Chatbot para hotel: como funciona e como implementar

Chatbot para hotel: como funciona e como implementar

Quer um atendimento mais rápido e otimizado para seus hóspedes? Então descubra tudo o que um chatbot para hotel pode fazer pelo seu negócio e veja como implementar essa tecnologia!

No contexto hoteleiro, a qualidade no atendimento é essencial para garantir uma boa experiência ao cliente. Por isso, diversos hotéis já têm aderido a ferramentas que melhoram a experiência dos seus hóspedes durante suas reservas e hospedagem, e o chatbot para hotel é uma dessas soluções.

Afinal, antes de fechar uma estadia, os hóspedes costumam se inteirar sobre o hotel em que ficarão hospedados: o que ele oferece? Ele é próximo do quê? Quais pacotes de turismo ele recomenda na região? Qual o horário em que fica disponível o café da manhã?

Essas e muitas outras dúvidas costumam ser rotineiras e bastante práticas, então já imaginou se elas pudessem ser respondidas de forma automatizada através de fluxos de diálogos humanizados em uma plataforma digital?

Ademais, já falamos sobre o tema no artigo sobre WhatsApp para atendimento em hotéis. Mas, já pensou na possibilidade deste atendimento acontecer durante as 24 horas do dia e por 7 dias na semana?

Um chatbot para hotel entrega isso e muito mais. Essa ferramenta tecnológica é uma ótima solução para otimizar e agilizar o atendimento ao cliente em hotéis, garantindo não só mais reservas como também mais satisfação entre os hóspedes.

Entenda então como funciona um chatbot para hotel, confira as vantagens de investir nessa tecnologia e descubra tudo o que ela pode fazer pelo seu negócio.

Antes de tudo, o que é um chatbot?

Um chatbot é uma tecnologia criada para gerenciar as conversas entre um robô e as pessoas de forma rápida e eficiente. Em outras palavras, é um software que facilita e otimiza processos operacionais, especialmente o de interação com o cliente.

Com o uso de Inteligência Artificial, um chatbot possibilita conversas fluídas, organizadas e humanizadas com clientes, tudo isso de forma mais assertiva e rápida, o que é muito valorizado nos dias de hoje por quem busca um suporte digital.

Além disso, é um canal de atendimento ao cliente que pode oferecer produtos, serviços e assistência de forma personalizada e mais estruturada. Tudo isso pode – e deve! – ser muito bem aproveitado no contexto hoteleiro. Então, vamos ver as praticidades de um chatbot para hotel no dia a dia?

Como funciona um chatbot para hotel? 

Um chatbot para hotel é um verdadeiro curinga do atendimento ao cliente na indústria hoteleira. A experiência do consumidor é extremamente importante nesses casos, tanto na hora de fazer a reserva quanto na hora de auxiliar o hóspede durante sua hospedagem.

Por isso, encare um chatbot para hotel como um serviço digital que seu estabelecimento oferece: ele pode ser o ponto de contato mais próximo e rápido com o hóspede, facilitando o suporte, respondendo a dúvidas, automatizando processos e até possibilitando a comunicação em diversos idiomas.

Nesse segmento, as assistências costumam ser muito recorrentes e as dúvidas costumam se repetir. Qual é o horário do café da manhã? Onde fica o ponto de táxi mais próximo do hotel? Quais pacotes de turismo são recomendados pelo hotel na região? Quais são os horários de check-in e check-out?

Esses são ótimos exemplos de atendimentos de prontidão que podem ser otimizados através de um chatbot para hotel inteligente, que armazena informações padrão e ainda orienta o hóspede da melhor forma, sem utilizar a participação integral de um funcionário apenas para essas funções.

Nessas horas, a Inteligência Artificial é um adianto para todos os lados: para o hotel, que otimiza e agiliza o atendimento, e para o hóspede, que busca uma informação de prontidão e a obtém com detalhes, links e muito mais. Simples assim!

Quais as vantagens de usar um chatbot para hotel?

Proporcionar uma experiência diferenciada é um destaque no ramo hoteleiro, uma vez que hotéis costumam ter seu processo de atendimento bastante parecido e muitas vezes moroso. Mas é possível se destacar com o uso de chatbot para hotel! Confira algumas vantagens abaixo.

Otimizar o atendimento

O chatbot para hotel é uma solução para otimizar e agilizar ainda mais o atendimento ao cliente. Além de centralizar diversos canais de atendimento digitais, é possível atender aos hóspedes de prontidão, 24 horas por dia e 7 dias por semana – uma vez que o contexto hoteleiro demanda serviços e atendimentos constantemente, principalmente fora do horário comercial. 

