Como vender pelo Facebook? Dicas e passo a passo
Você já teve curiosidade em saber como vender pelo Facebook e ser bem sucedido no seu objetivo? Leia o blogpost a seguir e fique por dentro.
Muita gente imagina que o Facebook seja uma rede social estritamente voltada para a comunicação com amigos, conhecidos, familiares, colegas de trabalho ou outros conteúdos que não envolvem o mundo da compra e venda de produtos e serviços. Mas quem pensa assim, está enganado!
O Facebook busca se reinventar constantemente para poder alcançar públicos cada vez maiores. Não à toa, ele concentra 127 milhões de usuários ativos aqui no Brasil. Quando pensamos em termos mundiais, ele atinge até 3,4 bilhões de pessoas.
Dessa forma, se você tem um negócio, é super interessante colocá-lo em destaque em uma rede social como esta! Vem com a gente para aprender como vender pelo Facebook.
Vantagens de vender pelo Facebook
Bom, antes de saber como vender pelo Facebook da melhor maneira, é preciso entender melhor suas vantagens. Por isso, podemos mencionar em primeiro lugar o benefício que costuma fazer os olhos brilharem: divulgar posts no Facebook é grátis. A não ser, é claro, que você opte por patrocinar a divulgação dos seus produtos e serviços. Fora isso, a ferramenta é gratuita.
Ademais, conforme mencionamos acima, o Facebook atrai milhares de pessoas (só aqui no Brasil) ano após ano. Dessa forma, é preciso encarar a seguinte constatação: com certeza seus clientes em potencial estão no Facebook! E se você não estiver presente para ele, um concorrente estará. Lembre-se do ditado popular: quem não é visto, não é lembrado. Estar no Facebook irá te aproximar dos seus clientes.
Facebook Business: entenda como ele funciona
No Facebook, algumas pessoas até se arriscam a vender – diretamente de seus perfis pessoais. Além disso, também existe a possibilidade de anunciar alguns produtos, imóveis, roupas, serviços e muito mais por meio do Marketplace, espaço no Facebook reservado para compra e venda de produtos novos e usados. Entretanto, estas formas de venda pela rede social são bastante pontuais e não entregam uma boa performance para quem deseja ter sucesso expressivo nas vendas.
Por isso, é interessante criar uma página para o seu negócio e ficar por dentro do Facebook Business! Muito parecido visualmente com perfil pessoal, o Business é gratuito e bastante intuitivo, permitindo que até mesmo quem não tem muito traquejo com redes sociais consiga usá-lo.
Como vender pelo Facebook: conheça o passo a passo!
Para criar uma loja e vender pelo Facebook, é preciso primeiramente criar uma página nesta rede social. Portanto, esqueça o seu perfil pessoal – tudo o que estamos mencionando a seguir deve ficar fora da sua conta convencional, ok?
Em seguida, deixe o Facebook saber que sua página (ou fanpage) é, na verdade, uma loja. Para isso, basta clicar em “Configurações”, o qual fica localizado no canto superior da tela. Em seguida, seleciona a opção “Modelos e Guias” e posteriormente “Adicionar uma Guia”. Agora, é só selecionar a opção “Loja”.
Configure a sua Loja
Agora, é preciso configurar os detalhes sobre sua Loja. Afinal, você gostaria de apresentar o catálogo de produtos integralmente via Facebook para seu cliente ou é preciso que ele se dirija até o site da sua empresa? Se este passo for necessário, é preciso detalhar para o Facebook.
Incremente sua loja no Facebook
Agora sim, é o momento de “brincar” na sua loja virtual. De agora em diante, é preciso adicionar detalhes como formas de pagamento ao adquirir os produtos da sua loja, fotos no catálogo virtual, assim como descrição dos produtos e seus respectivos preços.
Dicas para vender bem no Facebook
Agora você já criou a sua loja virtual, dentro de um perfil comercial do Facebook Business. Mas como vender bem por meio do Facebook? Confira algumas dicas valiosas:
Aposte em imagens de qualidade
As redes sociais carregam consigo conteúdos muito dinâmicos e que surgem o tempo todo na tela de quem está navegando. Por isso, aposte em imagens impactantes, fotos bem feitas – use e abuse da criatividade. Se possível, inclua vídeos que dão mais detalhes sobre os produtos que estão sendo oferecidos.
Não se esqueça de criar bons “copys”
Um copy é o texto-legenda que vai juntamente com uma postagem. E se engana quem acha que só fotos, vídeos e artes são capazes de impactar um cliente nas redes sociais. Muito pelo contrário! Uma boa propaganda por texto é decisiva para cativar o cliente.
Seja transparente nas vendas
Nada de fazer mistério com os preços, prazos de entrega, composição do produto que está sendo ofertado ou outras omissões de informação. Seja transparente e direto com a clientela, ela irá apreciar sua atitude.
Mantenha uma rotina
De início, saber o bêabá de como vender no Facebook não será o suficiente para um efeito imediato, é claro. Afinal, isso faz parte de um processo! Portanto, tenha paciência e mantenha uma constância, organizando cronogramas de postagens e conteúdos de qualidade para seus clientes.
Crie promoções e faça posts patrocinados
Isso não é obrigatório, mas ajuda bastante. Ao criar promoções, do tipo “Curta nossa página, marque três amigos na publicação, compartilhe esta foto no seu perfil em modo público e concorra a uma bolsa exclusiva da nossa loja!” você faz com que a foto do seu produto circule muito pelo Facebook, conquistando novos clientes, que podem curtir sua página e se interessar por outros produtos disponíveis.
Ademais, a criação de postagens patrocinadas pode ser de grande ajuda para impulsionar o seu negócio, especialmente no início da sua página. Afinal, os posts patrocinados permitem que você escolha vários detalhes sobre seus possíveis clientes! Tais como: faixa etária, região em que moram, identidade de gênero e muito mais. Além disso, é possível analisar relatórios posteriores e entender quais são os pontos a melhorar em suas vendas pelo Facebook.
Integre seu Facebook aos chatbots e agilize seu atendimento
Até aqui, você entendeu o que é o Facebook Business, como ele funciona, como criar uma loja online por meio desta rede social e algumas dicas para vender melhor. Mas isso ainda não é tudo! Afinal, em um cenário positivo, você terá muitas vendas e, consequentemente, muitas mensagens para administrar.
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