Em todo o mundo, o WhatsApp já alcançou a marca de 2 bilhões de usuários ativos. Esses números só comprovam que o aplicativo é uma ótima plataforma para as empresas manterem o relacionamento com o cliente.
Como resultado desse dado, é que empresas estão usando cada vez mais o WhatsApp no atendimento ao cliente e descobrindo maneiras eficazes de alcançar novos clientes.
Dessa forma, o aplicativo de mensagens conectado com suas estratégias de marketing pode trazer resultados eficientes para seu negócio.
Mas realmente dá para utilizar o WhatsApp para colocar em prática as estratégias de Atendimento ao cliente?
Sobre isso que falaremos a seguir.
Mais de 80% das pequenas empresas no Brasil afirmam que o WhatsApp ajuda na comunicação com seus clientes e com o crescimento de seus negócios.
Além disso, o WhatsApp coloca sua empresa ao alcance do cliente. Isso porque é um aplicativo fácil de usar.
O mesmo faz parte da rotina das pessoas e é usado pelos mais variados perfis de consumidor.
Com a comunicação via WhatsApp fica mais fácil manter o relacionamento com o cliente, pois é usada pela maior parte de usuários de smartphones do que outros canais.
Você poderá se aproximar dos clientes, mostrando-se disposto a ajudar, tirando dúvidas e até mesmo pedindo feedbacks a respeito dos seus produtos ou serviços.
Essa proximidade auxilia na geração de confiança em meio aos clientes, o que contribui como fator de fidelização.
Lembre-se de que fidelizar um cliente é tão ou mais importante do que conquistar um novo! Não jogue essa oportunidade fora.
Sendo assim uma das grandes vantagens do Whatsapp no atendimento ao cliente é a troca instantânea de informações.
Principalmente para a equipe de atendimento, pois um atendente pelo telefone não pode falar com dois clientes ao mesmo tempo, mas, com o aplicativo, isso é possível.
Em 2018, o MessengerPeople e a instituição de pesquisa alemã YouGov conduziram um estudo representativo avaliando como os consumidores se sentem sobre o atendimento ao cliente por meio de aplicativos de mensagens.
Como parte do estudo, a MessengerPeople usou extensos dados internos de mais de 1.600 clientes em todo o mundo para desenvolver uma série de dicas de atendimento ao cliente, para ajudar as empresas a oferecer o melhor atendimento via WhatsApp possível.
Os resultados do estudo realizado pela MessengerPeople e YouGov mostram que os consumidores estão fazendo escolhas mais conscientes do que nunca sobre como se comunicar com as empresas, e que estão optando deliberadamente por aplicativos de mensagens.
Agora, as empresas precisam aprender a oferecer uma comunicação efetiva com o cliente nesses canais.
Com o crescente uso do WhatsApp para fins comerciais e de atendimento ao cliente, separamos alguns dos fundamentos de um bom atendimento através de uma plataforma de atendimento digital:
Antes de integrar o WhatsApp aos seus canais de atendimento, é preciso planejar a estratégia a ser usada na plataforma.
Estimar o volume de atendimentos que serão realizados através do aplicativo, definir a equipe responsável pelo canal e entender como os usuários interagem na plataforma.
Principalmente saber qual canal é mais efetivo e em qual deles seu cliente está, vai tornar a sua comunicação ainda mais assertiva.
Além disso, é preciso ter em mente que apenas a adoção da ferramenta como um novo canal de atendimento não garantirá a melhoria do relacionamento da sua empresa com seus clientes.
É preciso construir uma relação forte nos demais canais utilizados pela empresa e garantir a integração entre todos eles, de modo a oferecer um atendimento omnichannel.
Observamos no atual cenário, uma crescente busca das plataformas de atendimento por parte das empresas, para continuarem o relacionamento com o cliente e principalmente as vendas.
Mas é preciso estar atento ao conteúdo e a frequência de envio das mensagens.
Com o WhatsApp é possível automatizar o envio de mensagens, mas é preciso tomar cuidado para não promover spam.
Envio excessivo de mensagens e conteúdo inadequado (como promoções) podem levar ao bloqueio da conta, seja por um determinado período ou definitivamente.
Diferente de modelos de chat tradicionais, o WhatsApp oferece uma gama de recursos que permitem agregar informação ao atendimento como voz e imagem, além do texto..
Envie imagens para ilustrar seus produtos, vídeos com tutoriais que possam ajudar o cliente com algum problema.
Solicite uma foto ou vídeo ao seu cliente para entender o defeito encontrado em algum produto, e muito mais possibilidades que podem ser desenvolvidas exclusivamente para o seu negócio.
Você já deve ter ouvido falar muito dos chatbots, e um dos ganhos ao adotá-los é dar mais agilidade no atendimento ao cliente.
Além disso, adotar uma solução para automatizar o fluxo conversacional – como os chatbots – ajuda a proporcionar um atendimento 24/7, sem interrupções, mais assertivo e personalizado.
Por fim, o WhatsApp no atendimento ao cliente permite que as empresas enviem informações que eles esperam, respondam às perguntas feitas no canal e forneça suporte imediato para os clientes de forma dinâmica.
Logo, isso possibilita que o canal seja visto dentro do contexto da operação inteira. Assim, facilita não só a gestão do canal como o da operação como um todo.
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