O atendimento digital está ganhando cada vez mais espaço em instituições de ensino e outros segmentos devido à praticidade e agilidade na hoje de realizar a comunicação. Saiba quais as vantagens para seu negócio!
É fato que a tecnologia está facilitando muitos processos dentro de instituições de ensino, e o atendimento digital é uma das frentes que devem ser ressaltadas.
Afinal, com o uso da internet surgiram diversos canais de comunicação que as pessoas passaram a adotar mais do que o telefone.
Por exemplo, é o caso do uso das mídias sociais, aplicativos de mensagens, e-mails, SMS, entre outros. Devido à popularização e facilidade do acesso, os hábitos de relacionamento mudaram e é preciso adaptar qualquer negócio.
Assim, para garantir uma experiência do cliente positiva em todos os processos, adote o atendimento digital na estratégia tanto de vendas como também na central de ajuda para pais e alunos. Você verá muita diferença!
Por isso, neste texto, vamos falar da vantagem do atendimento digital em instituições de ensino. Isto é, como seu negócio pode se beneficiar do uso de novos canais para atrair, engajar e encantar todos seus públicos.
Leia também: Mas afinal, o que é atendimento digital?
São diversas vantagens em adotar o atendimento digital para sua instituição. Mas aqui vamos destacar as principais:
É fato que com o uso da internet e aplicativos as pessoas, em geral, passaram a ficar cada vez mais imediatistas. Por isso, quanto mais rápido um serviço for prestado, por exemplo, melhor.
Assim, ter um atendimento rápido é fundamental para conquistar mais clientes, e isso não é diferente nas instituições de ensino. Afinal, quando um aluno ou responsável liga por alguma questão, é importante que seja realizado de maneira ágil e fácil.
Portanto, contar com canais digitais como WhatsApp, Facebook Messenger, entre outros, dá a liberdade para seu cliente escolher por onde quer entrar em contato.
Além do que, o atendimento digital, ao contrário do telefone, nunca fica ocupado! O que garante que a resposta chegue mais rápido e o seu cliente não perca tempo em uma linha congestionada.
Com a ajuda de tecnologias como os chatbots, sua instituição se torna disponível aos pais ou alunos, além do período comercial.
Isso porque, como dissemos anteriormente, as pessoas estão cada vez mais imediatista e, às vezes, só conseguem parar para resolver certos assuntos após o trabalho.
Dessa maneira, oferecer atendimento digital permite essa disponibilidade – que faz total diferença na hora de se destacar no mercado. Pois o cliente escolhe quando pode falar com sua instituição para resolver suas pendências.
Todo processo que pode ser facilitado, deve ser facilitado! Hoje o WhatsApp, por exemplo, é o aplicativo mais utilizado por brasileiros, segundo estudo do Grupo Croma. Muito das atividades que realizamos no nosso dia a dia é feito por esse canal. Não é mesmo?
Com toda a certeza, oferecer essa e outras opções de atendimento digital pode agilizar processos e tornar a vida do seu cliente muito mais fácil.
Assim, de novo, estamos falando de uma grande vantagem perante o mercado, já que geralmente é sempre solicitado envios de documento por e-mail – o que pode demorar, devido à disponibilidade de tempo da pessoa.
Com o uso dos chatbots, a automação de perguntas frequentes no atendimento digital transforma a vida tanto de pais e alunos quanto dos funcionários que têm a responsabilidade de solucionar questões.
Afinal, é possível que o bot seja programado para responder às principais perguntas, enviar documentos e redirecionar o usuário para outras áreas sem a ajuda humana.
Com isso, é realizado o autoatendimento e seu time de profissionais pode focar em atividades mais estratégicas.
Segundo uma pesquisa da Microsoft, os entrevistados comentaram que costumam usar de 3 a 5 canais diferentes para se comunicar com uma empresa. E aqui entra a questão de oferecer liberdade e comodidade ao seu público.
As instituições de ensino que disponibilizam apenas e-mail e telefone para contato já estão ficando para trás. Pois é preciso estar onde seu público está, com atendimento digital de excelência em todos as frentes.
Quanto mais fácil seu negócio for encontrado, maiores são as chances de sucesso!
Um ponto bastante interessante quando usamos o atendimento digital é a oportunidade de envio de campanhas. Isso pode ser feito para toda sua base de alunos, pais, professores, funcionários e qualquer público de interesse.
Assim, de uma só vez, é possível que você trace estratégias para cada grupo de pessoas com uma finalidade definida.
Por exemplo, envio de promoções na matrícula para pais, informativos sobre mudança para funcionários, alertas sobre liberação de notas etc.
E o mais legal que tudo isso pode ser via WhatsApp – o que, como comentamos anteriormente, facilita para muitas pessoas.
Com toda a certeza o atendimento é uma das portas de entrada de qualquer instituição de ensino – dependendo da experiência provocada, o futuro cliente pode optar por não seguir com você.
Por isso, além de implementar o atendimento digital, é preciso que o relacionamento seja feito com excelência em todos os canais que estiver presente. E isso só é possível, com agilidade, por meio de tecnologias que auxiliem esse processo.
É o caso de plataformas de relacionamento digital. Aqui na New Way temos o MKTZAP que oferece chatbots e automações de processos. Além de organizar em um único painel todos os canais de entrada.
Dessa forma, seus atendentes terão todos as conversas organizadas – independente da porta de entrada do usuário.
Além do que, você acompanhará as métricas de atendimento, planejar disparos de campanhas automáticas bem como desfrutar de todas as vantagens que comentamos acima.
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