Social selling (venda social): o que é e como implementar?

Social selling (venda social): o que é e como implementar?

Se sua empresa usa as redes sociais como ferramenta para aproximar ainda mais seus clientes, ela já aplica o social selling ao seu favor. Entenda mais sobre o conceito e entenda como incorporá-lo à sua estratégia de vendas!

Somos seres sociais, e no mundo digital em que vivemos, procurar por uma marca no Instagram, Facebook ou LinkedIn antes de comprar um produto ou serviço tornou-se um comportamento comum. É aí que vive a essência do social selling.

Uma empresa oferece conteúdo, informação e um possível cliente curte uma foto, interage com alguma postagem. Lentamente, cria-se um cenário cada vez mais plausível para transformar aquela relação em faturamento.

O social selling é a prova de que redes sociais também servem às vendas. O objetivo final é gerar vendas, mas o objetivo inicial é prospectar possíveis clientes e construir um relacionamento duradouro com eles nas redes sociais. Na perspectiva do funil, é fazer o cliente evoluir cada vez mais, preparando-o para a conversão. 

Sendo assim, a credibilidade de uma empresa é construída gradualmente com a prática do social selling, já que antes se institui uma relação de confiança e proximidade entre marca e consumidor. A seguir, entenda mais sobre a importância dessa abordagem comercial e os benefícios de aplicar o social selling na sua estratégia!

O que é social selling?

Em tradução literal, social selling significa “venda social”, e é uma abordagem comercial em que a empresa interage com possíveis clientes e estreita relações via redes sociais, para assim melhorar a efetividade das vendas.

Esse conceito vai além de simplesmente utilizar as mídias sociais como Instagram, Facebook ou LinkedIn para gerar vendas. O termo “social” reforça justamente a importância da relação entre pessoas aplicada aqui, ou seja, o enfoque é trabalhar o relacionamento de colaboradores com clientes através desses canais digitais.

Nas mídias sociais, o objetivo inicial é gerar relacionamento e construir conversa com seu público. A conversão, no entanto, é uma consequência – e por isso é preciso enxergar as redes como um canal importante a ser trabalhado.

Em todo caso, a empresa precisa demonstrar uma postura servidora, atenciosa. Assim, quando houver uma brecha, é possível agarrar a oportunidade e transformar aquele prospect em venda. Assim funciona o social selling em ação!

Aplicado na prática, o social selling é o conceito de venda através de indicação, compartilhamento e confiança, agregando ainda mais valor a um produto ou serviço.

Benefícios de investir em social selling

Antes de tratarmos sobre as vantagens de investir no social selling, pense e responda a si mesmo: quantas pessoas que você conhece têm perfis nas redes sociais? E quantas delas utilizam essas mídias para divulgar seu trabalho ou procurar por empresas ou serviços na hora em que precisam de algo?

No mundo em que vivemos hoje, a internet já se incorporou em nossas vidas de tal maneira que é natural pensarmos em consultar empresas no meio digital antes de fecharmos negócio com elas.

Somos seres sociais, isso é um fato, por isso aprender a usar esses canais agora tão presentes em nossa vida como forma de promover negócios é essencial. Afinal, é nas redes sociais que nos relacionamos com quem gostamos, e isso pode ser com pessoas ou com marcas que admiramos.

Pensando nisso, elencamos a seguir alguns benefícios práticos que o social selling traz para negócios que querem construir relações com seus prospects de forma rápida e eficiente. Confira!

Criar uma comunidade de clientes fiéis

O social selling como troca interpessoal que gera vendas através de indicações de pessoas confiáveis existe antes mesmo da invenção da internet, e esse conceito se aprimorou agora no mundo digital onde tudo é ainda mais agilizado.

Uma comunidade digital envolvida pelo mesmo interesse tem um potencial enorme hoje em dia. Na perspectiva de um negócio, então, é uma ferramenta valiosíssima para agregar valor a um produto ou serviço através do trabalho de socialização e interação com possíveis clientes. É aí que mora o trabalho de construção e manutenção da comunidade online.

