WhatsApp Cloud API: o que é e como usar?

WhatsApp Cloud API: o que é e como usar?

Com um grande volume de conversas com os clientes, é importante ter um bom armazenamento. Conheça o que é o WhatsApp Cloud API e como utilizá-lo.

O WhatsApp Business é uma das mais importantes ferramentas comerciais, em especial para comunicação com clientes. Ao longo do tempo, os recursos do aplicativo foram sendo aprimorados, o que gerou ainda mais funcionalidades. Uma delas é usada para o armazenamento das informações e contatos. Conheça mais sobre o WhatsApp Cloud API agora.

O que é e por que usar o WhatsApp Cloud API?

Primeiramente, vamos explicar que o WhatsApp API Cloud é a versão em nuvem do WhatsApp Business API. Ou seja, eles possuem as mesmas funções e características, mas contam com um diferencial: o Cloud API está alojado nos servidores da Meta, empresa dona do WhatsApp, Facebook e Instagram. No caso do WhatsApp Business API, as informações ficam hospedadas em um servidor local ou privado.

Por que utilizar

Ademais, o WhatsApp Cloud API oferece algumas excelentes funcionalidades. Dessa forma, com mais recursos, a sua empresa consegue explorar diversas possibilidades para conversar com os clientes e, assim, melhorar ainda mais esse contato. Confira:

  • Envio e recebimentos de mensagens em massa;
  • Criação de WhatsApp Interactive Messages, as mensagens interativas do WhatsApp;
  • Pode solicitar para a verificação do perfil e ganhar o selo verde de “verificado”;
  • Automação avançada com o uso dos chatbots;

Quais as diferenças entre o WhatsApp Business API e o WhatsApp Cloud API?

Como já dissemos, esses dois serviços são muito parecidos e possuem algumas diferenças no seu funcionamento. Para deixar mais simples, vamos mostrar as principais divergências entre eles.

  • Hospedagem: essa, como já dissemos, é a principal. Os servidores do Cloud API ficam ligados à Meta, enquanto os do Business estão em um privado ou no da própria empresa;
  • Atualizações: no Cloud, a empresa recebe as mais recentes atualizações da plataforma, quase que em tempo real. Enquanto que no outro formato, é preciso esperar alguns dias para explorar as novidades e o processo deve ser feito por um desenvolvedor;
  • Custos com a ferramenta: a Meta paga os custos de hospedagens e as empresas pagam somente pelas mensagens enviadas, no caso do Cloud. No Business API, é preciso pagar os custos de configuração e manutenção dos servidores, além das mensagens;
  • Volume de mensagens: o Cloud API pode receber e enviar até 500 mensagens de texto e de mídia enviadas por segundo, enquanto que no Business API é possível o envio de até 70 mensagens de texto por segundo em conexão única e de até 250, em conexão múltipla.

Como obter o WhatsApp Cloud API

Assim, para obter o WhatsApp Cloud API, é preciso fazer a configuração da sua conta de desenvolvedor do Facebook. Veja o nosso passo a passo abaixo.

  • Configure sua conta no Facebook Developer. Para isso, acesse ou crie a sua conta e depois clique em Criar aplicação;
  • Agora, selecione Business como o seu tipo de aplicação;
  • Insira as informações básicas sobre o seu negócio. Se você ainda não tiver uma conta de gerenciamento de empresas, não precisa marcar, pois o Facebook irá criá-la automaticamente. Agora, clique em Criar Aplicação para continuar;
  • Vá até WhatsApp e selecione Set up;
  • Clique em continuar para aceitar os Termos e Condições;
  • Esta etapa é opcional, mas vale muito seguí-la. Envie uma mensagem com o número de teste gerado pelo WhatsApp para um outro número seu. Esse teste é importante para confirmar se deu tudo certo com a integração;
  • Com tudo feito, a sua conta foi configurada e você já poderá iniciar os trabalhos com WhatsApp Cloud API.

Assim, como dissemos ao longo do texto, o WhatsApp Cloud API conta com muitas funcionalidades excelentes para o seu dia a dia de trabalho. Uma delas é o grande volume na troca de mensagens, que combina bem com a automação dessas interações.

Ademais, para fazer um ótimo trabalho unindo essas duas características, é possível contar com o auxílio de chatbots. São robôs que conseguem fazer contatos fluidos e precisos, e que ainda conseguem melhorar as interações com o uso da inteligência artificial.

Por isso, essa união, com certeza, tem potencial para trazer ótimos resultados para o seu negócio. E para conseguir um melhor desempenho, você pode contar com o suporte da New Way, uma empresa especializada nesse setor.

Conheça o Mktzap e use o chatbot da New Way

A New Way oferece o Mktzap, uma solução digital que permite integrar em um mesmo painel diversos canais digitais, como Instagram, WhatsApp, Facebook, Telegram, E-mail, SMS e WebChat.

O Mktzap é uma solução digital especializada em chatbots e automatização de fluxos que integra canais de atendimento diversos e organiza todas as informações de leads em um só painel. É uma ferramenta eficiente e moderna, personalizada de acordo com as necessidades de cada negócio.

Além disso, o Mktzap é ideal para empresas médias e grandes e possui planos de adesão acessíveis para públicos variados. Aproveite todas as vantagens que o WhatsApp Cloud API oferece e eleve o nível de interação com os clientes a outro patamar. Entre em contato com um de nossos consultores e solicite uma cotação.

Comece hoje mesmo!

Digitalize seu atendimento e facilite a comunicação com seu cliente. Agende uma demonstração para conhecer nosso produto.

MKtzap Logo