Black Friday: 4 dicas de como usar seu chatbot para impulsionar vendas

Black Friday: 4 dicas de como usar seu chatbot para impulsionar vendas

Vamos aproveitar que a Black Friday está chegando e mudar suas estratégias? Hoje preparamos um conteúdo com dicas de como usar chatbot para impulsionar vendas. 

Fazer reserva de voos, pagar contas e até iniciar um atendimento no SAC nunca foi tão fácil. Com os chatbots as empresas têm mais facilidades para desenvolver seus atendimentos. 

Por isso que é sim possível usar chatbot para impulsionar as vendas. E, com a Black Friday batendo na porta, o ideal é se preparar agora. 

Impactos do chatbot em uma estratégia de vendas:

Os chatbots são uma tecnologia que responde uma demanda do público atual, atendendo às suas necessidades de maneira efetiva.

Por exemplo, apps de troca de mensagem lideram rankings mundiais de uso em smartphones. Portanto, as marcas devem explorar esse tipo de comunicação para atender o cliente com mais eficiência.

Os chatbots projetam sua relevância para o futuro. Cada vez mais as empresas estão utilizando-os para melhorar o seu relacionamento com o cliente. Ademais, para sanar dúvidas e manter o atendimento humano focado em soluções de problemas mais complicados.

Por isso, é primordial que sua empresa use chatbot para impulsionar vendas como estratégia – caso necessário.

Chatbot para impulsionar vendas? Conheça nossa primeira dica

A dica número 01 para entender como usar chatbots para impulsionar vendas é sobre público-alvo.

É comprovado que as pessoas preferem muito mais promoções que são focadas em seu perfil do que as mais genéricas. Assim, quando se tem um público bem delimitado é fácil de usar chatbots para impulsionar vendas.

Os bots são capazes de desempenhar exatamente essa função. Com eles é possível enviar ofertas e promoções personalizadas para os clientes que já falaram com ele e assim, ajudar na estratégia de venda. Eles conseguem destinar as campanhas de vendas para públicos segmentados. Ou seja, os chatbots podem ajudar nas estratégias de venda.

Em segundo lugar, aposte na personalização

Quanto mais personalização você oferecer ao usuário, maior será a chance de usar chatbot para impulsionar as vendas. Isso pode ser feito de diferentes formas:

  • Programe o chatbot para chamar o usuário pelo nome;
  • Integre essa ferramenta às redes sociais para descobrir as preferências do usuário; 
  • Indique produtos que se relacionem com o histórico de compras e preferências do usuário;
  • Envie notificações de produtos que estavam esgotados e que acabaram de chegar no estoque, bem como lançamentos e promoções.

Todas essas alternativas de interação transformam o potencial lide em um cliente. Assim, é possível usar chatbot para impulsionar as vendas. 

Aproxime-se dos clientes com um atendimento humanizado – mesmo que via chatbots

Um dos diferenciais de usar um chatbot para impulsionar as vendas é que eles permitem que o contato seja automático e, ao mesmo tempo, personalizado. Ou seja, é possível desenvolver um chatbot mais humanizado e, assim, melhorar a experiência de compra do cliente.

Por isso, o chatbot é um grande aliado na Black Friday, já que simplifica o processo para seu cliente. Além disso, ele se sente próximo da sua marca e, ao mesmo tempo, com um atendimento personalizado – quando todos os atendentes estão sobrecarregados.

Aposte nos chatbots para responder rapidamente aos clientes

Essa dica é especialmente para os e-commerces. Na Black Friday é comum as pessoas terem dúvidas sobre produtos, preços, formas de entrega e etc.

Um chatbot pode responder essas necessidades sem precisar utilizar atendentes. Desta forma, conseguimos “desafogar” as centrais de atendimento ao cliente. Dessa forma, diminuindo o tempo de espera em cada chamado e agilizando a resolução também de situações mais complexas.

Usar o chatbot para impulsionar as vendas é uma ótima estratégia nesse caso. Afinal, assim o cliente consegue solucionar suas perguntas em poucos segundos.

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