A taxa de abandono de carrinhos é um dos desafios de quem possui uma loja virtual. Apesar de comum, se não observada, essa taxa quando alta pode comprometer os resultados do negócio. Confira dicas sobre esse assunto e outras estratégias de e-commerce na prática.
Existem muitas métricas fundamentais para quem gerencia um e-commerce na prática, e a taxa de abandono de carrinhos é uma delas.
Caso não esteja familiarizado, o abandono de carrinhos acontece quando um cliente no e-commerce adiciona itens ao carrinho, porém, desiste da compra sem finalizá-la.
É claro que nem todos os visitantes do e-commerce irão comprar na primeira visita. Sendo assim, essa taxa já é esperada.
Ainda assim, existem fatores que podem dificultar a compra e provocar taxas ainda maiores de abandono de carrinhos.
Segundo um estudo realizado pela e-commerce Radar, em 2017, a média de carrinhos abandonados brasil chegou a 82%. Ou seja, de acordo com esse dado, seu e-commerce está perdendo a maior parte das oportunidades de negócio.
A seguir, vamos te mostrar os principais fatores que levam ao abandono de carrinhos. E, é claro, te dar 4 estratégias para que seu e-commerce reduza essa taxa.
Como já comentamos, é esperado que uma parcela dos visitantes de seu e-commerce abandone carrinhos de compras. Assim como na loja física muitos clientes entram apenas para “dar uma olhadinha”, no e-commerce o mesmo acontece.
Porém, mesmo abandonado, um carrinho de compras é um dado importantíssimo sobre a intenção de compra de um consumidor. Por isso, deve ser aproveitado.
Para utilizar essas informações de forma estratégica, é preciso analisar todas as etapas do processo de compra em seu e-commerce. Com essa análise, é possível entender o que faz o cliente a abandonar um carrinho.
Pensando nisso, a seguir vamos falar sobre os motivos que levam possíveis clientes a desistirem de fechar uma compra.
Quer entender quais estratégias deve aplicar para contornar essas barreiras? Confira a seguir.
Segundo um estudo realizado pelo Baymard Institute com e-commerces americanos, exigir a criação de uma conta/cadastro apareceu como o segundo principal motivo de abandono de carrinhos, com 28% das respostas.
Por isso, se seu e-commerce exige dos clientes um cadastro complexo, isso com certeza pode estar prejudicando seus resultados em vendas.
Além disso, exigir o cadastro antes da finalização da compra também pode ser um impeditivo para a concretização da venda.
Sendo assim, analise formas mais simples de identificar o cliente, como o login social, por exemplo. É possível fazer o login com informações de outras plataformas como e-mail ou facebook de forma muito mais prática e rápida.
Caso o login social não seja uma opção, avalie formas de aproveitar os dados de compra para o cadastro do cliente. E nada de pedir mais informações do que realmente precisa, ein? Cadastros enormes com certeza espantam os clientes de seu site.
Assim como existem clientes que analisam os produtos diversas vezes antes de realizar uma compra, existem outros que querem comprar na hora e receber seus produtos o mais rápido possível.
Nesse contexto, o frete é um dos principais fatores que podem fazer com que os clientes desistam da compra – ainda segundo o estudo do Baymard Institute, o frete liderou o motivo de abandono de carrinhos, com 50% das escolhas.
Portanto, por conta do alto custo ou pelo prazo de entrega demorado, seu e-commerce precisa analisar estratégias de frete. Principalmente com a chegada da Black Friday 2020, trazendo a expectativa de ser a melhor data para o e-commerce na década.
Uma boa alternativa pode ser o frete grátis para compras a partir de determinado valor. Dessa forma, você incentiva os clientes a realizarem compras em um ticket médio melhor e também resolve uma das dores da compra online.
Ainda que grande parte da população tenha se digitalizado durante esse ano, as compras online enfrentam o obstáculo da insegurança por parte de quem compra, principalmente com relação aos meios de pagamento.
E quando essa insegurança é reforçada por um erro ou problema no site, aí fica muito mais difícil reconquistar o cliente perdido.
Por isso, como estratégia para reduzir o abandono de carrinhos, garanta que sua loja tenha a melhor performance possível, bem como um ambiente seguro e transparente para a realização dos pagamentos.
Veja alguns dos itens que podem comprometer a confiança de quem navega, portanto, que deve evitar ao gerenciar um e-commerce na prática:
Até agora, falamos em estratégias que pode realizar em seu e-commerce na prática para evitar o abandono de carrinhos.
Porém, como sabemos, é praticamente impossível zerar essa taxa. Por isso, também é necessário agir depois que isso já aconteceu.
O remarketing e o retargeting são duas estratégias valiosas de marketing digital para reconquistar quem já esteve em sua loja.
No remarketing, a estratégia é o envio de e-mails com incentivos, pouco tempo depois de acontecer o abandono de carrinho. O ideal é que envie mais de um e-mail e também que o conteúdo entregue algum benefício que incentive a compra.
Por exemplo:
15 minutos após o abandono de carrinho sua empresa pode enviar um e-mail com um cupom de desconto para a finalização da compra.
Já no retargeting, a mídia paga é a ferramenta de incentivo desses clientes. Por exemplo: quando pesquisa por algum produto e logo depois recebe anúncios semelhantes no Google, Facebook, etc. Esses anúncios são um tipo de retargeting.
Incentivando por e-mail ou com anúncios focados, é fundamental resgatar quem já demonstrou interesse por seu(s) produto(s).
Agora que já conhece essas estratégias, com certeza terá resultados de vendas muito melhores em seu e-commerce.
Por isso, temos outra dica valiosa para sua loja virtual! Já ouviu falar em automação no e-commerce? Confira tudo sobre o assunto neste artigo completo.