Conheça o que são os chatbots com inteligência artificial e quais as vantagens de utilizá-los no atendimento da sua empresa!
Com o avanço da transformação digital, as tecnologias se desenvolvem cada vez mais. Além disso, empresas de diferentes portes e setores, estão se adequando para fazer parte deste cenário.
Os chatbots com Inteligência Artificial são uma dessas que estão em ascensão. De acordo com um estudo da IBM Institute for Business Value, 94% das empresas que usam assistentes virtuais já recuperaram o valor investido.
Não só isso! Segundo o Mapa do Ecossistema Brasileiro de Bots 2020, 2,2 bilhões de mensagens foram trocadas em conversas com bots por mês.
Sendo assim, a tendência é que aumente ainda mais os atendimentos que utilizam os chatbots com inteligência artificial. Mas você sabe o que são essas tecnologias? Não? Vamos te mostrar neste texto tudo o que você precisa saber para aplicá-las na sua empresa.
Boa leitura!
A primeira etapa é entender o que são os famosos chatbots. A definição é simples: são softwares que simulam diálogo humano em perguntas pré definidas. Por isso, na maioria das vezes, são aplicados em processos repetitivos para otimizar o tempo da equipe de atendimento.
No entanto, dependem de um programador para criar o fluxo da conversa e corrigir eventuais erros.
Já a Inteligência Artificial é um campo da computação em que as máquinas aprendem sozinhas através da análise de dados. Sem nenhuma interferência humana. Como se fosse semelhante a nossa mente.
Você pode estar se perguntando se, então, as duas tecnologias são coisas diferentes e se não atuam juntas.
Mas, pelo contrário! Os chatbots e a inteligência artificial são complementares. Ou seja, apesar de ser possível utilizá-los separadamente, é através da união dos dois que as conversas ficam mais próximas de um atendimento humano.
Isto é, são capazes de resolver problemas complexos sem que seja necessário um operador disponível.
Dessa forma, os atendimentos são personalizados de acordo com as respostas e o comportamento de cada um. Por exemplo, na comunicação interna de uma empresa, é possível perguntar ao funcionário o seu CPF. E, automaticamente, verificar se é compatível com a base de dados para prosseguir com as informações.
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Existe uma grande chance dos operadores esquecerem algum dado ou deixar passar uma informação. Afinal, somos seres humanos e estamos suscetíveis a falhas.
No entanto, através de um chatbot com inteligência artificial, todos os dados são armazenados para utilizar em atendimentos futuros. Sem que haja o risco de algum erro acontecer.
Com essas tecnologias, é possível garantir a excelência nas respostas. Ou seja, todas as informações serão repassadas da mesma forma para os clientes, sem que os dados entrem em conflito.
Além disso, são desenvolvidos para que sejam, de fato, o mais semelhante possível a um diálogo humano. Isto é, mantendo os valores da empresa no “tom de voz” adequado para cada público.
É claro que para utilizar os chatbots com inteligência artificial, é necessário um investimento por parte da empresa. Mas assim como falamos no início deste texto, quase 100% das empresas conseguem retorno financeiro do valor investido.
Isso porque é possível reduzir as equipes e direcioná-las para funções mais estratégicas. Enquanto os bots atuam no atendimento.
Com a agilidade no atendimento e o grande potencial de análise de dados, é possível impulsionar as vendas e aumentar a receita. Ou seja, ao criar campanhas de marketing, analisar as informações de cada potencial cliente para que a equipe responsável possa entrar em contato.
Quer saber como implementar chatbots com inteligência artificial na sua empresa? Converse com os nossos consultores especialistas!