Calendário Comercial 2023: conheça as principais datas e se planeje

Calendário Comercial 2023: conheça as principais datas e se planeje

Ficar de olho no calendário comercial 2023 é importante para que o seu negócio possa programar as estratégias por trás das vendas. Fique por dentro!

Você provavelmente sabe que existem algumas épocas do ano que são super comemorativas, marcantes e que possuem um apelo comercial ímpar. Entenda a importância de estar por dentro do Calendário Comercial 2023.

O que é o Calendário Comercial 2023?

Um calendário comercial se assemelha a um calendário usual, que usamos no dia a dia. Entretanto, ele reúne apenas datas comemorativas que podem ter um apelo comercial interessante. Um exemplo é o Dia das Mães, muito popular no Brasil e no mundo e uma das datas que mais movimenta a economia no país em múltiplos setores.

Importância em conhecer datas comerciais relevantes

Não interessa qual é o segmento da sua empresa – é indispensável estar por dentro do calendário comercial do ano. Assim, é possível não somente identificar as datas, mas também traçar um planejamento. Vai fazer uma promoção para os seus clientes? Então é necessário pensar no desconto, no brinde, na campanha de divulgação, no preparo da equipe e muito mais.

Além disso, você pode usar datas comemorativas para promover ações dentro da própria empresa, com seus colaboradores.

Principais datas no Calendário Comercial 2023

Algumas datas são peças-chave para a maior parte dos negócios, tais como Carnaval, Páscoa, Dia das Mães, Dia dos Namorados, Dia dos Pais, Natal e Ano Novo. Mas existem muitas outras – inclusive bem segmentadas. Conheça algumas das datas principais no Calendário do Varejo em 2023:

Calendário do varejo 2023

7 de janeiro – Dia do Leitor

26 de janeiro – Dia da Gula

30 de janeiro – Dia da Saudade

14 de fevereiro – Valentine’s Day ou Dia de São Valentim

19 de fevereiro – Dia do Esportista

1º de março – Carnaval

08 de março – Dia da Mulher

15 de março – Dia do consumidor

20 de março – Início do Outono

17 de abril – Páscoa 

23 de abril – Dia Mundial do Livro

08 de maio – Dia das Mães 

25 de maio – Orgulho Nerd

12 de junho – Dia dos Namorados

21 de junho – Início do Inverno

24 de junho – São João 

28 de junho – Dia do Orgulho LGBTQIA+

13 de julho – Dia do Rock

15 de julho – Dia do Homem

19 de julho – Dia do Futebol

25 de julho – Dia do Escritor 

26 de julho – Dia dos Avós

30 de julho – Dia do Amigo

11 de agosto – Dia do Estudante

14 de agosto – Dia dos Pais

15 de agosto – Dia da Informática e Dia dos Solteiros

19 de agosto – Dia da Fotografia

Início de setembro – Semana do Brasil

13 de setembro – Dia da Cachaça

15 de setembro – Dia do Cliente

22 de setembro – Início da Primavera

4 de outubro – Dia dos Animais

12 de outubro – Dia das Crianças

15 de outubro – Dia dos Professores

31 de outubro – Dia das Bruxas (Halloween)

2 de novembro – Finados

20 de novembro – Dia da Consciência Negra

24 de novembro – Black Friday

28 de novembro – Cyber Monday

2 de dezembro – Dia Nacional do Samba

13 de dezembro – Dia do Cego

21 de dezembro – Dia do Atleta e Início do Verão

25 de dezembro – Natal

31 de dezembro – Véspera de Ano Novo

Como se planejar em datas comerciais?

Ufa! É bastante coisa, não é mesmo? Mas você não precisa fazer ações para todas essas datas. Apenas escolha as que forem compatíveis com a proposta do seu negócio e também com a expectativa dos seus consumidores.

E, ao escolher as que fazem sentido para a sua empresa, busque iniciar o planejamento com certa antecedência. Afinal, é necessário preparar sua equipe, brindes, descontos, montar estratégias de marketing e muito mais. Além disso, esteja ciente de que o seu fluxo de interação com clientes pode aumentar significativamente em datas comemorativas importantes no seu ramo. Mas, pra isso, você pode contar com a gente!

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