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Como construir uma experiência omnichannel no varejo

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Canais digitais

Como construir uma experiência omnichannel no varejo

O consumidor 3.0 exige uma nova postura das empresas que escolhe consumir. Por isso, surge o conceito omnichannel no varejo. Entenda como isso pode agregar no seu negócio e as suas vantagens.

New Way

30 de Novembro de 2020

Proporcionar a experiência do cliente é o objetivo de grande parte das empresas. Isso porque o perfil do consumidor mudou. Hoje, o cliente é muito mais exigente e bem informado.

Para o consumidor 3.0, a satisfação durante a jornada de compra vale mais do que o produto em si.

Por isso, é necessário adquirir tecnologias que permitam explorar e diferenciar o atendimento da sua empresa. Assim, você garante uma experiência única em todos os pontos e contato com seus clientes.

De acordo com a Capgemini, 46% das empresas adotaram as redes sociais para orientar o marketing de forma significativa. Enquanto 44% utilizam para otimizar os preços.

Por isso, as empresas estão adotando a experiência omnichannel no varejo. Já que é uma alternativa rápida e prática para o consumidor e para a marca.

Dessa forma, neste artigo, iremos explicar o que é omnichannel no varejo e quais são as suas vantagens. Vamos lá?

O que é Omnichannel no varejo?

Omnichannel é um modelo de atendimento que unifica os canais online e offline da sua empresa.

Dessa forma, o objetivo desse modelo é oferecer um atendimento e uma experiência completa aos consumidores.

Por exemplo, o cliente pode realizar a compra através da loja online. Mas retirar o produto na loja física.

Ou então, ao contrário. O cliente analisa o produto na loja física e realiza a compra online.

O omnichannel no varejo oferece diferentes formas para que o cliente faça a compra da maneira que preferir. E isso é muito importante! Tendo em vista que dá a liberdade para seu consumidor escolher como e onde comprar.

atendimento ao cliente

QUAIS SÃO AS VANTAGENS DE OMNICHANNEL NO VAREJO?

No modelo omnichannel, a comunicação de todos os canais deve seguir o mesmo padrão. Isto é, se no site o preço do produto é de R$100,00, na loja física deve ser o mesmo valor.

Dessa maneira, você oferece a mesma experiência para o cliente independente do meio que ele escolher.

Além do preço, você deve proporcionar experiências parecidas. Por exemplo, na maneira de apresenta seu produto, a linguagem utilizada. Entre outros fatores.

Consequentemente, a imagem da marca é fortalecida. Pois a padronização transmite seriedade. Além do que seu cliente conseguirá identificar e distinguir sua marca de outras.

Uma outra vantagem é que você conseguirá coletar dados dos clientes em cada canal. Assim, é possível entender melhor o seu público. Proporcionando uma comunicação mais efetiva e direta com o seu cliente.

Por isso, é importante que a empresa tenha um histórico de todas as etapas de compra do cliente.

Quais as diferenças entre Omnichannel e Multicanal?

Apesar dos conceitos multicanal e omnichannel serem parecidos, há algumas diferenças entre a operação de cada um deles.

Como já falamos anteriormente, o omnichannel visa padronizar os canais online e offline das empresas. Por isso, é essencial que tudo seja padronizado. Desde a forma de comunicação até os preços.

Ou seja, há uma continuidade no atendimento mesmo se o cliente alterar o meio. Já que as empresas possuem todas as etapas registradas.

Já no multicanal, ou multichannel, os canais de atendimento são independentes um dos outros. Isto é, o atendimento difere-se por canal. Já que cada um deles busca atender públicos diferentes.

Além disso, não é possível essa “troca” entre o online e offline. O canal de início se mantem até o final da compra.

Por isso é importante entender o perfil do seu público e traçar a melhor estratégia. Decidir entre o modelo multicanal ou omnichannel no varejo. 

Ficou interessado? Nós temos uma equipe especialista em vendas que pode ajudá-lo a entender mais. E revolucionar a comunicação da sua empresa.

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