Chatbot para concessionárias: como criar e melhorar a experiência do cliente

Chatbot para concessionárias: como criar e melhorar a experiência do cliente

Para se destacar no setor automotivo, é importante investir em um atendimento ágil e responsivo. Veja a seguir como e por que investir em um chatbot para concessionárias!

A transformação digital tem impactado cada vez mais o ramo automotivo, assim como diversas outras áreas que dependem de um atendimento ao cliente eficiente. Assim, a diminuição do atendimento físico em concessionárias deu mais espaço para o digital entrar em cena. E é aí que os revolucionários chatbots para concessionárias se tornaram diferenciais essenciais.

Possibilitando um atendimento mais ágil, otimizado e evitando perder clientes em potencial para a concorrência, a implementação de chatbot para concessionárias mostra como a ferramenta pode ajudar o negócio. Especialmente o que busca economizar e fazer mais com menos, quanto o cliente, que quer prontidão e facilidade no atendimento.

Por isso, explicamos a seguir como investir nessa tecnologia pode mudar o rumo dos negócios no setor automotivo. Não à toa os chatbots são cada vez mais implementados nesse meio. Então confira as vantagens e formas de aplicar a inteligência artificial para concessionárias. Vamos lá?

O que é um chatbot?

Chatbots são robôs que conversam com clientes, desenvolvidos por uma tecnologia que cria e gerencia espaços de chat sempre priorizando a rapidez, a praticidade e a eficiência. Através do uso de Inteligência Artificial, um chatbot consegue responder clientes de prontidão e ainda desempenhar uma troca natural e humanizada através de um atendimento que siga o foco que a empresa deseja.

Assim, é possível o cliente ter papos fluídos e ainda tirar suas dúvidas e resolver seus problemas com um chatbot. Isso tudo enquanto a tecnologia ainda organiza a conversa, qualifica lead por lead e facilita o trabalho do time humano de atendimento.

Chatbots podem ser aplicados em um website ou nos canais de atendimento que os clientes procuram ser atendidos. Ou seja, em redes sociais ou até mesmo o popular WhatsApp. A seguir, explicamos como um chatbot pode ser aplicado no dia a dia de concessionárias.

Como usar um chatbot para concessionárias?

Para preparar um chatbot para concessionárias, é necessário a empresa do ramo automotivo traçar quais são as maiores necessidades dos seus clientes que podem ser antecipadas e comunicadas via chatbot. 

Assim, é possível pré-programar fluxos de atendimento rotineiros para a área e realizá-lo do começo ao fim via bot, ou a tecnologia também pode qualificar clientes que precisam ter o contato direto com um atendente, por possuir demandas específicas.

Existem serviços que podem ser agendados totalmente via chatbot, sem a necessidade de atendimento humano. Por exemplo: revisão de veículos, assistência técnica, manutenção, simulação de financiamentos e muito mais.

Também dá para programar chatbots para agilizar demandas rotineiras, como enviar 2ª via de boletos, dar a resposta para dúvidas frequentes e outras tarefas fáceis de serem feitas e que podem ser realizadas integralmente pela Inteligência Artificial – sem demandar de um funcionário para isso.

Isso tudo possibilita a concessionária a dar atenção para os clientes 24 horas por dia, 7 dias por semana, evitando assim perder clientes em potencial para a concorrência simplesmente por não ter estado presente no momento do primeiro contato.

É fato que o mercado de vendas de automóveis pode se beneficiar muito com a inteligência artificial e atendimento digital

Clientes não querem perder tempo navegando em busca do que procuram, agilizar seu atendimento

Benefícios e vantagens de usar chatbot para concessionárias

É fato que o mercado de vendas de automóveis pode se beneficiar muito com a Inteligência Artificial e atendimento digital aplicado em chatbots. Afinal, clientes não querem perder tempo e negócios não querem perder dinheiro.

Por isso mesmo, o investimento em tecnologia pelo setor automotivo é tão necessário, já que proporciona diversas vantagens aos negócios, tanto de aperfeiçoamento dos seus serviços até a otimização da jornada dos clientes como um todo. 

Quem não se adapta às novas tecnologias disponíveis, acaba ficando para trás, perdendo negócios e dinheiro. Por isso, listamos alguns benefícios destacáveis que investir em chatbots para concessionárias proporcionam às empresas do ramo. 

Melhorar a experiência do cliente no geral

Clientes têm suas dúvidas respondidas com mais agilidade e praticidade certamente tem mais chance de fechar negócio com a concessionária. E somente um chatbot consegue estar disponível 24 horas por dia e 7 dias por semana, enquanto um atendente nem sempre pode estar de prontidão para responder ao cliente – não sem um custo elevado e desnecessário.

Automatizar processos recorrentes

Além disso, questões do dia a dia podem ser resolvidas de forma automatizada e sem onerar os atendentes, como o agendamento de serviços feitos pela concessionária ou fornecer respostas rápidas sobre questões gerais que podem ser pré-selecionadas. Tal veículo ainda está disponível? Quanto fica a simulação de determinado financiamento? Tudo isso pode ser respondido via tecnologia.

Alinhar o chatbot ao time de vendas e atendimento da concessionária

Uma das funções primárias de um chatbot é captar as informações básicas e necessárias para um cliente progredir com o atendimento, o que já vai automaticamente qualificando o cliente para os próximos passos do processo.

Assim, além de já sanar questões fáceis de serem resolvidas, o chatbot também prepara e direciona os clientes em potencial para o time de vendas trabalhá-los melhor. Assim, os vendedores já os recepcionam com dados, um histórico de conversa e propostas direcionadas. 

Com tudo isso, o trabalho é otimizado e as chances de uma interação com um chatbot para concessionárias evoluir para um negócio concretizado são muito maiores. Todo mundo sai ganhando!

Como implementar um chatbot para concessionárias?

Tanto no ramo automotivo quanto em qualquer outro setor, investir em tecnologias é essencial. E existem ferramentas personalizáveis especialmente para atender às demandas de concessionárias, como é o caso do Mktzap.

Solução digital desenvolvida pela New Way para otimizar o atendimento em qualquer área de negócios, o Mktzap é um software que integra diversos canais de atendimento em um só painel, e possibilita a programação de comunicações, a padronização de uma linguagem de chat e automatização de mensagens via chatbots

Além disso, o chatbot vai se aperfeiçoando conforme cada atendimento que realiza, possibilitando oferecer sempre uma experiência melhor e mais alinhada às expectativas do cliente. Dessa forma, a Inteligência Artificial pode levar a performance das concessionárias para outro nível. 

Incrível, não é mesmo? Então não deixe seus clientes esperando. Aproveite e agende uma conversa com um de nossos especialistas para contratar o Mktzap, tire todas as suas dúvidas e aumente o potencial da sua concessionária.

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