Customer Service: saiba o que é e quais os benefícios

Customer Service: saiba o que é e quais os benefícios

Você sabe como o Customer Service pode te ajudar a atender o cliente com excelência? Leia a seguir e descubra.

Um bom atendimento ao cliente é capaz de fidelizar consumidores e atrair leads qualificados para a sua empresa. Afinal, uma má experiência neste sentido pode ser capaz de fazer com que o cliente desista da compra e busque novas alternativas. Não acredita no peso desta informação? Então observe o dado a seguir:

Aproximadamente 60% dos consumidores desistem da compra por mau atendimento. Este é o dado levantado a partir da pesquisa da American Express, uma renomada operadora de cartão de crédito. Portanto, nota-se que as experiências negativas com atendimento geram grande parte da insatisfação dos clientes. 

Por isso, é primordial que você e sua equipe zelem por um relacionamento impecável com os seus clientes e fiquem por dentro do que significa o Customer Service. Que tal entender o assunto um pouco melhor?

O que é?

Afinal, o que é Customer Service? Bom, o nome em inglês significa algo compatível com “atendimento ao consumidor”. Mas se engana quem acha que este atendimento é apenas o fornecido no ato da compra! Muito pelo contrário – o Customer Service permeia todo o suporte que é fornecido pela empresa antes, durante e depois de uma compra.

Dessa maneira, o cliente se sente muito mais amparado pela empresa, inclinado a adquirir o produto e posteriormente até mesmo indicar os serviços para conhecidos, amigos e familiares. E como você já imagina, o bom e velho “marketing boca a boca” não leva a boa fama à toa.

Benefícios do Customer Service

Assim como você já viu anteriormente, os benefícios do Customer Service dizem respeito a um atendimento ao consumidor de qualidade. Esse cuidado com o cliente pode ser decisivo no momento de conquistá-lo de forma permanente! Afinal, quem é que não gosta de receber aquela atenção personalizada no momento de uma compra?

Para adotar o Customer Service na sua empresa, não basta apenas receber os clientes com cordialidade, respeito e empatia, por mais que estes sejam valores importantíssimos. 

Entretanto, é preciso um pouquinho mais de estratégia! Portanto, lembre-se de investir em ferramentas que possibilitam um mapeamento detalhado de como tem sido a experiência do seu consumidor atualmente. Assim, é possível aprimorar processos que já existem, eliminar condutas problemáticas e preparar o seu time para novas práticas benéficas ao relacionamento com a clientela.

Como implementar

Para ter sucesso com o Customer Service, é preciso trabalhar profundamente a empatia com o cliente. Quer um exemplo prático para entender um pouco melhor esta situação? 

Bom, aqui na New Way nós somos os pioneiros em oferecer comunicação automatizada via chatbots aos clientes. Entretanto, este é um produto que pode assustar alguns clientes – principalmente por ser altamente tecnológico.

Dessa forma, é comum que existam muitas dúvidas após a compra do Mktzap, por mais que ele seja intuitivo ao uso. Por isso, oferecemos suporte em horário estendido (até as 23 horas) e deixamos a nossa equipe sempre à disposição para explicar, entender e solucionar eventuais dúvidas e problemas.

A partir do momento em que o nosso cliente se sente confortável e acolhido dentro da nossa empresa, é muito mais provável que ele sinta vontade de indicar e recomendar o nosso trabalho para seus conhecidos – e até mesmo explorar cada vez mais a ferramenta do Mktzap.

Diferença entre Customer Service, Success, Care e Experience

Se Customer Service corresponde a um bom atendimento ao consumidor, o que é que significam os termos Customer Success, Customer Care e Customer Experience?

Bom, apesar do nome semelhante e também das áreas correlatas, cada um destes termos é capaz de definir serviços distintos. Conforme você já descobriu ao ler este texto, o Customer Service é mais voltado ao suporte oferecido ao cliente, especialmente em relação às dúvidas e queixas. Assim, é possível observar o que mais incomoda os clientes e aprimorar alguns processos importantes dentro da empresa.

Já sobre o Customer Success, podemos traduzir do inglês o significado de “Sucesso do Cliente”. O foco aqui é que o cliente seja o mais bem sucedido possível em sua compra e experiência geral com determinado produto ou empresa.

Mas, não para por aí! Ainda precisamos falar sobre o Customer Care e Experience. No caso do Care, voltamos o nosso pensamento para um relacionamento com o cliente feito de forma humanizada. Não tem comparação: um atendimento atencioso, humanizado e aprofundado é capaz de conquistar corações. Aqui, o foco é fornecer ao cliente um atendimento orgânico, atrativo e caloroso!

Por fim (mas não menos importante) temos o Customer Experience, o qual muitas vezes é chamado pela sua sigla de abreviação, a CX. A CX é basicamente o apanhado de tudo o que já mencionamos até o momento.

Ou seja, o saldo final: como tem sido a experiência do cliente? Como ela pode ser aprimorada? Diversas empresas possuem departamentos inteiros voltados para estudar as preferências do consumidor e, por consequência, aperfeiçoá-las. 

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Que tal entender tudo isso um pouco mais a fundo? Baixe o nosso e-book “Customer Experience na prática – Tudo o que você precisa saber para encantar os seus clientes” grátis e fique por dentro! Nele, você irá aprender: o que é Customer Experience; como implementar o CX em sua empresa; pontos importantes a serem analisados e muito mais!

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Melhore o atendimento ao cliente com a New Way

A New Way oferece o Mktzap para o seu negócio. Ele é uma solução digital que permite integrar em um mesmo painel diversos canais digitais, como Instagram, WhatsApp, Facebook Messenger, Telegram, E-mail, SMS e WebChat.

Com esta solução de relacionamento digital com chatbot é possível unificar o atendimento ao cliente em um mesmo painel, o que facilita o trabalho da sua equipe. O Mktzap também disponibiliza relatórios de atendimento – super importantes para quem quer melhorar seus serviços cada vez mais.

Por isso, é possível notar uma melhora expressiva no Customer Service! Além disso, o atendimento ao cliente pode ser feito em tempo integral, 24 horas por dia, 7 dias por semana – sem perder a qualidade!

O Mktzap é ideal para empresas pequenas, médias e grandes. Ele possui planos de adesão acessíveis para públicos variados. Não deixe seus clientes esperando! Entre em contato com um de nossos consultores.

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