WhatsApp Comercial: o que é, benefícios e como criar

WhatsApp Comercial: o que é, benefícios e como criar

Que tal saber mais sobre esse assunto? Entender o que é essa ferramenta, como aproveitar todos os benefícios? E, como automatizar as mensagens para utilizar todo o potencial do WhatsApp Comercial? 

Você sabia que o WhatsApp é utilizado por 2 bilhões de usuários no mundo? Sim! Por isso, o aplicativo tem a sua versão própria para empresas, o WhatsApp Comercial ou Business. 

Primeiramente, com esse dado em mente, empresas de todos os tamanhos devem tornar isso uma oportunidade de chamar a atenção do seu público-alvo. Ademais, demonstra disponibilidade para os seus clientes. 

Além disso, não é novidade que a comunicação via WhatsApp é muito eficiente na captação de novos consumidores para a sua marca. Assim, o WhatsApp Comercial é uma ótima ferramenta nesse sentido. 

O que é o WhatsApp Comercial? 

Inicialmente, é importante entender que o WhatsApp Business é um aplicativo diferente do WhatsApp que estamos acostumados. Este app, possui um “B” no ícone, demonstrando a conta comercial. 

No entanto, citar todas as diferenças entre o app normal e o business é difícil, uma vez que a conta comercial tem inúmeras funcionalidades específicas. Como por exemplo: 

  • informações de dados comerciais, como: e-mail, endereço, link para o site e redes sociais das empresas. 
  • possibilidade de marcação de clientes e pedidos por etiquetas;
  • dados estatísticos como quantidade de mensagens enviadas, entregues, lidas e recebidas;
  • envio de mensagens automáticas.

Dessa forma, é importante nomear a mais importante para o seu cliente: 

  • Ele irá saber que se trata de uma conta empresarial e você poderá proporcionar todo os tipos de informação que considera úteis para o seu negócio. 

Quais os benefícios do WhatsApp Comercial para sua empresa? 

Pensando principalmente no contexto que o cliente está inserido e de ter um atendimento profissional, o WhatsApp Business é uma ótima opção para personalizar o atendimento. 

Ou seja, ainda possui vários recursos para explorar e aplicar com eficácia nos negócios, como: 

  • Canal exclusivo de comunicação; 
  • Centralização de informações importantes; 
  • Perfil comercial; 
  • Mensagens automáticas; 
  • Respostas rápidas; 
  • Link curto; 

Portanto, com esses recursos e benefícios, agora é só entender como criar o WhatsApp Business. Dessa forma, você será capaz de automatizar as mensagens personalizando e facilitando seu atendimento. 

Como criar? 

Primeiramente, aqui estão os passos que já estamos acostumados a fazer para qualquer app. Entretanto, só queremos deixar a ressalva que caso você deseje ter uma conta comercial oficial verificada pelo WhatsApp (com o ícone verde ao lado do nome da sua empresa ) é necessário uma análise de confirmação da sua conta na página do Facebook Business. 

Desse modo, para criar a sua conta comercial regular, basta seguir estes cinco passos:

  • Baixe o WhatsApp Business na Google Play Store ou na App Store;
  • Abra o app;
  • Toque em concordar e continuar;
  • Permita que o app acesse seus contatos, fotos e arquivos;
  • Insira e verifique seu número de telefone comercial.

Como automatizar mensagens com o WhatsApp Business? 

O primeiro ponto, é o acesso ao WhatsApp Business (Android | iOS). Com o app configurado é permitido agendar suas respostas automáticas e se comunicar em tempo integral com clientes.

Além de contribuir para a otimização de seu tempo, o recurso também impede que você perca clientes por falta de contato.

Existem dois tipos de mensagens para automatizar: as mensagens de saudação e as mensagens de ausência. Dessa forma, são muito simples as configurações: 

Acesse “Configurações da empresa” para programar suas respostas automáticas. Depois, toque em “Mensagem de ausência” ou “mensagem de saudação”. A partir disso é só escrever a resposta que será enviada aos seus clientes quando sua empresa não estiver disponível. 

Desse modo, é possível ter uma linguagem acessível de acordo com o seu cliente e personalizar o atendimento conforme a necessidade. 

Para saber mais informações sobre atendimento online, clique aqui.

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