E-commerce na prática: 4 estratégias para reduzir a taxa de abandono de carrinhos
A taxa de abandono de carrinhos é um dos desafios de quem possui uma loja virtual. Apesar de comum, se não observada, essa taxa quando alta pode comprometer os resultados do negócio. Confira dicas sobre esse assunto e outras estratégias de e-commerce na prática.
Existem muitas métricas fundamentais para quem gerencia um e-commerce na prática, e a taxa de abandono de carrinhos é uma delas.
Caso não esteja familiarizado, o abandono de carrinhos acontece quando um cliente no e-commerce adiciona itens ao carrinho, porém, desiste da compra sem finalizá-la.
É claro que nem todos os visitantes do e-commerce irão comprar na primeira visita. Sendo assim, essa taxa já é esperada.
Ainda assim, existem fatores que podem dificultar a compra e provocar taxas ainda maiores de abandono de carrinhos.
Segundo um estudo realizado pela e-commerce Radar, em 2017, a média de carrinhos abandonados brasil chegou a 82%. Ou seja, de acordo com esse dado, seu e-commerce está perdendo a maior parte das oportunidades de negócio.
A seguir, vamos te mostrar os principais fatores que levam ao abandono de carrinhos. E, é claro, te dar 4 estratégias para que seu e-commerce reduza essa taxa.
e-commerce na prática: 4 estratégias para reduzir a taxa de carrinhos abandonados
Como já comentamos, é esperado que uma parcela dos visitantes de seu e-commerce abandone carrinhos de compras. Assim como na loja física muitos clientes entram apenas para “dar uma olhadinha”, no e-commerce o mesmo acontece.
Porém, mesmo abandonado, um carrinho de compras é um dado importantíssimo sobre a intenção de compra de um consumidor. Por isso, deve ser aproveitado.
Para utilizar essas informações de forma estratégica, é preciso analisar todas as etapas do processo de compra em seu e-commerce. Com essa análise, é possível entender o que faz o cliente a abandonar um carrinho.
Pensando nisso, a seguir vamos falar sobre os motivos que levam possíveis clientes a desistirem de fechar uma compra.
Quer entender quais estratégias deve aplicar para contornar essas barreiras? Confira a seguir.
Facilite o cadastro de clientes
Segundo um estudo realizado pelo Baymard Institute com e-commerces americanos, exigir a criação de uma conta/cadastro apareceu como o segundo principal motivo de abandono de carrinhos, com 28% das respostas.
Por isso, se seu e-commerce exige dos clientes um cadastro complexo, isso com certeza pode estar prejudicando seus resultados em vendas.
Além disso, exigir o cadastro antes da finalização da compra também pode ser um impeditivo para a concretização da venda.
Sendo assim, analise formas mais simples de identificar o cliente, como o login social, por exemplo. É possível fazer o login com informações de outras plataformas como e-mail ou facebook de forma muito mais prática e rápida.
Caso o login social não seja uma opção, avalie formas de aproveitar os dados de compra para o cadastro do cliente. E nada de pedir mais informações do que realmente precisa, ein? Cadastros enormes com certeza espantam os clientes de seu site.
Atente-se para as estratégias de frete e prazo de entrega
Assim como existem clientes que analisam os produtos diversas vezes antes de realizar uma compra, existem outros que querem comprar na hora e receber seus produtos o mais rápido possível.
Nesse contexto, o frete é um dos principais fatores que podem fazer com que os clientes desistam da compra – ainda segundo o estudo do Baymard Institute, o frete liderou o motivo de abandono de carrinhos, com 50% das escolhas.
Portanto, por conta do alto custo ou pelo prazo de entrega demorado, seu e-commerce precisa analisar estratégias de frete. Principalmente com a chegada da Black Friday 2020, trazendo a expectativa de ser a melhor data para o e-commerce na década.
Uma boa alternativa pode ser o frete grátis para compras a partir de determinado valor. Dessa forma, você incentiva os clientes a realizarem compras em um ticket médio melhor e também resolve uma das dores da compra online.
Garanta um ambiente sem erros em seu e-commerce
Ainda que grande parte da população tenha se digitalizado durante esse ano, as compras online enfrentam o obstáculo da insegurança por parte de quem compra, principalmente com relação aos meios de pagamento.
E quando essa insegurança é reforçada por um erro ou problema no site, aí fica muito mais difícil reconquistar o cliente perdido.
Por isso, como estratégia para reduzir o abandono de carrinhos, garanta que sua loja tenha a melhor performance possível, bem como um ambiente seguro e transparente para a realização dos pagamentos.
Veja alguns dos itens que podem comprometer a confiança de quem navega, portanto, que deve evitar ao gerenciar um e-commerce na prática:
- Lentidão;
- Excesso de janelas do tipo “pop-ups” com propagandas;
- Erros, principalmente no momento do checkout;
- Layout suspeito na área de pagamentos.
Invista em remarketing e retargeting
Até agora, falamos em estratégias que pode realizar em seu e-commerce na prática para evitar o abandono de carrinhos.
Porém, como sabemos, é praticamente impossível zerar essa taxa. Por isso, também é necessário agir depois que isso já aconteceu.
O remarketing e o retargeting são duas estratégias valiosas de marketing digital para reconquistar quem já esteve em sua loja.
No remarketing, a estratégia é o envio de e-mails com incentivos, pouco tempo depois de acontecer o abandono de carrinho. O ideal é que envie mais de um e-mail e também que o conteúdo entregue algum benefício que incentive a compra.
Por exemplo:
15 minutos após o abandono de carrinho sua empresa pode enviar um e-mail com um cupom de desconto para a finalização da compra.
Já no retargeting, a mídia paga é a ferramenta de incentivo desses clientes. Por exemplo: quando pesquisa por algum produto e logo depois recebe anúncios semelhantes no Google, Facebook, etc. Esses anúncios são um tipo de retargeting.
Incentivando por e-mail ou com anúncios focados, é fundamental resgatar quem já demonstrou interesse por seu(s) produto(s).
Acabando com o abandono de carrinhos em seu e-commerce na prática
Agora que já conhece essas estratégias, com certeza terá resultados de vendas muito melhores em seu e-commerce.
Por isso, temos outra dica valiosa para sua loja virtual! Já ouviu falar em automação no e-commerce? Confira tudo sobre o assunto neste artigo completo.
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