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Chatbots

Atendimento automatizado no varejo: descubra as vantagens

Entenda como o atendimento automatizado no varejo pode revolucionar o relacionamento com os clientes!

New Way

24 de Fevereiro de 2021

Não é novidade que o WhatsApp é um dos aplicativos mais utilizados pelos brasileiros. E está presente em 99% dos smartphones do país.

Por isso, a nossa forma de consumo foi alterada. Afinal, é muito mais simples fazer uma compra através do celular do que nos deslocar de casa até a loja.

Mas para que as marcas consigam atender o público de forma eficaz, é preciso de algumas inovações. E uma delas é o atendimento automatizado.

Isso porque o segmento de varejo atende diretamente o consumidor final. Sendo assim, é essencial manter boas relações com cada um dos clientes.

Por essa razão, o assunto deste texto é te mostrar a importância do atendimento automatizado no varejo. Confira como aplicar essa tecnologia no seu negócio!

Leia também:

Atendimento por WhatsApp para varejo: saiba o que fazer e o que não fazer

O que é atendimento automatizado?

Antes de tudo, é importante entender o que é o atendimento automatizado. É bem simples!

Sabe aqueles atendimentos sem nenhuma interação humana? É isto! Ou seja, são atendimentos que utilizam das tecnologias de Chatbot e Inteligência Artificial.

Essas funcionalidades já estão presentes há algum tempo no nosso dia a dia. E estão cada vez mais ganhando espaço garantindo a satisfação dos clientes.

Afinal, temos os nossos problemas resolvidos com muito mais facilidade e rapidez.

E para você entender mais sobre essa tecnologia, recomendamos a leitura:

O que é chatbot? Entenda de vez o conceito e como funciona

Por que devo investir em atendimento automatizado?

Agora que você já entendeu o que é o atendimento automatizado, vamos te explicar as vantagens de utilizá-lo no varejo. Vem conferir!

Atendimento 24/7

Já imaginou chegar na segunda-feira de manhã sem milhares de mensagens acumuladas?

Através do atendimento automatizado isso é possível! Ou seja, com os chatbots é possível configurar respostas para as perguntas mais frequentes. Dessa forma, os clientes obtêm respostas instantâneas sobre as suas dúvidas. Independente do horário em que ele entrar em contato.

qualificação de leads

Informações sobre as compras

Se você optar por uma plataforma de atendimento, a melhor opção é uma que ofereça integração com outros sistemas. Por exemplo, CRMs e ERPs

Dessa forma, os consumidores podem ter informações sobre o status da sua compra. Por consequência, diminui a quantidade de atendimentos com dúvidas sobre a localização do pedido. Ou então sobre prazos de entrega.

Padronização das mensagens

O atendimento automatizado permite que você padronize as mensagens enviadas aos clientes. Dessa forma, é possível garantir que todos vão receber a informação correta e com o mesmo tratamento entre eles.

Mas para isso é importante que você estude o perfil do seu consumidor. Isso porque você deve utilizar a linguagem certa para o seu público.

Caso contrário, o receptor da mensagem pode entender errado e causar novos problemas.

Redução de custos

Com todos os tópicos acima, você já pode ter percebido que o atendimento automatizado pode reduzir uma equipe de atendimento.

E essa é exatamente uma das maiores vantagens dos chatbots. A partir de respostas automáticas bem estruturadas, o fluxo de conversas pode diminuir. Sendo assim, o quadro de funcionários pode ser menor, resultando em uma redução de custos operacionais.

Que tal adotar o atendimento automatizado no seu varejo? Converse com os nossos consultores!

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