O que é Outsourcing? Entenda como funciona e implemente em sua empresa
Outsourcing pode ser uma prática importante para a sua empresa, dependendo do ramo em que ela atua. Fique por dentro do assunto no artigo a seguir.
O que é Outsourcing?
Talvez você já até saiba o que é outsourcing, mas nem imagine! O outsourcing também pode ser chamado de terceirização. Ou seja, nada mais é do que a ação de determinada empresa em contratar serviços de outras empresas para suas atividades diárias.
Os serviços prestados por terceiros são variados. Algumas empresas utilizam o outsourcing para contratar equipes voltadas a trabalhos super especializados e complexos. Outras, para atividades mais repetitivas e até mesmo braçais.
Como funciona?
As empresas costumam buscar o outsourcing geralmente visando maior lucro e alta produtividade. Por isso, pense no seguinte exemplo: uma empresa contrata o serviço de outra empresa especializada em limpeza.
Ao contratar esta facilidade, deve-se ter em mente que a equipe de limpeza é extremamente preparada para este tipo de trabalho. Assim, acredita-se que o time é ágil, comprometido, dinâmico e bastante íntimo com esta função.
“Mas e se não for um bom serviço?” Bom, neste caso, é muito mais simples realizar uma reclamação e trocar de fornecedor. Isso é mais simples do que um processo de admissão e demissão de diversos funcionários, correto? Portanto, o outsourcing pode trazer para o seu negócio menos burocracia em troca de um serviço mais especializado.
Tipos de outsourcing
Existem vários tipos de outsourcing. Afinal, existem várias necessidades diferentes para cada empresa no mercado de trabalho. Por isso, conheça algumas a seguir:
Tático
O outsourcing tático engloba serviços mais específicos e que não têm impacto no core business (na principal atividade) e no dia a dia da empresa.
Offshoring
Conforme o próprio nome sugere, aqui falamos sobre empresas que contratam serviços de outras empresas. Especificamente empresas estrangeiras e que cobram mais barato pelo serviço.
Estratégico
No estratégico, a intenção é promover um melhor engajamento e relacionamento com outras áreas da empresa. Como exemplo, podemos citar a contratação de um departamento de RH terceirizado. Quando, por exemplo, o intuito é buscar melhores processos de contratação e demissão de colaboradores.
Vantagens e desvantagens do outsourcing
Assim como já mencionamos anteriormente, o outsourcing tem diversas vantagens! Como agilidade, especialização, menos burocracias e consequentemente um maior lucro para a empresa.
Entretanto, nem tudo são flores. Afinal, ao utilizar mão de obra terceirizada em setor primordiais da sua empresa, deve-se lembrar de que estes funcionários não são realmente seus! Por isso, quando houver finalização do contrato, muito trabalho especializado e bem feito pode ir embora. Isso se perde junto com algo importantíssimo, que é a cultura da empresa.
Como implementar?
Para implementar este tipo de trabalho é importante buscar empresas sérias que ofereçam equipes terceirizadas especializadas para aquele tipo de demanda que você precisa. Não esqueça de checar a reputação da empresa! Faça um levantamento minucioso, levando em consideração não só o preço dos serviços mas também sua qualidade.
In-house VS Outsourcing
Como o próprio nome diz, no caso de trabalho in-house, as atividades são desempenhadas dentro da empresa, ou seja, in loco. O serviço em questão pode estar partindo de empresa terceirizada ou não terceirizada. Mas, no segundo caso, estes colaboradores podem ser contratados em regime CLT (registrados em Carteira de Trabalho) ou via contrato PJ (pessoa jurídica).
Os benefícios desta prática são que a empresa consegue um melhor relacionamento e entrosamento com o seu parceiro, transmitindo para ele os valores e a cultura da empresa com muito mais facilidade. Além disso, é possível acompanhar de perto o desempenho do contratado.
Já no outsourcing, existem também benefícios. Eles são: trabalho especializado, menos burocracia, economia e assertividade. Agora, em relação às desvantagens, existe a falta de entrosamento entre empresa e parceiro – ou entre funcionários e terceirizados.
Aqui na New Way, não terceirizamos os nossos colaboradores. Entretanto, somos adeptos de uma prática que pode soar semelhante! Para alguns clientes com alta demanda de trabalho especializado, disponibilizamos equipe especialistas inteirinhas para suporte. Este suporte diz respeito ao uso diário da solução digital criada pela New Way, o Mktzap.
Nossa plataforma integra diversos canais digitais de comunicação, como Instagram, WhatsApp, Facebook, Telegram, e-mail, SMS e WebChat em uma mesma tela, com o auxílio de chatbots. Assim, é possível interagir com os clientes através de um mesmo painel. Isso aprimora e otimiza o trabalho da sua equipe e eleva a satisfação dos clientes. Ademais, alguns clientes possuem demandas bem intensas. Isso pede uma atenção extra do nosso time, que disponibiliza colaboradores para suporte.
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