E-commerce na prática: 4 estratégias para reduzir a taxa de abandono de carrinhos

E-commerce na prática: 4 estratégias para reduzir a taxa de abandono de carrinhos

A taxa de abandono de carrinhos é um dos desafios de quem possui uma loja virtual. Apesar de comum, se não observada, essa taxa quando alta pode comprometer os resultados do negócio. Confira dicas sobre esse assunto e outras estratégias de e-commerce na prática. 

Existem muitas métricas fundamentais para quem gerencia um e-commerce na prática, e a taxa de abandono de carrinhos é uma delas. 

Caso não esteja familiarizado, o abandono de carrinhos acontece quando um cliente no e-commerce adiciona itens ao carrinho, porém, desiste da compra sem finalizá-la. 

É claro que nem todos os visitantes do e-commerce irão comprar na primeira visita. Sendo assim, essa taxa já é esperada.

Ainda assim, existem fatores que podem dificultar a compra e provocar taxas ainda maiores de abandono de carrinhos. 

Segundo um estudo realizado pela e-commerce Radar, em 2017, a média de carrinhos abandonados brasil chegou a 82%. Ou seja, de acordo com esse dado, seu e-commerce está perdendo a maior parte das oportunidades de negócio.

A seguir, vamos te mostrar os principais fatores que levam ao abandono de carrinhos. E, é claro, te dar 4 estratégias para que seu e-commerce reduza essa taxa.

e-commerce na prática: 4 estratégias para reduzir a taxa de carrinhos abandonados

Como já comentamos, é esperado que uma parcela dos visitantes de seu e-commerce abandone carrinhos de compras. Assim como na loja física muitos clientes entram apenas para “dar uma olhadinha”, no e-commerce o mesmo acontece.

Porém, mesmo abandonado, um carrinho de compras é um dado importantíssimo sobre a intenção de compra de um consumidor. Por isso, deve ser aproveitado. 

Para utilizar essas informações de forma estratégica, é preciso analisar todas as etapas do processo de compra em seu e-commerce. Com essa análise, é possível entender o que faz o cliente a abandonar um carrinho. 

Pensando nisso, a seguir vamos falar sobre os motivos que levam possíveis clientes a desistirem de fechar uma compra.

Quer entender quais estratégias deve aplicar para contornar essas barreiras? Confira a seguir.

Facilite o cadastro de clientes 

Segundo um estudo realizado pelo Baymard Institute com e-commerces americanos, exigir a criação de uma conta/cadastro apareceu como o segundo principal motivo de abandono de carrinhos, com 28% das respostas. 

Por isso, se seu e-commerce exige dos clientes um cadastro complexo, isso com certeza pode estar prejudicando seus resultados em vendas. 

Além disso, exigir o cadastro antes da finalização da compra também pode ser um impeditivo para a concretização da venda. 

Sendo assim, analise formas mais simples de identificar o cliente, como o login social, por exemplo. É possível fazer o login com informações de outras plataformas como e-mail ou facebook de forma muito mais prática e rápida. 

Caso o login social não seja uma opção, avalie formas de aproveitar os dados de compra para o cadastro do cliente. E nada de pedir mais informações do que realmente precisa, ein? Cadastros enormes com certeza espantam os clientes de seu site. 

Atente-se para as estratégias de frete e prazo de entrega

Assim como existem clientes que analisam os produtos diversas vezes antes de realizar uma compra, existem outros que querem comprar na hora e receber seus produtos o mais rápido possível. 

Nesse contexto, o frete é um dos principais fatores que podem fazer com que os clientes desistam da compra – ainda segundo o estudo do Baymard Institute, o frete liderou o motivo de abandono de carrinhos, com 50% das escolhas. 

Portanto, por conta do alto custo ou pelo prazo de entrega demorado, seu e-commerce precisa analisar estratégias de frete. Principalmente com a chegada da Black Friday 2020, trazendo a expectativa de ser a melhor data para o e-commerce na década. 

Uma boa alternativa pode ser o frete grátis para compras a partir de determinado valor. Dessa forma, você incentiva os clientes a realizarem compras em um ticket médio melhor e também resolve uma das dores da compra online. 

Garanta um ambiente sem erros em seu e-commerce

Ainda que grande parte da população tenha se digitalizado durante esse ano, as compras online enfrentam o obstáculo da insegurança por parte de quem compra, principalmente com relação aos meios de pagamento. 

E quando essa insegurança é reforçada por um erro ou problema no site, aí fica muito mais difícil reconquistar o cliente perdido. 

Por isso, como estratégia para reduzir o abandono de carrinhos, garanta que sua loja tenha a melhor performance possível, bem como um ambiente seguro e transparente para a realização dos pagamentos. 

Veja alguns dos itens que podem comprometer a confiança de quem navega, portanto, que deve evitar ao gerenciar um e-commerce na prática: 

  • Lentidão; 
  • Excesso de janelas do tipo “pop-ups” com propagandas; 
  • Erros, principalmente no momento do checkout;
  • Layout suspeito na área de pagamentos. 

Invista em remarketing e retargeting 

Até agora, falamos em estratégias que pode realizar em seu e-commerce na prática para evitar o abandono de carrinhos. 

Porém, como sabemos, é praticamente impossível zerar essa taxa. Por isso, também é necessário agir depois que isso já aconteceu.

O remarketing e o retargeting são duas estratégias valiosas de marketing digital para reconquistar quem já esteve em sua loja. 

No remarketing, a estratégia é o envio de e-mails com incentivos, pouco tempo depois de acontecer o abandono de carrinho. O ideal é que envie mais de um e-mail e também que o conteúdo entregue algum benefício que incentive a compra. 

Por exemplo:

15 minutos após o abandono de carrinho sua empresa pode enviar um e-mail com um cupom de desconto para a finalização da compra.

Já no retargeting, a mídia paga é a ferramenta de incentivo desses clientes. Por exemplo: quando pesquisa por algum produto e logo depois recebe anúncios semelhantes no Google, Facebook, etc. Esses anúncios são um tipo de retargeting.

Incentivando por e-mail ou com anúncios focados, é fundamental resgatar quem já demonstrou interesse por seu(s) produto(s).

Acabando com o abandono de carrinhos em seu e-commerce na prática

Agora que já conhece essas estratégias, com certeza terá resultados de vendas muito melhores em seu e-commerce.

Por isso, temos outra dica valiosa para sua loja virtual! Já ouviu falar em automação no e-commerce? Confira tudo sobre o assunto neste artigo completo.

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