Guia de negócios do WhatsApp Business: como usar o aplicativo a favor da sua empresa

Guia de negócios do WhatsApp Business: como usar o aplicativo a favor da sua empresa

Entenda como o guia de negócios do WhatsApp Business pode expandir sua clientela e porque o Brasil foi escolhido como protagonista na nova ferramenta.

É fato: quando o assunto é aderência às tecnologias, o público brasileiro é um grande destaque. O WhatsApp, por exemplo, é amplamente utilizado no Brasil, e uma pesquisa recente realizada pela Opinion Box evidenciou que 99% dos usuários de smartphones no país têm o aplicativo de comunicação instalado neles.

Tamanha popularidade certamente chama atenção. Não à toa, a Meta Platforms (conglomerado de tecnologia que administra o Facebook, o Instagram e o WhatsApp) escolheu o Brasil como protagonista para lançar uma nova expansão de suas tecnologias: o guia de negócios para WhatsApp Business

Afinal, o fluxo natural é que cada vez mais consumidores brasileiros busquem se comunicar com marcas e empresas através dos canais que já costumam usar, como o próprio WhatsApp. Então, modernizar essa plataforma é uma demanda urgente, e o guia de negócios do WhatsApp Business é justamente uma promessa de otimização entre empresas e consumidores.

Portanto, entenda a seguir tudo o que essa nova atualização promete, como utilizar o guia de negócios do WhatsApp Business e como ele pode potencializar os resultados da sua empresa.

O que é o guia de negócios do WhatsApp Business?

O guia de negócios do WhatsApp Business é um recurso novo, disponibilizado gratuitamente e que possibilita clientes a se conectarem com lojas, restaurantes ou empresas do seu interesse de uma maneira rápida, segura e conveniente. 

Como funciona?

O guia de negócios do WhatsApp Business funciona de forma simples e clara. Com esse novo recurso, clientes buscam por marcas de forma ativa no aplicativo, com base em sua localização ou de acordo com o que procuram na guia de busca do aplicativo. 

O intuito da novidade é estabelecer novas formas de contato através de um canal de confiança, tanto para consumidores quanto para empresas. Isso porque, na prática, as empresas precisam se cadastrar no guia de negócios do WhatsApp Business, e passar por uma análise interna que verifica as informações e confere se algum dos Termos de Serviço e das Políticas Comerciais do aplicativo foram violados.

Vale ressaltar que a funcionalidade ainda está em fase de implementação e só está disponível para usuários do WhatsApp Business via dispositivos Android. Também pode não estar disponível para todos os usuários de todas as regiões do país. No entanto, a Meta Platforms já declarou que, em breve, irá disponibilizar o guia para empresas de fora do Brasil e para usuários que utilizam dispositivos iOS.

Como cadastrar uma empresa no guia de negócios do WhatsApp Business?

O guia de negócios do WhatsApp Business já está aceitando o cadastro de empresas de todo o Brasil, a princípio de usuários que utilizam o WhatsApp Business via dispositivos Android. E, para se cadastrar, é simples:

  1. Na aba “Conversas”, vá em “Mais opções” > “Ferramentas comerciais” > “Guia de negócios”;
  2. Siga as etapas exibidas na tela para concluir o cadastro;
  3. E pronto! Agora é só aguardar a verificação e análise do cadastro da sua empresa para aparecer no guia de negócios do WhatsApp Business.

Para se cadastrar, no entanto, é preciso utilizar a versão mais atualizada do WhatsApp Business. E, após o cadastro aprovado, as empresas terão um perfil no guia de negócios da plataforma, que pode ter seus dados comerciais ajustados sempre que necessário.

Como encontrar uma empresa com essa facilidade?

Para encontrar lojas, restaurantes ou empresas do seu interesse, é simples: use a barra de pesquisa no topo das conversas para encontrar novas empresas.

É possível procurar por negócios perto de você, então o WhatsApp solicita a permissão do usuário para acessar os serviços de localização do celular.

Ainda dá para filtrar a busca por empresas com base em diversos filtros, facilitando ainda mais para o cliente que busca praticidade. São eles: categoria, distância, se o negócio está aberto ou não, se tem catálogo disponível ou não. 

Também é possível encontrar empresas similares à sua no guia de negócios do WhatsApp Business, assim, sua marca se familiariza com a concorrência e com os recursos oferecidos aos seus clientes. Dessa forma, dá para pensar em como aumentar a visibilidade do seu negócio e garantir mais clientes em potencial.

Vantagens de aderir ao guia de negócios do WhatsApp Business

Entre as vantagens de aderir a esta facilidade, estão:

  • Se manter em destaque frente a outros negócios na região que ainda não utilizam o recurso;
  • Modernizar seus canais de atendimento pode atrair uma nova clientela;
  • Utilizar dos recursos do WhatsApp Business que agilizam o atendimento ao cliente (como informar se o negócio está aberto ou não, horário de funcionamento, exibir catálogos ou cardápios).

Afinal, é um fato: negócios que buscam se modernizar precisam aderir cada vez mais a recursos tecnológicos, e otimizar seus canais de atendimento é um pré-requisito. 

Agora, se você busca levar o uso do WhatsApp e do atendimento digital do seu negócio a um outro patamar, vale investir em softwares especializados. O Mktzap é um exemplo de tecnologia que pode revolucionar a comunicação da sua empresa.

Solução digital desenvolvida pela New Way, o Mktzap é uma plataforma multicanais (WhatsApp mais seis canais digitais) que pode criar automações, elaborar campanhas, desenvolver relatórios e até criar dashboards para análises. Com ela, se comunicar com os clientes e antecipar suas necessidades fica muito mais fácil!

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