O atendimento automatizado, feito através do chatbot, ajuda a otimizar operações da rotina e gera oportunidades de negócio
Para acompanhar a mudança de comportamento dos clientes e dar uma boa experiência, empresas de todos os portes e segmentos passaram a investir na tecnologia para melhorar seus processos. E um destes é o atendimento.
Hoje, é comum encontrar páginas nas redes sociais e sites que interagem com seus clientes e usuários de forma automatizada. Essa experiência de atendimento agrega valor às empresas pois melhora a satisfação do cliente.
Afinal de contas, quem é que gosta de passar horas em uma fila de espera para ser atendido? A resposta é muito fácil.
Então foi justamente para diminuir a recorrência destas situações que surgiram os robôs de autoatendimento, também conhecidos como chatbots. Configurados para agir como uma pessoa, dão respostas mais rápidas e eficientes aos clientes.
No entanto, alguns empreendedores têm dúvidas sobre a utilização do chatbot. Uma das mais comuns é: quantos clientes é possível atender?
Mas, para responder a essa pergunta, primeiro é preciso saber os motivos pelos quais esse tipo de atendimento é importante.
Você já deve estar cansado de saber as vantagens de um bom atendimento. Mas não custa nada lembrar! Sem muito esforço, nós podemos citar pelo menos três motivos para você usar bots:
Diminuir o tempo de atendimento é importante porque mostra que sua empresa se importa com cada pessoa que entra em contato. Além disso, demonstra preocupação com os clientes.
Mas isso não significa que o tempo de resposta é o mais importante de tudo. Também é fundamental ter as respostas certas para cada pedido.
Por isso é importante usar plataformas de atendimento que permitam configurar o robô e prepará-lo para diversas situações. Assim, ele poderá resolver tudo em questão de minutos, tornando o atendimento mais ágil e eficiente.
Se a plataforma contar com Inteligência Artificial, como o MKTZAP, melhor ainda! Já que o bot pode aprender com as interações e melhorar ainda mais a experiência.
E que tal conseguir dois benefícios de uma só vez? Usar bots de atendimento traz uma série de benefícios. O primeiro deles é o aumento da produtividade.
Com uma plataforma de atendimento automatizado, é possível guardar informações trocadas com clientes. Com base em uma análise do histórico de dados, você pode:
Além disso, há a possibilidade de reduzir custos após a implementação do atendimento automatizado, já que o recurso pode substituir o esforço de trabalho humano. Assim, é possível realocar os investimentos para áreas mais estratégicas.
Philip Kotler, um dos maiores nomes do Marketing e Vendas da história disse uma vez:
“Conquistar novos clientes custa de 5 a 7 vezes mais do que manter os já existentes”.
Embora saibamos a necessidade de conquistar novos clientes, também é fundamental pensar naqueles que já são nossos compradores.
Mas você sabia que usar bots também ajuda a fidelizar os clientes?
Os motivos para isso vão além da satisfação no contato com a empresa. Uma boa plataforma que gera relatórios de atendimento, é capaz de usar as informações para criar ações de relacionamento melhores.
Dessa forma, surgem muitas possibilidades:
Mas agora que já citamos três motivos para investir no atendimento automatizado, vamos à pergunta de 1 milhão de reais!
Um dos motivos para usar o bot é poder oferecer suporte e atendimento 24h. Isso por si só já é uma grande vantagem frente ao atendimento humano. Mas será que é possível medir quantas pessoas podem ser atendidas ao mesmo tempo por um robô?
A resposta para essa dúvida está relacionada aos recursos disponíveis em uma plataforma de atendimento.
Isto é, quando você contrata uma boa ferramenta que oferece recursos como:
Como é o caso do MKTZAP, é impossível mensurar a quantidade de clientes que serão atendidos.
E isso é uma resposta positiva porque significa que a sua empresa não terá uma limitação de produtividade!
Veja o caso da Bothanica Mineral. A empresa já fazia o uso de bots de atendimento, mas, ao contratar o MKTZAP, viu os números crescerem como nunca. Em apenas oito meses utilizando a plataforma, a empresa conseguiu dobrar o número de atendimentos realizados.
Mas não são apenas os números de atendimentos que podem crescer. Com o MKTZAP, também é possível qualificar o atendimento através da análise de relatórios e aumentar as vendas.
Foi o que fez o Resort Terra Parque. Usando os relatórios do MKTZAP e os bots para melhorar o atendimento dos operadores, a empresa teve aumento de 50% na produtividade, o que significa mais vendas de pacotes de viagem e crescimento de receita.
E você, vai perder a chance de transformar a sua empresa em uma máquina de vendas?
Venha conhecer a plataforma que pode te ajudar. Deixe seus dados abaixo que um dos nossos consultores vão entrar em contato o mais rápido possível!