O perfil da marca ou do vendedor da marca se torna um canal que divulga, educa, se mostra prestativo a ajudar e assim, lentamente, vai estabelecendo uma conexão com o cliente. 

Através de conteúdos e interações digitais, é possível ir aprofundando uma relação com os prospects, que quando se tornam clientes, se fidelizam rapidamente e se tornam clientes que prospectam por sua marca. E isso vale ouro!

Transformar oportunidade em conversão

Aproveitar as oportunidades que a internet possibilita ao seu negócio é um recurso essencial. Não à toa, a internet é considerada uma “mina de ouro” para quem quer gerar cada vez mais conversões.

Nossas redes sociais funcionam como vitrines e aproveitar este engajamento como cenário para trabalhar prospecção ativa e passiva de clientes pode ser bastante estratégico. 

Agilizar o ciclo de vendas e reduzir o CAC

Como falamos acima, o social selling vai educando os clientes e lentamente evoluindo sua posição no funil de vendas. Assim, é possível enxergar as mídias sociais como canal para agilizar ainda mais o ciclo até a conversão.

Ainda quando falamos de custo de aquisição de clientes (ou CAC), o social selling pode ajudar a diminuir essa métrica consideravelmente. Afinal, essa abordagem utiliza ferramentas orgânicas como conteúdos e contatos via redes sociais para economizar tempo de trabalho do time de vendas e agilizar a conversão. 

Como implementar o social selling?

Para implementar o social selling na sua estratégia de vendas, comece estabelecendo uma presença digital de peso nas mídias sociais. Isso é trabalhar marketing de conteúdo nos canais da marca e também preparar vendedores para atuar digitalmente. A seguir, algumas dicas práticas:

  • Trabalhe conteúdo de forma inteligente. O time de marketing e social media são agregadores do time de vendas, sem dúvidas, então elabore uma agenda de conteúdo que construa autoridade na área e tire dúvidas de clientes, sempre os aproximando e chamando para conversar. Clientes querem informações relevantes e buscam estabelecer conexão com sua marca. Foque nisso!
  • Nas redes sociais, os vendedores são especialistas. Dê espaço e autonomia para eles trabalharem com clientes de forma social e não simplesmente visando a conversão. Eles precisam mostrar que sabem do assunto e que estão dispostos a ajudar.
  • Crie uma estratégia de posicionamento da sua marca, unificando a linguagem e o processo de vendas nesses canais. É essencial que um cliente saiba de forma clara com quem ele fala e fecha negócios nas redes sociais.

Como fazer social selling no LinkedIn?

Quando falamos de posicionamentos de empresas nas redes sociais, automaticamente pensamos em LinkedIn. Afinal, é a maior rede social profissional que existe e é o cenário ideal para trabalhar social selling e criar conexões entre marcas e prospects no meio digital.

E, para estabelecer presença no LinkedIn, use e abuse das dicas que separamos no tópico acima. Trabalhe posicionamento com base em estratégia, mantenha uma agenda de conteúdos e interações ativa e que ajude seus clientes, mostre que sua empresa está disposta a ajudar e se relacionar antes mesmo de vender.

E, para agilizar o trabalho de social selling entre vendedores nesta e em outras redes sociais, além de facilitar a gestão do perfil do seu negócio no LinkedIn, vale investir em ferramentas especializadas. 

O Mktzap, da New Way, foi desenvolvido justamente para organizar conversas e centralizar canais digitais de atendimento, disponibilizar diversos acessos aos vendedores e organizar todas as informações de clientes em um só painel. Assim, é possível integrar tudo o que mais importa ao time de atendimento e vendas sem deixar a estratégia nas mídias sociais de lado.

Se você quer entender melhor como aplicar sua visão estratégica de social selling, agende um papo com um de nossos especialistas e descubra como podemos facilitar ainda mais seu negócio.

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