O trabalho remoto já é realidade, e o principal desafio é manter o relacionamento próximo entre empresa e colaboradores. A fim de resolver essa questão, centenas de clientes estão adotando o Mktzap como ferramenta de comunicação interna, saiba o porquê.
A adoção do Mktzap como ferramenta de comunicação interna está revolucionando a forma que centenas de empresas estão se relacionando com os colaboradores.
Principalmente porque grande parte dessas instituições possuem parceiros trabalhando em diversos lugares do Brasil e do mundo.
Embora ferramentas tradicionais como a intranet, o jornal mural e o próprio email estejam sendo bem usadas, a forma como a sociedade consome notícias e se relaciona está mudando.
Segundo dados do relatório da FAAP sobre comunicação em tempos de covid-19, as pessoas estão usando cada vez mais as mídias digitais (80%) para se informarem, seguida por televisão aberta (68%) e jornais digitais (48%).
Nessa análise verificou-se que 98% dos entrevistados usam o WhatsApp como principal canal de consumo de notícias, e em segundo lugar o Facebook (86%).
Em vista disso, é nítida a necessidade dos times de RH pensarem em novas estratégias e ferramentas de comunicação para, de fato, atingirem todos os colaboradores.
A fim de aumentar a interação e tornar esse relacionamento uma via de mão dupla, empresas como a Coca-Cola Andina, estão adotando canais como o WhatsApp para um relacionamento mais próximo.
Dessa forma, o uso de canais digitais, com o auxílio de chatbots e Inteligência Artificial, vem ressignificando essas interações.
Para que você entenda melhor, vamos explicar os 6 principais motivos que levaram dezenas de clientes a adotar o Mktzap como ferramenta de comunicação interna.
Como comentamos acima, o WhatsApp, como outras mídias digitais, estão entre os favoritos na hora de procurar informações.
Pensando nisso, adotá-lo como meio de comunicação entre empresa e funcionários vem ganhando cada vez mais adeptos.
Isso porque muitos negócios possuem funcionários trabalhando na rua, sem acesso ao computador ou outros veículos de comunicação impressos.
Em contrapartida, muitos utilizam o próprio celular para se conectar à empresa. De acordo com o IBGE, 97% das pessoas acessam a internet por meio dos smartphones.
Em vista de alcançar todos os funcionários de maneira acessível e familiar, a automação de conversas realizada pelo Mktzap, usando o WhatsApp, está ganhando lugar de destaque entre as organizações.
Além de fácil acesso, todos sabem da importância de disponibilizar um canal de comunicação em que haja a possibilidade de interação.
Afinal de contas, todos queremos ter a liberdade de poder fazer perguntas, tirar dúvidas ou fazer sugestões quando necessário.
Uma comunicação em que há apenas disparo de informações, tem uma chance mínima de contar com o real engajamento do seu público interno.
Um exemplo de bastante sucesso entre nossos clientes é o da Coca-Cola Andina, que adotou a Dina, avatar da empresa que conta com a tecnologia de chatbot e Inteligência Artificial (IA) da New Way.
Com o uso dela no WhatsApp, é possível verificar diversas vantagens, algumas delas estão:
O uso do Mktzap como ferramenta de comunicação interna pelas empresas, possibilitou que muitos processos fossem menos burocráticos.
Com o chatbot é possível disponibilizar um um menu de assuntos-chave para sanar todas as dúvidas e acessar informações. Além do acesso a documentos que teriam que ser solicitados por email ou via intranet.
Assim, com o toque do celular, os funcionários conseguem o que precisam sem serem obrigados a estar fisicamente na empresa.
Isso gera um ganho em produtividade, pois diminui o tempo gasto com processos que antes eram mais burocráticos e de difícil acesso.
Um exemplo bastante interessante é o onboarding feito digitalmente. Por meio do WhatsApp o novo colaborador consegue enviar toda a documentação e, com a ajuda do Mktzap, centralizar e analisar as informações.
Uma comunicação automatizada permite que seu funcionário consiga acessar o menu de informações quando e onde quiser.
Isto é, por meio de uma assistente virtual, como a Dina, qualquer um tem acesso ao que precisa 24 horas por dia, 7 dias na semana.
Dessa forma, o funcionário não precisa esperar alguém respondê-lo apenas na segunda-feira, no horário de funcionamento.
Como resultado, a comunicação fica mais ágil e o gasto com pessoas para essa atividade diminui, já que o bot está lá para atender as demandas.
Uma das grandes vantagens em adotar o Mktzap como ferramenta de comunicação interna é poder usar os dados gerados diariamente com as interações realizadas nos canais digitais.
Desta forma, o time de RH pode analisar se realmente as ações estão sendo efetivas e se estão dando os resultados esperados.
Segundo a pesquisa realizada pela Ação Integrada e SocialBase, sobre as tendências em comunicação interna, apenas 32% das empresas têm planejado como mensurar seus objetivos de comunicação interna.
Isso porque se torna muito mais difícil a coleta de dados por meios impressos ao contrário de canais digitais.
Com o auxílio de IA, as empresas passam a ter em mãos informações valiosas para analisar resultados e verificar se as estratégias que estão sendo usadas estão no caminho certo ou não.
Um case bastante interessante e de muito sucesso com análise de dados, é o da Volvo. Com a ajuda do Mktzap a empresa pôde desenvolver assembleias virtuais com alto número de participação em tempo de Covid-19.
Para finalizar, um dos grandes motivos que leva dezenas de empresas a adotar o Mktzap como ferramenta de comunicação interna, é a possibilidade de reunir em um só lugar todas as informações necessárias.
Entre as várias possibilidades oferecidas pela nossa plataforma de relacionamento digital, destacamos:
O Mktzap como ferramenta de comunicação interna está revolucionando a maneira como os colaboradores estão encarando esse tipo de interação entre eles e a empresa.
É importante observar esse movimento e se adaptar a essa tendência que veio para ficar, principalmente com o home office sendo cada vez mais presente.
Sua empresa precisa estar atualizada e ter seus times seguindo juntos na mesma direção. E para atingir esses resultados, nós podemos te ajudar nessa revolução.