Marketing 5.0: o que é e o que muda?

Marketing 5.0: o que é e o que muda?

As novas soluções tecnológicas chegaram para melhorar o dia a dia do consumidor. Conheça mais sobre o Marketing 5.0.

Ao longo dos anos, o marketing e a comunicação se adequam às novas formas de nos conectarmos e, principalmente, às novas tecnologias que surgem. Dessa forma, pessoas e empresas precisam entender melhor esse momento para traçar seus planejamentos. Conheça mais sobre o Marketing 5.0 e tudo o que muda com ele.

O que é Marketing 5.0?

O Marketing 5.0 define o atual momento da evolução da comunicação. Já que, atualmente, a tecnologia traz uma melhor experiência ao cliente e tem sido uma das últimas tendências em comunicação.

Puxando por um lado mais técnico, esse conceito foi definido por Philip Kotler, tido por muitos como “Pai do Marketing”. Em seu livro, “Marketing 5.0: Tecnologia para a humanidade”, que ele escreveu com os autores Hermawan Kartajaya e Iwan Setiawan, traz uma análise sobre os impactos da pandemia no avanço do movimento de digitalização. 

Dessa forma, eles reforçam a importância de acompanhar todas essas evoluções, sejam as tecnológicas, como as de comportamento dos consumidores, em busca de melhores resultados e gestão de relacionamento com o cliente.

A evolução do marketing 1.0 ao 5.0

Nos últimos anos, o marketing passou por vários processos de evolução. Desde o seu começo, no 1.0, até hoje, em que temos o uso forte da tecnologia. Conheça mais sobre cada um dos tipos de marketing e suas características.

Marketing 1.0

O Marketing 1.0 tinha seu foco, principalmente, na divulgação e venda de produtos ou serviços. Ou seja, a intenção era mostrar o que eles ofereciam aos clientes, destacando aqueles que possuíam a melhor qualidade.

Vale ressaltar que nesse contexto, havia pouquíssima tentativa em diferenciação de marcas, muito menos segmentação dos consumidores. Afinal, naquela época, não havia muitos concorrentes e, uma simples divulgação, já era capaz de atingir muitos clientes, em especial no rádio e tv aberta.

Marketing 2.0

No Marketing 2.0, as grandes empresas começaram a perceber que os clientes não são iguais. Nesse novo momento, não era mais possível tratar todos da mesma forma, principalmente porque o número de concorrentes aumentou e os consumidores começaram a ser cada vez mais exigentes com os produtos e serviços que compravam.

Dessa maneira, o consumidor começou a ser o principal foco do marketing. Assim, iniciaram-se as pesquisas de comportamentos e interesses para conseguir agrupar e segmentar essas pessoas. Assim, os anúncios começaram a ser feitos na tv a cabo, revistas segmentadas e emissoras de rádio, de acordo com o público-alvo da empresa.

Marketing 3.0

O grande foco do Marketing 3.0 é no ser humano. Ou seja, no 1.0 o objetivo era falar com muitas pessoas e no 2.0 o alvo era um público segmentado, no 3.0 o indivíduo é quem importa.

Só pensar que não somos uma massa ou segmento, somos pessoas únicas, que vivem e possuem experiências diferentes. Nesse ponto, começam as campanhas de marketing digital, cada vez mais humanizadas com marcas que mostram o seu propósito.

Marketing 4.0

O Marketing 4.0 aprimora o 3.0, mas agora inclui o uso de tecnologia com inteligência artificial, como chatbot, realidade virtual e big data. E esses novos recursos estão se consolidando no atual Marketing 5.0 e devem ser cada vez mais utilizados nos próximos anos.

Quais os componentes do Marketing 5.0 e como aplicá-los?

Ao desdobrar os conceitos do Marketing 5.0, fica muito mais fácil de entender alguns dos seus componentes. Conheça os principais e seus usos no dia a dia.

Marketing 5.0 orientado por dados

Já citamos o big data e, por isso, vale muito destacar os planejamentos que são orientados por dados. Dessa forma, qualquer decisão deve levar em consideração as informações coletadas pela máquina.

Uma ótima aplicação no dia a dia da sua empresa é fazer uma pesquisa de mercado para conhecer os clientes. Isso ajuda na hora de decidir qual é o produto ou serviço ideal, o melhor período, entre outras informações.

Marketing preditivo

O marketing preditivo funciona para prever resultados negativos. Ou seja, é feito um estudo e o sistema se prepara para aproveitar as oportunidades e se resguardar das ameaças. Isso é muito comum com a inteligência artificial que consegue absorver as informações e aprender com elas.

É possível usar esse recurso para entender padrões e, principalmente, perceber quando algum movimento do mercado ou o comportamento de uma máquina não seguem o que foi planejado. Assim, é possível agir antes de sair do controle.

Marketing aumentado

Esse é um dos mais usados, já que ele destaca o uso de assistentes virtuais e os chatbots. Essa tecnologia avançada está cada vez mais presente e consegue se adaptar aos contatos e fazer um atendimento com humanização e otimização.

Os bots atendem clientes, apoiam a comunicação interna, entre outras funcionalidades. Por isso, tem sido um dos principais recursos de equipes digitalizadas.

Dessa forma, temos uma ótima dica para você aplicar os chatbots na sua companhia. Nada melhor do que fazer essa ativação com uma empresa especializada e que entende muito do assunto, além de ser uma parceira oficial da Meta, como a New Way!

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Dessa forma, os membros do seu time com certeza vão se adaptar rapidamente a ela, facilitando o trabalho diário. Além disso, você conta com um ótimo relacionamento ao cliente e facilidade e simplicidade na utilização do produto. Sem contar com a segurança, estabilidade e a centralização dos seus canais em uma só tela.

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