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Black Friday: como preparar sua loja virtual para a jornada de compra do cliente

Já parou para pensar qual experiência seu consumidor vai ter no seu site durante a Black Friday deste ano? Confira 5 dicas infalíveis para oferecer uma jornada de compra do cliente positiva e arrase nessa data tão importante!

New Way

21 Outubro 2020

Como preparar a minha loja virtual para a jornada de compra do cliente? Essa deve ser uma questão que você precisa se fazer se quiser garantir boas vendas online durante a Black Friday.

Provavelmente você já deve saber que a Black Friday teve origem nos Estados Unidos e, tradicionalmente, é realizada na última sexta-feira de novembro, após o feriado de Ação de Graças do país.

A data possibilita uma das principais movimentações do mercado e a cada ano tem o crescimento ainda mais significativo.

Segundo a pesquisa feita pela Ebit | Nielsen, 418 mil brasileiros fizeram compras pela primeira vez na internet durante a Black Friday em 2019. O que representa um aumento de 12%! Por isso, é essencial planejar a jornada de compra do seu cliente.

Além disso, com as políticas públicas adotadas durante a pandemia da covid-19, o e-commerce no Brasil aumentou o faturamento em 56,8% nos primeiros cinco meses de 2020 comparado ao ano anterior, conforme a ABCOMM. 

Por consequência, o cenário favorece para um maior crescimento de compras online neste ano. Diante a tantas opções de compra na internet, é preciso oferecer uma experiência completa e satisfatória durante a jornada de compra do cliente para destacar a sua loja.

Por isso, neste texto, vamos falar sobre a importância de focar na jornada de compra do cliente, e, de quebra, te dar 5 dicas simples, mas que farão toda a diferença para o sucesso das suas vendas.

Leia também: 4 estratégias para reduzir a taxa de abandono de carrinhos.

Mas o que é a jornada de compra do cliente?

A jornada de compra é o trajeto que o usuário percorre até se tornar, de fato, cliente da sua empresa.

Por isso, é importante conhecer cada uma dessas etapas para identificar em que estágio o consumidor está e conduzi-lo de maneira eficiente a partir de estratégias de conteúdo. São elas:

  • Aprendizado: o usuário ainda não sabe que tem um problema ou necessidade. Por isso, o seu conteúdo deve ser mais amplo para despertar a atenção dele.
  • Reconhecimento: aqui, a pessoa começa a se incomodar com o problema mas ainda não sabe a causa e muito menos a solução. Portanto, o conteúdo deve focar no problema e apresentar possíveis soluções.
  • Consideração: o consumidor já tem consciência do problema e agora busca qual a solução com as melhores vantagens para a empresa. Logo, você deve criar conteúdo evidenciando o seu produto ou serviço.
  • Decisão: agora, depois de analisar o mercado, a pessoa finalmente a solução que irá comprar para o seu problema. Por isso, o conteúdo deve mostrar a satisfação dos outros clientes a partir de e-books, casos de sucesso, ou então, oferecer testes gratuitos.

5 dicas para ter uma ótima jornada do cliente na sua loja virtual

1- Organização e planejamento da jornada de compra

A Black Friday exige preparação por parte da empresa. Por isso, é essencial abastecer o estoque da loja para atender o máximo de demandas possíveis.

Para isso, é imprescindível que a infraestrutura do site suporte o número de visitas simultâneas para que o e-commerce não saia do ar durante as compras.

2- Pesquise sobre os concorrentes

Com antecedência, faça uma análise sobre o preço dos seus concorrentes diretos. Dessa forma, fica mais fácil definir as ofertas durante a Black Friday a partir de valores coerentes com o mercado.

Além dos preços, é importante analisar a jornada de compra como um todo: valor do frete, prazo de entrega e o atendimento digital.

3- Crie conteúdos e invista nas redes sociais

Comece a divulgar as promoções nas redes sociais ao menos 20 dias antes da Black Friday. Dessa forma, seus clientes poderão se preparar para comprar o seu produto, além de estimular a lembrança da sua marca.

Conheça os seus clientes e construa um relacionamento sólido entre ele e a empresa.

Confira 6 dicas fáceis de como fazer vendas pela internet usando as mídias sociais.

4- Automatize o atendimento 

De acordo com a Opinion Box, uma das principais características negativas da experiência do cliente é a demora para ser atendido. Cerca de 67% dos consumidores reportam sobre infortúnio.

Na Black Friday, o fluxo de atendimentos tende a aumentar e com os chatbots você diminui o tempo de espera do cliente a partir da automatização das mensagens.

Dessa forma, a sua empresa irá oferecer um suporte ágil e efetivo transformando a jornada de compra.

chatbots

5- Envie uma pesquisa de satisfação após a venda

O pós-venda também faz parte da jornada de compra, já que auxilia na fidelização dos clientes criando uma relação de confiança com a empresa. 

Para isso, disponibilize canais para avaliação da experiência de compra, tanto sobre o produto quanto o atendimento, além de um campo para sugestões.

Com esses dados, a análise para o próximo ano ficará ainda mais completa e irá auxiliar a traçar estratégias mais certeiras para o seu negócio.

Agora que você entendeu a importância de investir em uma boa jornada de compra do cliente, que tal melhorar o atendimento digital?

Garanta que suas vendas sejam um sucesso preparando sua equipe para responder a todos os chamados. Vamos bater um papo e preparar seu relacionamento digital para a Black Friday.

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