As instituições financeiras investem cada vez mais em tecnologias. Saiba como criar chatbot para bancos e suas vantagens.
O processo de digitalização tem sido cada vez mais comum em várias empresas, das mais diferentes áreas. E com as instituições financeiras isso não é diferente, já que o setor é um dos que mais busca inovações tecnológicas. Por isso, confira como criar chatbot para bancos e as principais vantagens dessa funcionalidade.
Para conhecer melhor sobre essa ferramenta, é importante saber, antes de tudo, o que é um chatbot. O chatbot é um software usado para gerenciar as conversas com os clientes. Além disso, o robô interage com os consumidores que entram em contato com a sua empresa e, quando bem instalado, ele ainda consegue usar a inteligência artificial para deixar as conversas fluidas e humanizadas.
Dessa maneira, as interações são mais assertivas, com rapidez e objetividade, e as conversas são sempre bem estruturadas para solucionar as dúvidas e facilitar o contato, independente do canal que a sua empresa utiliza.
Uma boa pedida, não é mesmo? Confira agora como essa funcionalidade pode ser utilizada por um banco.
Os chatbots já são muito usados pelos bancos, tanto é que, segundo a Federação Brasileira de Bancos (FEBRABAN), o número de interações entre clientes e bots ultrapassou os 248 milhões, um aumento de 212% em relação ao ano anterior. Sem contar que, atualmente, 75% das interações entre consumidores e bancos já são feitas de maneira digital. Dessa forma, confira as quatro principais utilidades para o dia a dia de um banco.
Os bots podem ser usados para responder aquelas perguntas mais comuns, as populares FAQs. Dessa forma, você consegue programar o seu software para que ele resolva esses problemas e deixe as situações mais complexas para o seu time de atendimento interagir.
Extrato, saldo, pagamentos, faturas, esse tipo de movimentação financeira pode ser muito bem resolvida com o uso de chatbot. Já que ele pode confirmar as informações de identificação do cliente e responder a essas solicitações.
Após um atendimento, o bot pode fazer as pesquisas de satisfação. Dessa forma, você consegue coletar dados para o setor e, ainda por cima, pode usar as respostas para aperfeiçoar o trabalho do robô.
Um bom uso é durante uma etapa antes da entrada do atendente humano. O chatbot pode coletar as informações de cadastro, entender qual é o problema e, se preciso, encaminhar o consumidor para a equipe responsável resolver a questão.
Agora que você sabe onde e como usar o chatbot na sua empresa, confira os principais benefícios que essa ferramenta oferece para o seu setor.
Uma das principais vantagens para quem usa os chatbots é a redução do tempo de espera e, praticamente, a extinção das filas. Afinal, os robôs são capazes de responder e solucionar diversos atendimentos, tudo ao mesmo tempo, de forma veloz, fluida e humanizada.
Como mencionamos, são milhares de atendimentos diariamente nos setores de atendimento dos bancos. Imagina só se tivesse que contratar um atendente para cada chamada? Seria impossível.
Dessa forma, com os bots, há uma redução nos custos e ainda é feita uma otimização da demanda dos seus colaboradores, já que é uma equipe enxuta e especializada para resolver as chamadas.
Com o uso de chatbots para bancos, é possível ampliar o número de canais de atendimento. O que, além de dar mais possibilidades de contato aos consumidores, melhora a experiência do cliente. Com essa solução, você centraliza o recebimento das respostas e facilita o trabalho da sua equipe.
O principal benefício trazido pelos chatbots, sem dúvidas, é um serviço de atendimento muito melhor. Já que, na maioria das vezes, o cliente consegue solucionar os problemas com muita rapidez o que, mais uma vez, melhora a experiência e contribui para avaliações positivas e a fidelização dos consumidores.
Para você se inspirar e ter ainda mais provas da eficiência do uso dos robôs, confira alguns cases de sucesso dentro desse mercado.
Um dos mais conhecidos chatbot para bancos é o case do Bradesco, com a Bia. Esse bot consegue atender de forma natural, respondendo a diversos tipos de dúvidas dos clientes. Além disso, o robô atende cerca de 30 milhões de consumidores por mês, nos mais diferentes canais, como WhatsApp, Apple Business Chat e assistentes virtuais, como Alexa e Google Assistente.
O Bank of America é um dos maiores bancos dos Estados Unidos e, em 2018, lançou o chatbot Erica. Essa assistente virtual de texto e voz auxilia os clientes a tomarem suas decisões. Desde a sua criação, já foram mais de 150 milhões de chamados atendidos.
Outro banco americano, o Capital One, lançou o Eno. Esse chatbot ajuda os clientes a gerenciar contas e transações via celular. O diferencial dele é a inteligência artificial, que consegue entender mais de 2 mil maneiras de se fazer uma mesma pergunta.
Agora que você conhece todas essas referências, chegou a hora de criar o bot para o sue banco.
De uma forma geral, o chatbot funciona de duas maneiras: com conversas pré-programadas e automatizadas com mensagens bem definidas ou por meio da Inteligência Artificial, que se aprimora a cada contato.
No primeiro caso, os diálogos seguem fluxos programados pelo seu time. Com uso da Inteligência Artificial, a cada novo atendimento, a ferramenta melhora a forma de conversar e orientar os clientes, deixando as conversas fluidas, assertivas e rápidas.
Desse modo, com todas as opções, você pode criar o chatbot do jeito que for mais simples. Para facilitar o seu trabalho, pode contar com a ajuda de empresas especializadas no assunto, como a New Way!
A New Way oferece o Mktzap para os bancos. Ele é uma solução digital que permite integrar em um mesmo painel diversos canais digitais, como Instagram, WhatsApp, Facebook, Telegram, E-mail, SMS e Chat.
Com esta solução de atendimento digital com chatbot, você consegue unificar o atendimento ao cliente em um mesmo painel, deixando o trabalho da sua equipe mais tranquilo e fácil. Dessa maneira, é possível notar agilidade no processo de Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC).
Além disso, o Mktzap é ideal para empresas pequenas, médias e grandes e possui planos de adesão acessíveis para públicos variados. Não deixe seus clientes esperando, aproveite essa oportunidade para melhorar o seu atendimento com o uso de chatbot para bancos. Entre em contato com um de nossos consultores e solicite uma cotação.