Assistentes virtuais já são realidade e empresas investem por maior interatividade
Com 2021 se aproximando, empresas de diversos portes e mercados investirão mais de US$ 3,5 bilhões na implantação da tecnologia para auxiliar a comunicação com os seus clientes.
As soluções de interação digital — em especial as assistentes virtuais com aplicação de chatbots e inteligência artificial — já são realidade na comunicação entre empresas e clientes. Uma tecnologia cada vez mais presente em diversos segmentos e que permite potencializar os negócios.
Portanto não faltam bons exemplos vindos das principais empresas ao redor do mundo, como parte de suas estratégias para otimizar a jornada de compra dos clientes.
Na New Way, nós temos a Mika! Ela atua nos times de Marketing e Customer Experience.
Além de ser o primeiro contato com os leads, aqueles com potencial para se tornarem clientes, possui um quadro próprio nas redes sociais com dicas para nossos parceiros e clientes. Também atua solucionando todas as dúvidas sobre a nossa solução.
A Mika tem um raciocínio rápido e utiliza uma linguagem acessível, moderna e respeitosa. Além de um tom de voz descontraído. Justamente por isso, não aceita ofensas!
Como as assistentes virtuais podem te ajudar na jornada de compra
Certamente as assistente virtuais são acessíveis e permitem maior aproximação com os clientes. Em um mundo cada vez mais conectado, elas fazem a diferença com respostas em tempo real e onipresença digital nas redes sociais e em aplicativos de comunicação.
Quais as vantagens da Assistente Virtual Inteligente?
1. Ágil e multifuncional (ou multitasking)
Como resultado um dos maiores ganhos, sem dúvida, é a agilidade. Ninguém mais precisa se limitar ao horário comercial ou os chamados “dias úteis” para acionar o SAC. Também não é necessário passar por longas filas de atendimento ou processos burocráticos.
Graças às assistentes virtuais inteligentes, os consumidores podem resolver muitas necessidades em qualquer dia e horário, sem depender da ajuda de outros humanos.
Aliás, o enorme conjunto de funções que uma assistente virtual pode executar ajuda a tornar o dia a dia do seu negócio muito mais prático e organizado. No atendimento ao cliente, tarefas como registro de dados, processamento de texto, agendamentos, reservas online entre outras inúmeras possibilidades.
Só para exemplificar, segundo a consultoria Gartner, 15% de todas as interações no atendimento ao cliente serão tratadas inteiramente pela inteligência artificial até 2021.
2. Redução de custos
Decerto negócios que já recorreram às assistentes virtuais estão gastando menos dinheiro por terem reduzido o número de ligações nas centrais de atendimento.
Com efeito essas soluções ainda encurtaram muito o caminho dos clientes que precisam resolver algum problema, dispensando a necessidade de ter grandes equipes à disposição para dialogar como os consumidores – o que poderia levar ao pagamento de horas extras.
Além disso as soluções de interação digital que incluem os chatbots podem gerar uma economia de até 30% nos serviços de suporte ao cliente, segundo a revista Chatbots Magazine.
3. Atendimento personalizado e humanizado
A inteligência dá às assistentes virtuais a capacidade de aprender com a própria experiência. Toda interação com os clientes ajuda a moldar a solução para que ela aja de acordo com as necessidades de cada indivíduo.
No entanto a personalização no atendimento também respeita o canal por onde o consumidor deseja ser atendido. As assistentes virtuais são multicanais – ou seja, elas podem dialogar com os clientes via computador, celular, tablet etc. Não importa qual seja o dispositivo.
Sem dúvida atendimentos virtuais cada vez mais humanizados também são uma grande tendência. Segundo a Accenture, 50% dos consumidores não se importam mais se estão lidando com humanos ou com tecnologias baseadas em IA.
4. Foco em tarefas mais estratégicas
Por consequência as assistentes virtuais têm se fortalecido como agregadora de tarefas burocráticas. Desta forma, elas livram a sua equipe de ocupar a maior parte do tempo com funções operacionais.
Aliás atender e orientar clientes é uma atividade cada vez mais bem executada com o apoio da interação digital. Outras funções estratégicas dentro do seu negócio certamente dependem mais da dedicação dos colaboradores. Sem que eles precisem se preocupar com o atendimento, nenhuma outra atividade importante deixará de ser executada com qualidade.
Ao propósito é importante lembrar que nenhum desses fatores prejudica a conversão em vendas. Pelo contrário: a Genesys aponta que 67% dos integrantes da geração Y comprariam produtos e serviços usando apenas um chatbot.
Do mesmo modo que as assistentes virtuais podem aumentar a interação entre você e seu cliente, os chatbots te ajudam a potencializar seu negócio, por isso te convido para ler mais sobre como os Chatbots se tornam acessíveis e adaptáveis para qualquer negócio.
______________________________________________________________________
Quer buscar maior eficiência e agilidade nas interações com os clientes? Entre em contato com nossos consultores.
Recommended reading
Chatbot: o que é, para que serve e como criar um
O uso de um chatbot pode ser uma mão na roda para o dia a dia do seu negócio. Entenda como funciona, quais as vantagens e como implementar. O que é um chatbot? Um chatbot é basicamente um software que gerencia conversas entre robôs e pessoas. Aperfeiçoado com inteligência artificial, é capaz de simular conversas
Inteligência Artificial (IA): o que é, tipos e como criar
Pode até parecer coisa de cinema, mas a Inteligência Artificial tem se tornado mais presente em nossas vidas dia após dia. Quer saber como? Continue a leitura A inteligência artificial é basicamente a possibilidade de simular comportamentos humanos por meio de tecnologia e máquinas. Quando pensamos em inteligência artificial, é comum pensar primeiro em um
Assistente Virtual: quais as principais vantagens de ter um?
Você sabe o quanto de dinheiro consegue fazer com seu tempo? Todo serviço que prestamos ou produto que oferecemos demanda dedicação em tempo que vai gerar seu lucro. Por isso, a assistente virtual é ideal para ajudar nessas demandas. Por exemplo: você é capaz de gerar por meio da sua atividade-fim um lucro de “X”