ao SAC 4.0, é como se o 3.0 fosse ainda mais integrado, ágil e personalizado. Neste patamar de atendimento, é primordial fazer com que os clientes saiam completamente satisfeitos!

Como implementar um Serviço de Atendimento ao Consumidor 2.0?

Reconhecer a importância do SAC é fundamental. Mas o que vem em seguida? Bom, agora é o momento de implementar um bom serviço de atendimento ao consumidor na sua empresa – seja ela pequena, média ou grande.

Nós da New Way podemos te dar uma mãozinha nesta missão através da nossa solução digital de comunicação automatizada, o Mktzap. Nossa plataforma integra diversos canais de comunicação, como Instagram, WhatsApp, Facebook, Telegram, e-mail, SMS e WebChat em uma mesma tela, com o auxílio de chatbots.

Assim, é possível reunir – e responder – às interações dos clientes através de um mesmo painel. Isso aprimora e otimiza o trabalho da sua equipe e eleva a satisfação do seu cliente ou lead! Não deixe o seu cliente esperando por respostas, conheça os planos do Mktzap e responda o seu público em tempo integral, 7 dias por semana, 24 horas por dia. Saiba mais ao entrar em contato com nosso time de comercial e vendas.

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