Dessa forma, não é preciso manter diversos funcionários a todos os momentos na recepção do hotel para assistir aos hóspedes em dúvidas recorrentes. Essa tecnologia reduz a sobrecarga da equipe de atendimento ao cliente do hotel e ainda impressiona em relação à agilidade.

Em um primeiro contato, o chatbot para hotel pode aumentar também as reservas, que podem ser trabalhadas em um fluxo totalmente personalizado através de diálogos humanizados e atenciosos. E ainda é possível oferecer suporte ao hóspede ao longo de toda a jornada da sua reserva.

Automatizar tarefas

Com um chatbot para hotel, processos operacionais podem ser realizados de forma mais rápida, sem a assistência obrigatória de um funcionário para realizar aquele serviço de forma manual.

Por exemplo, check-in e check-out automáticos podem ser agilizados por esse processo via chatbot. Rápido e fácil, diminuindo filas na recepção e aumenta o bem-estar dos hóspedes envolvidos.

E também quaisquer outras necessidades do cliente: ele precisa de toalhas? Quer saber a senha do Wi-Fi ou o horário em que a piscina fica aberta? Deseja pedir uma refeição no quarto? 

Dá para automatizar os fluxos principais do atendimento do seu hotel e agilizar ainda mais esses processos, dispensando a presença constante de um atendente para realizar esses direcionamentos.

Diminuir volume de ligações

Ainda sobre dispensar atendentes para realizar manualmente processos que podem ser facilitados por um chatbot para hotel, estão as ligações. Estas são frequentes em recepções de hotéis e, muitas vezes, tratam das mesmas coisas: suporte técnico, horários de funcionamento dos espaços de lazer, instruções, solicitações…

Se todas as centenas de ligações diárias puderem ser direcionadas a um chatbot para hotel cujo objetivo é otimizar a experiência do cliente, melhor ainda! 

Reduzir custos com pessoal

A diminuição dos custos é uma outra vantagem que merece destaque. É evidente que investir em tecnologia também é investir em processos mais econômicos, e nisso o chatbot para hotel não deixa a desejar.

Eles ajudam a diminuir custos com pessoal, já que os funcionários não precisam estar de prontidão para atender a questões operacionais. 

É claro que os chatbots não substituem pessoas, mas são ferramentas capazes de promover com mais facilidade atendimentos que precisam ser rápidos, e que podem ser mais objetivos e menos custosos. Todos os lados saem ganhando!

Garantir uma experiência personalizada

Para todos os serviços digitais, o usuário precisa consentir com a disponibilização de seus dados, e o chatbot para hotel não fica de fora. 

Dessa forma, com a utilização adequada dessas informações, a experiência dos hóspedes pode ser otimizada, com envio de promoções ou comunicações específicas de acordo com o interesse de cada pessoa. 

O hóspede é estrangeiro, está de férias e se interessa por saber sobre pacotes de turismo e festas no hotel? Ou o hóspede é casado, está a trabalho e, assim, busca mais conforto e promoções no restaurante do hotel? 

Esse tipo de informação é ouro nos dias de hoje, e pode ajudar o hotel a promover um atendimento ainda mais personalizado de acordo com as demandas de cada hóspede.

Seguindo as boas práticas previstas pela LGPD, as interações entre o chatbot do hotel e o hóspede podem ser otimizadas e é possível prever suas necessidades e otimizar sua experiência durante a estadia. Todo mundo ganha!

Como implementar um chatbot para seu hotel?

Na hora de escolher um chatbot para seu hotel, priorize a contratação de ferramentas especializadas em chatbots e automatização de comunicações, como o Mktzap, da New Way.

Solução digital que visa atender o seu hotel da melhor maneira, o Mktzap é uma tecnologia que integra diversos canais de atendimento em um só painel, incluindo Instagram, WhatsApp, Facebook Messenger, Telegram, E-mail, SMS e WebChat.

Com o Mktzap, é possível pré-programar conversas e automatizar mensagens em chatbots por meio de Inteligência Artificial em canais como WhatsApp, WebChat, Instagram e Facebook. As mensagens seguem fluxos humanizados e personalizados de acordo com o diálogo entre a ferramenta e o seu hóspede.

Além disso, o bot vai se aperfeiçoando conforme a realização de cada atendimento, visando sempre otimizar a experiência do cliente. Já imaginou?

Não deixe seus hóspedes esperando. Agende já uma demonstração e entenda como o Mktzap pode ajudar o seu hotel agora mesmo!

Gostou? Então confira mais conteúdos relacionados:

Start Today!

Digitize your customer service and make communication with your customers. Schedule a demonstration and get to know our product.

MKtzap Logo