Devido à automação realizada por chatbots, corte de gastos no atendimento pode chegar a 40% com a absorção de boa parte da demanda para o SAC e menos perdas de clientes insatisfeitos.
Sim, é possível oferecer um atendimento capaz de responder às necessidades dos consumidores, cada vez mais exigentes e imediatistas, sem que isso obrigue o seu negócio a aumentar os gastos ao longo do tempo. E a resposta para isso está nos chatbots.
Isso mesmo. Chatbots e outras soluções que automatizam o atendimento reduzem a dependência da intervenção humana – e isso viabiliza um relacionamento mais ágil e eficaz sem os mesmos gastos do SAC tradicional.
Por isso, esses assistentes virtuais ao mesmo tempo que trazem agilidade ao atendimento, também proporcionam corte de gastos com a operação.
A fim de te explicar melhor, neste post vamos falar como os chatbots vêm auxiliando a diminuição de gastos na sua operação. Para isso, abordaremos:
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Não é difícil imaginar o quanto é caro contar com uma estrutura de atendimento, seja ela própria ou terceirizada. É preciso um alto investimento inicial, contratar pessoas e realizar treinamentos para ter uma equipe dedicada a solucionar problemas dos clientes.
Ainda mais que essa estrutura precisa estar disponível 24 horas por dia, inclusive nas madrugadas, feriados e fins de semana. Quanto custa remunerar essas jornadas? Com certeza é um investimento alto!
Portanto, a automação do atendimento, com o apoio dos chatbots, pode absorver grande parte da demanda que costuma ser direcionada para o SAC tradicional. Calcula-se que, em média, um projeto bem executado envolvendo chatbots diminui em 40% os gastos no relacionamento com o consumidor.
Por exemplo, segundo uma pesquisa realizada pela Juniper Research podem reduzir os custos operacionais de serviços financeiros em até US$ 7,3 bilhões globalmente até 2023.
Assim sendo, se a sua empresa está recebendo um número grande de contatos e você está pensando em recrutar mais funcionários, talvez seja a hora de contar com a ajuda da tecnologia.
Isso porque os assistentes virtuais possuem a capacidade de responder diversas pessoas simultaneamente de maneira ágil e personalizada. Consequentemente, desempenhará funções e trabalhos repetitivos que ocupariam mais de um atendente.
Com isso, sua equipe continuará do mesmo tamanho, mas agora desempenhando atividades mais complexas ou até novas áreas. Visto que seu bot estará trabalhando em respostas mais repetitivas e frequentes.
Quando falamos em chatbots e corte de gastos, não é apenas sobre deslocar colaboradores para outras áreas. Nem só sobre eliminar a necessidade de ampliar a equipe para que a sua empresa dê conta da maior procura pela área de suporte – o que chamamos de escalabilidade.
Os chatbots também revertem a demora no atendimento via SAC, foco de insatisfação que pode provocar a debandada de clientes – o que também significa perder dinheiro.
Isto é, ao contrário do contato via telefone ou de respostas manuais, com os gatilhos pré-estabelecidos, as respostas dos bots são instantâneas. Dessa maneira, não há fila de espera ou usuário sem ser atendido.
Pelo contrário, a chance de encontrar alguém insatisfeito pela demora na interação é praticamente nula. Sem contar que, muitas vezes, só o autoatendimento já é suficiente para resolver a solicitação.
Portanto, chatbots estão na lista de investimentos que, além de diminuir gastos, tem grande chances de aumentar a receita de um negócio. Afinal, quanto mais clientes atendidos, menor a chance do churn.
Os chatbots também geram economias consideráveis para as empresas em vários outros aspectos. Além de exigir menos recursos (que podem ser investidos em outras áreas), os robôs também são sinônimos de tempo ganho e mais produtividade.
Vamos conferir de que outras formas o seu negócio pode reduzir custos com os chatbots:
É fato que empresas de todos os tamanhos e segmentos têm muito a se beneficiarem com a adoção de chatbots em suas operações. Seja para diminuir gastos ou aumentar a receita, essa tecnologia se torna cada vez mais essencial para o sucesso com os clientes.
Por isso, separamos um e-book grátis para se aprofundar no assunto e compreender como os assistentes virtuais podem auxiliar seu negócio. Boa leitura!