Para quem deseja vender online, usar o Instagram comercial pode ser uma boa. Entenda o que é, como usar e muito mais.
Primeiramente, o perfil comercial no Instagram (também conhecido como Instagram Business) oferece ao usuário ferramentas diferenciadas que permitem medir os níveis de engajamento e interpretar o perfil da sua persona. Isso ajuda empreendedores a entender seu público e saber em quais estratégias vale a pena investir.
Ademais, esta rede social traz consigo um certo tom de informalidade e rapidez, que permite o compartilhamento de conteúdos dinâmicos e humanizados que cativam e aproximam o público.
Em primeiro lugar é preciso enfatizar que as desvantagens são poucas. Entretanto, é preciso fazer um alerta de antemão: ao usar o Instagram comercial, cuidado para não misturar os conteúdos do seu negócio com os conteúdos pessoais! Foco é importante neste momento.
Todavia, em relação ao que podemos mencionar sobre as vantagens, elas com certeza se aplicam às ferramentas disponíveis para Instagram comercial. Que tal conhecer algumas? Dentre elas, é possível citar:
A princípio, como o próprio nome diz, este é o espaço reservado para que o usuário possa colocar sua foto. Em perfis pessoais, fotos do dono da conta já bastam. Agora, em perfis comerciais, o ideal é usar o logotipo. Também é possível recorrer a outras alternativas – como o mascote ou o dono da empresa. Evite trocá-lo com frequência para aumentar a fixação da marca.
Popularmente chamada pela abreviação “bio”, esta é a descrição do seu perfil no Instagram. Por isso, quando um visitante chega até a sua página é importante que ele rapidamente compreenda sobre o que é o seu negócio, utilize emojis, separe seus serviços com marcadores e outros recursos visuais. Ademais, é interessante colocar um link da bio. Esse link geralmente unifica os diversos canais de comunicação da empresa.
O Instagram tem uma parte especial voltada para quem quer vender (e comprar). É a “Loja”. A loja do Instagram permite que um perfil comercial publique produtos ou serviços para venda. Neles, é possível adicionar descrição e preço. É uma funcionalidade que permite unir um e-commerce ou do catálogo de produtos do Facebook da marca ao perfil comercial no Instagram.
O que acha de ir mais a fundo e mergulhar no assunto? Por isso, leia o conteúdo a seguir: Instagram Business: como funciona e como configurar sua conta
Inicialmente, para configurar sua conta como comercial basta seguir o passo a passo abaixo:
Tudo pronto. O usuário logado em uma conta profissional tem acesso a ferramentas diferenciadas. Portanto, essas funcionalidades permitem o uso da rede social com o objetivo de conquistar o cliente ideal.
A criação de uma conta comercial no Instagram ou a modificação de um perfil pessoal para Business é gratuita. Por isso, você pode transitar de uma para a outra sem complicações!
Para usar o Instagram comercial, é preciso programar um conteúdo para alimentar sua conta. Isso vai desde as postagens até o que chamamos de “stories”, ou seja, publicações temporárias que expiram em 24 horas.
Além disso, ao fazer uma postagem vendendo determinado produto, é possível inserir fotos e vídeos múltiplos, além de enquetes, figurinhas, marcação de outras contas, localização, uso de hashtags e outros. Também existe no Instagram a funcionalidade “loja”, na qual é possível criar um catálogo online de cada produto com sua respectiva descrição e preço.
Ademais, lembre-se que responder o inbox é uma parte muito importante para um bom atendimento. Por isso, é importante estar sempre de olho nas DMs (direct messages, as mensagens privadas). Entretanto, como é que fica a parte dos comentários? Respostas em enquetes? Isso também exige atenção. Interaja com seu público e se mostre solícito e receptivo.
Assim, responder o cliente com agilidade, cordialidade e simpatia é meio caminho andado para efetuar a compra e deixá-lo satisfeito com o atendimento no Instagram. Mas você não quer se preocupar com o volume de mensagens e deseja ter uma ferramenta de comunicação automatizada para te ajudar nessa missão 24 horas por dia, 7 dias por semana, certo? Ao final do texto, te ensinaremos como.
Como mencionado acima, criar uma conta business no Instagram é grátis! Da mesma forma, os recursos disponíveis também são grátis. A não ser, é claro, que o proprietário da conta deseje impulsionar suas publicações através de patrocínios.
Do mesmo modo em que se torna uma conta pessoal em conta de Instagram comercial (conforme o passo a passo mencionado acima), também é possível fazer o contrário. Essa modificação, assim como a anterior, não tem custo. Para isso, é preciso seguir o passo a passo:
No entanto, como responder todas as suas mensagens de maneira adequada e atender o seu cliente com cordialidade, empatia e agilidade? Conheça o Mktzap, solução digital da New Way que integra comunicação automatizada em tempo integral para canais como Facebook Messenger, WhatsApp, Instagram, Telegram, E-mail, SMS e Chat. Por isso, contrate o Mktzap: a solução digital da New Way que automatiza suas mensagens e melhora o seu serviço de atendimento ao consumidor. Entre em contato com um de nossos consultores e solicite uma cotação para o seu negócio.