SAC 3.0: sua operação já está nesse modelo?

SAC 3.0: sua operação já está nesse modelo?

O avanço das tecnologias permitiu grande avanço no atendimento ao cliente. Mas você sabe o que é o SAC 3.0 e como ele impacta na sua empresa?

Antes de falarmos sobre o SAC 3.0, é importante entender sobre o comportamento do consumidor atual.

De acordo com relatório da Hootsuite, 62% da população brasileira está presente nas redes sociais.

Ou seja, os clientes estão acostumados com praticidade e agilidade devido aos smartphones. Afinal, estamos com o celular em mãos a todo o momento.

Por isso, as empresas também estão presentes no mundo online. Segundo a Social Media Trends, 96,2% das empresas estão online nas redes sociais.

Dessa forma, é essencial acompanhar os hábitos dos clientes. Para então, investir na comunicação entre empresa e cliente e criar uma relação cada vez mais próxima.

O que é SAC 3.0?

O SAC é o Serviço de Atendimento ao Cliente. E como falamos anteriormente, as estratégias desse trabalho devem estar alinhadas com o comportamento dos clientes.

Isto é, o SAC 1.0 era o atendimento feito por telefone. No entanto, era demorado pois as linhas poderiam estar ocupadas. Ou então, era necessário transferir para diversos setores.

Já o SAC 2.0 foi o momento em que as empresas chegaram nas mídias sociais. Aqui, o tempo de espera melhorou mas não havia preocupação com a experiência do cliente.

Por essa razão, entramos no SAC 3.0. E surgiu justamente para melhorar o relacionamento com o consumidor.

Em outras palavras, entende que todo o processo de compra do cliente deve ser melhorado e analisado constantemente. Além de solucionar os problemas de forma rápida e eficaz.

Com isso, é possível aumentar melhorar as oportunidades de venda e melhorar a satisfação dos clientes. Além de melhorar também imagem da empresa no mercado.

Como implementar o SAC 3.0 na minha empresa?

Agora que você já sabe o que é o SAC 3.0, você deve estar se perguntando como praticar essa estratégia na sua empresa. É bem fácil, vem conferir:

1 – Conheça o seu público

Conhecer a sua clientela é um dos principais pontos para construir uma comunicação efetiva.

Dessa forma, você utiliza a linguagem adequada e garante um relacionamento sólido. Já que a assertividade de conteúdo será maior.

2 – Escolha uma plataforma de atendimento

Com uma plataforma de atendimento, você consegue centralizar todos os canais em apenas um lugar.

Ou seja, o seu operador não perde tempo e otimiza o tempo de resposta ao cliente. Além de oferecer vantagens como: relatórios e controle na gestão e operação.

Por isso, escolha uma ferramenta que agregue valor ao seu atendimento e priorize a satisfação do consumidor.

3 – Alimente as redes sociais

Lembra que falamos que as redes sociais também fazem parte do serviço de atendimento? 

Por essa razão, é importante que além de postar os conteúdos, a equipe esteja orientada para responder os clientes por lá.

Sempre que fiz uma publicação, acompanhe todos os comentários e compartilhamentos!

4 – Analise as métricas

O pós-venda é importantíssimo para guiar os próximos passos. Por isso, acompanhe as métricas sempre!

Envie perguntas de satisfação aos clientes após a compra e ouça a opinião deles. Dessa forma, você entenderá os principais pontos de melhoria.

Além disso, também acompanhe o número de atendimentos e o tempo em que cada cliente é atendido. Assim, é possível orientar melhor a equipe de operadores e gerir treinamentos para melhorar o processo.

E depois de todas essas dicas, separamos um e-book completo sobre atendimento digital. Não deixe de conferir!

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