6 dicas fáceis de como fazer vendas pela internet usando as mídias sociais
Não basta sua marca estar apenas presente nas mídias sociais, é preciso de planejamento para alcançar suas metas. Por isso, separamos 6 dicas fáceis de como fazer vendas pela internet e se destacar em meio a concorrência.
As redes sociais se tornaram canais bastante estratégicos para empresas de todos os segmentos e tamanhos. Seja para comunicar, construir o branding ou mesmo como vitrine. Mas como fazer vendas pela internet usando as mídias sociais que dêem o resultado esperado?
Decerto essa é uma pergunta que muitos empreendedores se fazem na hora de expor seus produtos e serviços no Facebook, Instagram e outras mídias. Afinal, como atrair a atenção dos internautas em meio à tanta concorrência.
Assim, sabemos que acertar na estratégia nem sempre é uma tarefa fácil, principalmente para aqueles negócios que estavam acostumados a vender apenas em lojas físicas.
Portanto, se você está começando agora ou já tem experiência, mas ainda não atingiu o patamar que gostaria, este artigo é para você!
Vamos te ajudar a conquistar uma presença digital estratégica para geração de negócios nas redes sociais.
Dessa maneira, com 6 dicas simples de como fazer vendas pela internet usando as mídias sociais, você vai ter uma visão clara de como iniciar sua estratégia digital ou mesmo rever o que já foi feito.
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Por onde começar?
O relatório digital feito pela We Are Social em parceria com a Hootsuite, apontou que 66% da população brasileira está nas redes sociais. Em número de usuários isso representa mais de 140 milhões de pessoas.
Assim, o que acontece é que, ao ver números com esses, muitos empreendedores acreditam que sua empresa deve estar na maior quantidade possível de redes sociais para impactar mais e mais usuários, o que pode ser um erro.
Será que todas as redes sociais possuem usuários com o perfil de cliente com fit para o seu negócio? Falando com todo mundo da mesma maneira é efetivo? Ter respostas padrões é o caminho?
6 Dicas valiosas de como vender pela internet usando as redes sociais
1. Definição de público-alvo
Se você já tem um plano de negócios para sua empresa, com certeza tem dados sobre seu público-alvo (idade, perfil de renda, localização, etc). Para a construção da persona, essas informações são importantes.
Porém, é preciso níveis de detalhamento e especificidade maiores para que você saiba com quem realmente está falando, a fim de que sua comunicação seja personalizada. Afinal, as pessoas cada vez mais querem ser tratadas de maneira personalizada.
2. Construindo sua persona
Assim, enquanto o público-alvo se ocupa de dados mais abrangentes, a persona caracteriza um comprador real com maior nível de complexidade.
Por exemplo, enquanto no seu público-alvo você sabe que possui mulheres, na faixa dos 30 anos, de classe média, na persona você conhece a Joana, de 32 anos, que trabalha em um escritório de contabilidade e ganha R$2.500,00 reais.
Mas, atenção! Esses dados não são imaginados, e sim construídos com base em pesquisas, que podem ser feitas com a sua própria base atual de clientes (mesmo que pequena), com entrevistas.
Dessa maneira, a persona é uma definição específica com detalhes sobre hábitos, estilo de vida, classe social, idade, moradia,trabalho e todos os detalhes a mais para que seu negócio saiba quem é seu comprador ideal.
Como isso, é possível entender quais são seus desafios e como sua empresa pode ajudar esse consumidor.
3. Esteja nas redes sociais onde sua persona está!
Ainda segundo o relatório Digital, no ranking das redes sociais mais utilizadas pelos brasileiros estão Youtube, Facebook, Whatsapp, Instagram, Facebook Messenger, Twitter, Linkedin e Pinterest.
Sim, isso significa que são muitos canais de comunicação. Com certeza você ficou pensando em como dar conta de tudo isso. Não é mesmo? Mas não se preocupe!
Apesar da quantidade de redes sociais disponíveis, cada uma com um intuito, não são todas em que a sua persona está. Por isso, ao definir a(s) persona(s), identifique também quais redes sociais esse perfil de consumidor mais usa.
