Se sua marca ainda não possui uma central de atendimento, você pode estar perdendo clientes. Veja alguns motivos para criar esse setor na sua empresa.
Conforme as empresas vão crescendo, a criação de uma central de atendimento se torna inevitável. Esse setor é uma das principais áreas da empresa, pois é ele que faz a ponte entre os clientes e a sua marca.
Assim, ao criar uma conexão com os consumidores, é possível resolver problemas, tirar dúvidas, melhorar processos e, consequentemente, aumentar a satisfação dos clientes e a receita da empresa.
Contudo, alguns gestores não sabem o momento certo de criar uma central de atendimento e demoram demais a formalizar esse setor, deixando equipes sobrecarregadas e gerando insatisfação e demora na solução de problemas.
Uma central de atendimento não deve ser apenas um setor em que as mensagens chegam. É preciso que haja uma estratégia, dividindo os contatos por interesses sempre em busca de aprimoramento das relações.
Você pode dividir sua central por canais de atendimento, tipos de contato — como reclamação, dúvidas, problemas com pagamento —, mas é fundamental que toda equipe esteja integrada e que haja uma única linguagem e tom de voz na comunicação.
Confira 4 motivos para investir nesse setor.
Pior do que deixar o cliente insatisfeito é não atende-lo. Pois, na era da internet, a maioria dos consumidores conhecem seus direitos e sabem do poder da internet para criticar uma empresa.
Assim, quando você cria uma central de atendimento, você aumenta a capacidade de atendimento e, consequentemente, a credibilidade da sua marca.
Mesmo que nem todos os chamados tenham 100% de satisfação ou resolução, o cliente precisa saber que foi ouvido e que a crítica dele importa.
Outra vantagem da central é que ela organiza e agrupa as demandas e todas as interações em um só lugar ou na mesma equipe.
Assim, independentemente do canal de comunicação de abordagem, toda a equipe poderá ter acesso às informações e andamento de uma solicitação.
Por isso, nesse caso, utilize a tecnologia ao seu favor. Com o uso de chatbots, é possível conectar todos os canais em um único painel, facilitando assim o acesso as informações.
Uma das métricas das centrais de atendimento deve ser o tempo de atendimento e a resolução dos problemas. Sem essa área organizada, há pouca mensuração de resultados e muitas vezes o consumidor não é atendido.
Há casos em que o time de atendimento se dedica apenas às dúvidas e considerações de consumidores e deixam de lado reclamações legítimas e dúvidas importantes dos usuários que ainda não são clientes.
Muitas empresas ignoram a importância de uma central de atendimento. Além de solucionar problemas e dúvidas pontuais, esse setor é o melhor local para encontrar informações sobre o seu produto ou serviço.
Por vezes, áreas de inovação, marketing e vendas ficam analisando dados sobre o que é preciso melhorar, mas nada melhor que o feedback dos seus clientes para entender o que eles gostam e o que deve ser otimizado.
Portanto, criar uma central de atendimento é mais do que agrupar pessoas em um único lugar para que os colaboradores recebam ligações e contatos. O processo deve ser ativo para garantir que toda dúvida seja resolvida e toda reclamação recebida.
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