Indicadores de RH: o que são e como escolher?

Indicadores de RH: o que são e como escolher?

Os indicadores de RH são fundamentais para mensurar os resultados da sua equipe. Conheça mais sobre eles.

Inicialmente, precisamos dizer que com o avanço das tecnologias a área de Recursos Humanos passou por várias transformações. Nos últimos anos, muitas empresas começaram a usar soluções tecnológicas para aprimorar a gestão de pessoas.

Além disso, mensurar os resultados é estratégico para tomar decisões e aprimorar os processos. Conheça os principais indicadores de RH e como usá-los na sua empresa.

O que são indicadores de RH?

Assim, precisamos definir que os indicadores de RH são ferramentas que permitem mensurar e avaliar diferentes aspectos relacionados à gestão de Recursos Humanos em uma empresa. Para isso, existem indicadores quantitativos, que medem dados numéricos, e qualitativos, que avaliam a qualidade.

Além disso, é importante ressaltar que as informações obtidas por essas métricas são essenciais para fornecer uma visão clara e objetiva do desempenho dos colaboradores, das práticas de RH e do impacto das ações adotadas dentro da sua empresa. Tudo isso usando os dados coletados como fonte para as decisões.

Qual a importância de fazer a gestão de RH baseada em dados?

Ademais, fazer a gestão de RH com dados contribui para uma análise objetiva e embasada em informações concretas. Essa abordagem identifica problemas, auxilia em decisões mais acertadas, define metas, otimiza processos e avalia o impacto das ações de RH na organização.

Porém, para que a análise possa ser feita da forma correta é fundamental saber quais dados coletar, fazer o estudo correto e, principalmente, utilizar os indicadores que fazem sentido com a proposta da sua empresa. Conheça agora os 10 principais indicadores de RH.

10 indicadores de RH para usar na sua empresa

Primeiramente, para facilitar o seu trabalho na hora de escolher os indicadores de RH, separamos uma lista com os 10 principais. Confira abaixo:

Índice de Rotatividade

Pra esclarecer esse índice mede a taxa de entrada e saída de colaboradores na empresa, refletindo a satisfação e retenção dos funcionários. Indica se colaboradores estão saindo de forma precoce, sendo desligados ou pedindo demissão.

Absenteísmo

Dessa forma, avalia-se a taxa de ausência dos colaboradores, auxiliando no gerenciamento de faltas e na identificação de problemas de saúde ou motivação. Uma das formas de calcular é verificar as horas de ausência.

Você deve dividir o número de horas perdidas pelo total de horas trabalhadas. Assim, será possível encontrar o percentual de ausência.

Headcount

Em outras palavras, o headcount mede o número total de colaboradores. Para encontrar o resultado, basta subtrair o valor atual de funcionários pelo de um período pré-determinado. Será possível ver se mais pessoas entraram ou saíram. Com isso, é preciso entender o que motivou cada uma dessas situações.

Indicadores de recrutamento e seleção

Antes de mais nada, esses índices ajudam a mensurar e a melhorar o desempenho da empresa na busca por novos talentos. O objetivo é tornar o processo de seleção cada vez mais ágil, otimizado e eficiente.

Para fazer esse cálculo, você pode dividir o número de vagas fora do prazo pelo total de vagas e multiplicar por 100. Quanto mais baixo for esse percentual, melhor está o indicador.

Indicadores organizacionais

Acima de tudo, esse indicador é bastante subjetivo, já que é preciso levar em conta o quanto os colaboradores estão em acordo com as suas políticas, missão, visão e valores. Com isso bem definido, você consegue avaliar tanto quem já está na empresa, quanto aqueles que vão ser contratados.

Pesquisa de clima

Enfaticamente, uma as ações mais importantes é a pesquisa de clima, afinal, ela mede o quanto os seus colaboradores estão felizes e satisfeitos com a sua empresa. Com um nível alto, é possível prever que a produtividade será melhor com um ambiente mais tranquilo e mais retenção da equipe.

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Retenção de talentos

Esse índice mostra se as táticas e estratégias para manter o time corporativo são efetivas. Com esses dados, você pode entender como está o clima na sua equipe e realizar as melhores ações para evitar a perda de talentos.

Cálculo de competitividade salarial

Com esse indicador, você pode entender se a sua empresa oferece um salário competitivo. Afinal, uma boa remuneração é fundamental para a retenção de talentos. Esse dado é calculado com base nas informações da concorrência. Divida o valor da remuneração da sua empresa pelos salários pagos pelos concorrentes. Se o resultado for menor que 1, você está em desvantagem.

Tempo médio de empresa

Mais uma informação que destaca a retenção de talentos. Com o tempo médio de empresa, é possível saber, em média, quanto tempo um colaborador passa no seu time. Esse dado ajuda a entender melhor a taxa de saída de funcionários e a sua capacidade de retê-los.

Taxa de promoção

Esse índice é calculado com base em outra estratégia, a do plano de desenvolvimento individual, em que você e os colaboradores traçam uma meta para alcançá-la. A ideia é verificar se os colaboradores alcançam as promoções e entender os motivos quando elas não ocorrem.

Como escolher os indicadores de RH?

É uma resposta bem simples, a escolha do indicador vai depender da necessidade da sua empresa. Afinal, você precisa fazer uma análise da sua organização para entender os objetivos e, assim, decidir pelos melhores indicadores de RH.

É importante ressaltar que é preciso ter muito cuidado nessa decisão, já que um dado coletado ou escolhido de forma equivocada pode contribuir para uma estratégia errada. Dessa forma, vale reunir o time de RH, fazer um estudo aprofundado e, assim, fazer a seleção.

O papel da comunicação interna nos indicadores de RH?

Vale destacar que é sempre importante estar em contato com os colaboradores, já que isso ajuda a sentir o clima e a fazer análises preliminares. Uma boa maneira é investir em comunicação interna. Além disso, esse tipo de ação pode ser feita com uso de ferramentas digitais, entre elas está o chatbot. Dessa maneira, você consegue automatizar as mensagens e melhorar a gestão das conversas com o seu time, garantindo contatos fluidos e humanos.

Para que isso ocorra de uma forma tranquila, você precisa integrar os seus canais de comunicação com uma plataforma de atendimento ao colaborador. O ideal é contar com uma empresa especializada e que entenda do assunto, como a New Way.

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A New Way oferece o Mktzap, uma solução digital que permite integrar em um mesmo painel diversos canais digitais, como WhatsApp, Intranet (WebChat) e rede social interna.

Com esta solução para RH, você pode impulsionar os canais de comunicação interna para a sua empresa. Dessa maneira, você utilizará a ferramenta para enviar informes, chatbots para respostas rápidas, ouvir sugestões e diminuir as burocracias internas.

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