Você sabe como o Machine Learning está presente na sua vida? Conheça a tecnologia e saiba porque a sua empresa precisa aplicá-la.
Mesmo que você não saiba o que é Machine Learning, essa tecnologia, certamente, faz parte da sua rotina no mundo da internet.
A técnica faz parte da transformação digital das empresas. Ou seja, com isso, é possível identificar novas oportunidades rentáveis de acordo com o perfil exato de cada cliente.
Mas calma! Por mais que pareça complexo entender o que é Machine Learning, vamos trazer tudo detalhado para que você possa conhecê-la.
Confira!
Em português, o termo é a tradução literal: aprendizado de máquina. Ou seja, é a capacidade das máquinas aprenderem sozinhas a partir de análise de dados.
Durante o desenvolvimento da programação, são utilizados alguns algoritmos. Sendo assim, para melhor utilização, atua junto com o Big Data. Isto é, os dados armazenados nos servidores de cada empresa.
Por isso, os algoritmos analisam as estatísticas para chegar a padrões de comportamento em determinada ação.
Sabe quando a Netflix recomenda um filme do mesmo gênero que você assistiu? Ou aquelas ofertas de produtos semelhantes ao que comprou ou fez busca?
Isso é um exemplo prático sobre o que é Machine Learning.
Agora você pode estar pensando que Machine Learning pode ser a mesma coisa que Inteligência Artificial. Mas não exatamente!
Na verdade, a IA é um campo amplo que engloba diversas áreas e técnicas para criar um sistema inteligente com habilidades humanas.
Recomendamos a leitura:
O que é Inteligência Artificial? Saiba tudo sobre essa tecnologia
Sendo assim, o Machine Learning é uma vertente/subcategoria da IA que visa treinar máquinas para aprender comportamentos a partir de dados. Ou seja, não é necessário interferência humana. Isso porque o próprio sistema, através de análises, aprende a executar as tarefas programadas.
Quanto mais dados o sistema tiver acesso, mais assertivos serão os resultados. É importante que as informações do banco de dados também sejam automatizadas para que não haja nenhum erro de incompatibilidade.
Agora que você já sabe o que é essa tecnologia, é hora de conhecer as vantagens!
Demos o exemplo da Netflix que utiliza o Machine Learning para sugerir filmes e séries de acordo com cada perfil.
Ou seja, de acordo com o uso, é possível personalizar as sugestões de forma assertiva. E, consequentemente, aumenta a probabilidade de que aquele filme seja assistido. Já que a recomendação é feita para um usuário que curte aquele determinado gênero.
Como os algoritmos analisam os dados e encontram os padrões dessas informações, fica fácil identificar possíveis anomalias.
Sendo assim, o Machine Learning é uma das ferramentas mais completas para identificar crimes cibernéticos.
O Machine Learning diminui o tempo dos processos internos. Isto é, não é necessário que um humano faça a análise de dado por dado, já que o sistema faz tudo de forma automática.
Dessa forma, é possível identificar problemas de forma ágil a partir de informações concretas. Sem que haja a possibilidade de algum erro ocorrer no meio do processo.
Como falamos no tópico anterior, com o Machine Learning, as chances de acontecer um equívoco na análise dos dados é praticamente nula.
Sendo assim, é possível analisar um número muito maior de dados. Além disso, de forma rápida.
Consequentemente, influencia na rapidez em que as atitudes da empresa são tomadas. Já que não é preciso esperar tanto tempo para obter as informações.
Ou seja, fortalece a imagem da empresa quando se trata no assunto de resolver problemas de forma eficaz.
Por essas razões, é importante que a sua empresa olhe com atenção para as novas tendências de tecnologia. Para que, dessa forma, acompanhe o mercado e não fique para trás.
Por último, recomendamos a leitura:
Conheça os benefícios da transformação digital para sua empresa