Dessa forma é possível focar nas mais importantes para geração de negócios, sem perder energia produzindo conteúdo para outras.
4. Saiba como utilizar cada rede social
Apesar de intuitivas e fáceis de utilizar em primeiro momento, cada rede social possui inúmeras particularidades importantes de serem conhecidas por quem vai produzir conteúdo.
Por isso, após definir sua(s) persona(s) e quais redes sociais sua empresa estará, é hora de estudar cada uma. Não se preocupe em se tornar um expert em todas elas, mas procure entender o principal para que seu conteúdo seja entregue da melhor forma.
Porque, quando falamos em mídias sociais é importante, além de vender, gerar conteúdo para sua audiência. Pois é assim que você vai atrair a atenção, construir reputação e, consequentemente, vender mais pela internet!
Existe uma série de conteúdos online muito bons sobre cada rede social, portanto, não é preciso um alto investimento para adquirir esse conhecimento, ok?
Porém aqui temos um ponto também importante: a qualidade visual de seu conteúdo faz toda diferença! Cada rede social tem um tamanho de imagem padrão para cada tipo de post, e conhecê-los garante uma boa apresentação.
5. Tenha um planejamento
Durante a rotina de trabalho da semana pode parecer difícil encontrar pautas para alimentar as redes sociais de forma criativa, mas isso melhora muito quando existe um planejamento.
Se você vai cuidar das redes sociais de sua empresa, reserve um tempo no final de cada mês e faça um plano para o próximo.
Ou seja, pesquise por pautas, veja o que outras empresas estão fazendo, colete referências (jamais cópias!), pois esse trabalho ajuda a ter mais ideias de conteúdos relevantes para sua(s) persona(s).
Ao final do processo de pesquisa, defina quais serão as postagens e em quais datas, assim é possível se organizar para produzi-las com antecedência e você não corre o risco de deixar algo passar.
Por exemplo, datas comemorativas importantes para todo o comércio ou para suas personas!
6. Interaja com sua audiência
Após seguir todos os passos anteriores e ter as redes sociais de sua empresa estruturadas, a cereja do bolo é a interação com os usuários! Para entender como fazer vendas pela internet, essa dica é muito importante.
Segundo uma pesquisa realizada pela Sprinklr sobre interação nas mídias sociais, a rede social que mais recebeu ocorrências de atendimento no período analisado foi o Facebook com 71%, seguido pelo Twitter com 22%, e o Instagram com 7%.
Nesse mesmo estudo constatou-se que 84% das ocorrências foram identificadas pelas marcas e inseridas em filas de atendimento em menos de 1 minuto. Além disso, outro dado que chama atenção é de que 77% das respostas, no Facebook, são dadas em menos de 1 hora.
Sendo assim, é nítido que os consumidores em redes sociais esperam pelo retorno mais rápido possível de suas dúvidas.
Se um possível cliente envia um inbox no Facebook de sua empresa, por exemplo, perguntando sobre a disponibilidade de um produto. Se você demora um dia inteiro para respondê-lo, é bem provável que ele já tenha optado pela compra com outra empresa.
Por isso, esse é um fator muito importante para a geração de negócios nas redes sociais.
Se você não tem tempo para interagir com os usuários, uma ótima opção é o uso de chatbots.
Com essa tecnologia, você garante a interação com os usuários em tempo real com trilhas de respostas personalizáveis de acordo com o tipo de dúvida que mais recebe.
Enfim, são detalhes, mas que fazem muitas negócios compreenderem como fazer (mais) vendas pela internet usando as mídias sociais.
Atenção ao atendimento
Se você percebe que a demanda por atendimento nas mídias sociais tem aumentado, é importante conhecer mais sobre chatbots. Isto é, os assistentes virtuais que automatizam as conversas e respondem as dúvidas mais frequentes!
Para isso, separamos um material gratuito que vai te ajudar a entender melhor como essa tecnologia funciona! Afinal, não adianta apenas entender como vender mais na internet, sem pensar em um bom atendimento digital. Certo? Boa leitura!
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