De acordo com a Gatehouse, uma agência de endomarketing no Reino Unido, identificou os desafios da comunicação interna em empresas.
Chamada State of the Sector, a pesquisa abarcou mais de 300 organizações em 70 países. Dentre as organizações, um terço delas contava com mais de 10 mil colaboradores, enquanto 46% possuíam entre mil e 10 mil funcionários.
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As 5 principais atividades apontadas pelos pesquisados foram, respectivamente:
Enquanto as 3 formas mais citadas sobre como as empresas realizam seu planejamento em comunicação interna foram:
No entanto, um dado preocupante: 20% das empresas não realizam acompanhamento das atividades planejadas para comunicação interna.
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De acordo com os resultados apontados pela pesquisa, é possível levantar 5 dos principais desafios para a realização de uma comunicação interna efetiva e eficiente nessas corporações.
Bem como identificar caminhos para a melhoria desse cenário. Vamos a eles:
A pesquisa mostrou que a maior parte das empresas ainda investe em poucos recursos. Ou, então, investe de maneira pouco estratégica. Por exemplo, não estabelece rotinas de acompanhamento para alcance de resultados.
Diante deste cenário, é preciso voltar as energias para dois pontos:
A princípio, esse convencimento deve ser amparado por dados. Para isso, busque cases de outras empresas, pesquisas de mercado, pesquisas internas etc.
Isto é, defina metas por período, realize o acompanhamento das ações e verifique sistematicamente os resultados parciais.
Dessa forma, é possível rever estratégias sempre com o timing certo. A fim de evitar a perda de investimento, de tempo, esforços e, principalmente, de que você desvie do caminho para alcance dos objetivos principais.
Geralmente, a equipe de comunicação interna não consegue fazer com que o restante da empresa entenda e pratique a estratégia e os valores da empresa.
No entanto, um modo de vencer esse desafio é construir missão, visão, valores e estratégia de atuação.
Para isso, envolva o máximo possível de colaboradores em todo o processo.
Assim, irão se sentir parte atuante e responsáveis pelas estratégias. Além de compreender e assumir a importância do papel que exercem dentro da cultura organizacional.
Apontado por quase 60% dos entrevistados, é bastante comum no mundo corporativo o “não se fazer entender” por parte dos cargos de alto escalão.
E ainda apenas 30% dos profissionais de comunicação interna disseram incluir estratégias para melhorar essa habilidade em seus chefes.
Portanto, algumas formas para resolver esse problema são:
Outro importante desafio da comunicação interna levantado foi “falar a mesma língua do colaborador”.
Mas para que isso seja possível, é preciso, antes de mais nada, conhecer ao máximo cada membro das equipes.
Todo colaborador, mesmo dentro de empresas gigantescas, precisa ser atendido, ouvido e compreendido. É preciso trabalhar ações contínuas que estimulem a sensação de pertencimento e protagonismo em cada um.
Ou seja, aplique dinâmicas, ações colaborativas e ativismo social. Além de oferecer feedbacks contínuos e uma comunicação individualizada nos momentos importantes de suas vidas.
Para realizar todas essas ações de forma organizada e estratégica, é necessário o uso de ferramentas tecnológicas que apoiem os processos e permitam controle e alcance em larga escala.
Por exemplo, imagine o desafio de uma empresa com milhares de colaboradores em diferentes sedes.
Como fazer para que todos estejam alinhados quando à cultura organizacional e ainda estimular sistematicamente o sentimento de pertencimento nessas pessoas?
Além do uso já tradicional dos canais digitais, como o envio de e-mails, empresas de todos os portes podem investir em soluções de relacionamento inteligente e omnichannel. Dessa forma, é possível organizar e centralizar as comunicações por diferentes meios.
Além disso, também é possível realizar campanhas de forma estratégica por diferentes canais.
Ou seja, posicionando os times sobre tudo o que é necessário. Desde situações simples do dia a dia, como um aviso geral sobre banco de horas, até campanhas mais complexas sobre uma mudança estratégica de posicionamento no mercado, por exemplo.
Dessa forma, facilita o processo para medir o alcance e efetividade dessas interações através de relatórios completos. Isto é, apoio para tomadas de decisão sobre os rumos da comunicação interna na empresa.
E para você? Quais os desafios da comunicação interna de sua empresa?
Precisa de apoio para realizar uma análise de cenário e entender como a tecnologia poderá apoiar e evoluir suas ações de endomarketing?
Então, converse conosco. Nós queremos ser o seu parceiro nesta jornada!