Inside Sales: o que é e como sua empresa pode aderir

Inside Sales: o que é e como sua empresa pode aderir

Inside Sales permitem que a equipe de vendas converta clientes sem precisar se deslocar da empresa, e pode trazer ótimos resultados unindo conveniência à tecnologia

Com a digitalização dos nossos hábitos de consumo e dos meios de negócio, cada vez mais profissões estão se adaptando ao método remoto de trabalho. É o caso de muitas equipes de vendas cujas empresas já adotaram o Inside Sales como realidade.

Estrutura comercial que potencializa os resultados do time de vendas sem utilizar de recursos externos (como deslocamento de funcionário), o processo de vendas internas é uma realidade cada vez mais comum. Por isso, várias empresas estão modernizando seus métodos de trabalho e visando aumentar a produtividade de seus colaboradores.

E quando o assunto é Inside Sales, vale destacar o papel essencial da tecnologia e de ferramentas de trabalho na implementação dessa estrutura. Afinal, são recursos tecnológicos e ferramentas digitais que auxiliam equipes inteiras a poderem trabalhar somente através do computador. Assim, realizando abordagens e construindo relacionamento com clientes de dentro da empresa. 

Por isso, nesse artigo, separamos tudo o que você precisa entender para poder realizar a implementação dessa estratégia na sua empresa. Tais como vantagens, ferramentas e dicas práticas de como aplicar Inside Sales no dia a dia do seu negócio. Vamos lá?

O que é Inside Sales?

O termo Inside Sales nada mais é do que o ato de fechar vendas com clientes de dentro da empresa, através de e-mail, telefone ou videoconferências. Dessa forma, dispensando o processo do time de vendas se locomover presencialmente até os potenciais clientes para então fechar negócio. Em tradução literal do inglês, Inside Sales significa “vendas internas”, e é uma metodologia de vendas flexível e bastante eficiente.

Esse modelo faz um contraponto ao Field Sales, ou venda de campo, que consiste no método de trabalho que leva o vendedor presencialmente para encontrar com potenciais clientes, apresentando propostas, realizando ofertas e fechando negócios pessoalmente.

Para implementar esse método de vendas em uma empresa, é preciso considerar ferramentas e rotinas de trabalho e avaliar estrategicamente se isso pode beneficiar as conversões do seu negócio. Como fazer Inside Sales na minha empresa? Mas acredite: marcas adeptas de Inside Sales costumam observar um aumento de resultados, de clientes e da produtividade dos seus colaboradores. Afinal, é uma metodologia que oferece diversas vantagens. Confira algumas a seguir.

3 vantagens que Inside Sales pode trazer aos negócios

Redução de custos

Empresas que lidam com operações comerciais sabem bem como levar sua equipe para o campo costuma ser um processo trabalhoso e custoso. Agendar hospedagem para os colaboradores, organizar transportes, reuniões de acompanhamento presenciais, bater a escala e a agenda de todos os vendedores com os seus respectivos clientes… As preocupações são inúmeras e variadas.

E é aí que o Inside Sales ou as vendas internas entram como uma grande vantagem. Com um processo de trabalho interno bem estruturado para a equipe de vendedores, é possível fazê-los gerar conversões e construir relacionamentos com os clientes de dentro da sua empresa, sem precisar de deslocamento e contato pessoal.

Modernização de processos e implementação de estruturas mais eficientes

Em uma operação de Inside Sales, os vendedores trabalham de dentro da sede da empresa de forma controlada e com o uso de espaços, equipamentos e ferramentas disponibilizados pela empresa. Assim, evita-se desperdício de dinheiro com outros fluxos de trabalho, de tempo dos colaboradores e a estrutura de trabalho em si pode ser mais moderna e organizada.

Considerando que para esta empresa faz mais sentido otimizar uma equipe de Inside Sale do que uma de Field Sales, é possível implementar essa estrutura de trabalho visando otimizar a estratégia daquele negócio. Mais direcionamento, mais modernidade, mais eficiência!

Aumento de produtividade

Evitando variáveis comuns de vendedores que vão à campo como tempo de deslocamento, trânsito, adaptação entre lugares e necessidades de encontros pessoais, é comum observar também um aumento da produtividade dos colaboradores que trabalham em Inside Sales.

Afinal, quem não gosta de otimizar rotinas e reduzir burocracias? Além disso, Inside Sales garante aos vendedores mais tempo para poderem focar em estratégias, conversões e até mesmo em capacitações profissionais. Sucesso!

Como aderir ao Inside Sales na minha empresa?

Capacitação da equipe de vendas

Antes de tudo, prepare seu time de vendas para trabalhar na sede da empresa e não em campo. Se esse for um novo método de trabalho no seu negócio, vale focar em capacitações do seu time, alinhando estratégias de marketing e instruindo sobre ferramentas que otimizam o trabalho digital.

O trabalho será feito via e-mail? Telefone? Newsletter? Existe uma estrutura de funil de marketing para repassar com os vendedores? Qual a importância de otimizar KPIs que auxiliam no crescimento sustentável do negócio? Vale deixar esses – e muitos outros pontos relevantes para o sucesso de uma empresa – bem claros para todos. E a capacitação está aí para isso! 

Use e abuse desse recurso através de palestras, workshops e cursos profissionalizantes, direcionando exatamente às especificidades dos seus clientes, passando pelas metodologias de trabalho utilizadas em Inside Sales e explicando tudo sobre as ferramentas e equipamentos de trabalho disponibilizadas para a equipe.

Ferramentas que otimizam e agilizam o trabalho

Ainda falando sobre ferramentas, nada mais essencial para implementar o Inside Sales do que uma boa ferramenta digital de CRM que facilite o processo e otimize resultados. É preciso investir em uma tecnologia que acompanhe o crescimento do negócio e gerencie o funil de vendas de forma inteligente.

Como otimizar Inside Sales com o Mktzap?

O Mktzap é uma solução digital que foi desenvolvida pela New Way e pensada justamente para auxiliar o time de vendas na implementação do Inside Sales. Com essa ferramenta, é possível estruturar soluções que unificam a comunicação com clientes, o gerenciamento do funil de vendas e o armazenamento de dados de clientes e leads em uma só plataforma.

Unindo eficiência e modernidade, o Mktzap ainda utiliza Inteligência Artificial para desenvolver chatbots e automatização de fluxos, tudo integrado a múltiplos canais de atendimento e que disponibiliza tudo em um painel gerenciável. Mais organização, mais produtividade, mais conversão, mais crescimento!

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