Temos falado bastante sobre a adoção da Inteligência Artificial (IA) para otimizar o atendimento ao cliente e como os chatbots, tendo essa tecnologia embarcada, entregam mais eficiência, customização e humanização nas interações.
Mas você sabia que não basta aplicar ferramentas generalizadas de IA para atingir esse nível de excelência na experiência do cliente?
Um conceito que faz toda a diferença na qualidade do atendimento prestado por bots inteligentes é o da IA vertical. Estamos falando de uma vertente que coloca em prática as funcionalidades da inteligência artificial de uma forma bem específica, de acordo com as necessidades de um dado negócio ou segmento – como no atendimento ao cliente.
Ou seja: longe de ser uma típica “solução de prateleira”, a IA vertical ajuda a garantir que os bots inteligentes ganhem a capacidade de responder ao que se espera de um SAC e do seu negócio (e não de qualquer outro): manter diálogos cada vez mais naturais, humanizados e objetivos, abrangendo um leque amplo de possibilidades que ajudam a solucionar os problemas dos seus clientes – dos mais simples aos (em casos cada vez mais frequentes) mais complexos.
Confira abaixo por que a IA vertical ajuda a impulsionar o nível de automação, eficiência e aderência dos chatbots dotados de inteligência de dados para a sua companhia.
Soluções baseadas em IA vertical integram todo o ciclo de processos relacionado ao atendimento ao cliente: da interface com o usuário final até a análise de dados, o que inclui o aprendizado que o próprio sistema absorve automaticamente a partir dessa leitura – seguindo o conceito de Machine Learning.
O desenvolvimento dessas soluções personalizadas exige profunda experiência na área onde ela será aplicada, assim como um amplo conhecimento das suas particularidades. Então não sobra margem para erro: para aplicar a IA no atendimento ao cliente, essa prática demanda o envolvimento de um grupo colaborativo de especialistas nesse setor ainda na fase de desenvolvimento.
Todo esse time trabalha em parceria com cientistas de dados e engenheiros de software para que a inteligência embarcada nos chatbots seja capaz de responder aos desafios presentes somente no dia-a-dia do relacionamento com o consumidor – e não em necessidades de outros segmentos que nada têm a ver a sua área de atuação.
O resultado? Robôs que conhecem a rotina do atendimento e aprendem diariamente com ela, o que ajuda a tornar a interação virtual cada vez mais avançada e especializada.
Contar com o apoio de uma solução baseada na IA vertical também garante que as ferramentas de atendimento sejam totalmente aderentes ao dia-a-dia do seu negócio.
Pare para pensar. Quantas vezes eventuais falhas (ou ‘gaps’) do sistema exigiram o envolvimento humano da sua equipe para agir em algo que deveria estar automatizado? Isso é justamente o que uma inteligência desenvolvida de acordo com as suas necessidades ajuda a evitar.
Uma abordagem estratégica e específica para tecnologias de atendimento, assim como a colaboração intensiva de uma equipe de especialistas de diferentes disciplinas, tem potencial para gerar um grande retorno sobre o investimento em soluções com chatbots. Especialmente para quem busca automatizar tarefas básicas, mas intensivas e que costumam exigir muito tempo e dedicação da equipe.
O uso da IA vertical pode não ser aparente para companhias e clientes, mas é muito importante para assegurar eficiência e resultados pensando no longo prazo.
Não importa o que você vende. Ou se o seu negócio é de pequeno, médio ou grande porte. Muito menos em qual segmento você atua ou qual é o seu público-alvo. Manter um diálogo direto e empático com os seus clientes sempre estará na ordem do dia.
A tecnologia está à disposição de muitos empreendedores para oferecer esse suporte – mas não adianta adotar qualquer tecnologia. Empresas como a New Way contam com um portfólio de soluções adaptativas que podem absorver o conhecimento necessário para automatizar e otimizar o atendimento aos seus clientes.
Vale ter em mente que, para contar com bots inteligentes capazes de responder à clientela com informações e dúvidas específicas sobre o seu negócio, foi necessário adotar uma solução de nicho, dedicada ao seu negócio ou ao segmento onde você atua.
Podemos falar muito sobre o uso de algoritmos especialistas e a aplicação de toda a expertise de uma companhia especializada em proporcionar a transformação do relacionamento digital. Mas o que importa é a satisfação do cliente e a entrega de experiências positivas a cada contato dele com a sua área de atendimento.
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