CAC (Custo de Aquisição de Clientes): o que é e como calcular?

CAC (Custo de Aquisição de Clientes): o que é e como calcular?

Entenda como calcular o CAC (Custo de Aquisição de Clientes) e veja como reduzir os custos da sua empresa

Na hora de avaliar a saúde financeira de um negócio, é preciso analisar algumas métricas importantes. Uma delas, sem dúvidas, é o CAC ou Custo de Aquisição de Clientes. 

Organizações precisam cada vez mais direcionar suas estratégias com base em análises de dados. E quando o assunto é investimento em marketing e vendas, o CAC é um índice para ficar de olho. 

Entenda mais sobre o assunto e descubra como calcular o Custo de Aquisição de Clientes do seu negócio a seguir!

O que é CAC?

CAC é a sigla para Custo de Aquisição de Clientes, e nada mais é do que uma métrica que calcula qual o investimento médio necessário para uma empresa conquistar um cliente.

Em outras palavras, o CAC simboliza a quantidade de dinheiro que um negócio investiu para obter um novo consumidor. Por isso, ele leva em consideração vários custos associados à conversão desse cliente, como campanhas de marketing ou ações do time de comercial ou vendas. 

Todo esse investimento somado é dividido pelo número de clientes obtidos, e aí se tem o CAC de uma empresa.

Qual a importância do CAC para um negócio?

Muitas áreas de um negócio estão envolvidas na aquisição de clientes através de processos diretos e indiretos. Por isso mesmo o CAC é importante: esse indicador ajuda a quantificar esses esforços e medir a saúde financeira de uma empresa.

Essencialmente, o CAC calcula os investimentos em processos de Marketing e Vendas de um negócio. Isso inclui muitos fatores que vão desde salários da equipe até investimentos em campanhas e eventos. Tudo precisa ser calculado e avaliado na hora do planejamento estratégico de uma marca.

Afinal, o CAC não somente é um índice que mostra se determinado negócio está saudável ou não, mas também auxilia gestores a realizarem essas decisões estratégicas. É uma métrica que ajuda a direcionar investimentos, repensar ações e posicionamentos e otimizar processos como um todo.

Ele também ajuda a determinar quanto é um investimento saudável de marketing para cada negócio. Isso varia de empresa para empresa, e as peculiaridades de cada uma precisam ser consideradas também.

Qual a diferença entre CAC e LTV?

Enquanto o CAC é o cálculo que mostra o custo de aquisição de cada cliente, o LTV representa o valor da vida útil deste cliente. Ou seja, uma estimativa de quanto cada cliente pode gerar de receita a uma empresa dentro do período em que ele permanece comprando seus produtos ou adquirindo seus serviços.

Em outras palavras, o LTV foca mais em média de compras por cliente por ano e retenção desses consumidores. Com esse dado em foco, é possível identificar quantos novos clientes são necessários para atingir metas de lucratividade e crescimento, por exemplo.

Dessa forma, o LTV deve ser sempre maior que o CAC. Afinal, só assim o investimento desse cliente não somente “se paga” como também garante lucro e rentabilidade ao negócio. 

Entretanto, quando o assunto são métricas, quase nunca é interessante avaliá-las isoladamente. Seja o CAC, o LTV, o ROI (Retorno sobre Investimento), o CSAT (Customer Satisfaction Score) ou qualquer outro índice relevante para um negócio, eles dizem muito mais quando analisados juntos do que separadamente. Afinal, são dados que se integram e se completam, numa análise geral.

Como calcular o CAC?

Para calcular o CAC na prática, é preciso somar os custos associados às ações de marketing e vendas dentro de uma empresa e dividir esse valor pelo número de clientes obtidos. Essa conta é feita, geralmente, com base em um período de tempo específico, como trimestral, semestral ou anual.

Por exemplo, se uma empresa gasta anualmente R$10.000 em marketing e obtém 1.000 clientes novos também nesse período, o custo de aquisição para cada cliente se estabelece em R$10. 

No geral, é uma fórmula bastante simples e que quantifica de uma forma clara e objetiva o retorno de investimentos feitos para gerar novas conversões. Entretanto, considerar o que incluir na soma do CAC é um fator relevante na hora de calcular o custo de aquisição de clientes.

Afinal, muitas despesas costumam estar relacionadas às estratégias de marketing e vendas, tais como:

  • Equipe envolvida (salários inclusos);
  • Eventos realizados para relacionamento e captação de leads;
  • Despesas de logística e infraestrutura (transporte, comissões, viagens, ferramentas);
  • Campanhas digitais de marketing (anúncios pagos por clique, mídias sociais);
  • Campanhas de marketing em mídias offline (revistas, outdoors).

A ideia é, claro, converter mais clientes com menos investimentos, mas o cálculo do CAC ajuda justamente a validar a qualidade das ações em um período estratégico de tempo.

Sintetizando, é simples: trace o período em que a empresa deseja calcular o CAC, identifique todas as despesas de marketing e vendas neste período, levante o número de clientes obtidos neste período, some as despesas e divida pelo número de clientes. Pronto, agora você tem o número do CAC em mãos!

Como reduzir o CAC?

Se o CAC de um negócio foi calculado e estabeleceu-se a necessidade de reduzir o Custo de Aquisição de Clientes, uma recomendação efetiva é trabalhar com foco em conversão de leads e clientes em potencial. Uma plataforma de CRM (gestão de relacionamento com o cliente) ativo pode ajudar nessa tarefa.

Afinal, através de uma ferramenta especializada que ajuda a analisar a movimentação dos clientes através do funil de vendas, fica mais fácil identificar espaços que podem ser trabalhados para converter consumidores.

Isso pode simbolizar um público que precisa ser melhor trabalhado, uma oferta que pode cair bem para determinado grupo de clientes ou até a otimização de campanhas através da análise dos dados que esses leads carregam.

E para ajudar seu negócio nisso, a New Way desenvolveu o Mktzap, uma solução digital que integra em um só painel tudo o que importa para o time de vendas e atendimento poder focar 100% nos clientes da sua empresa.

Essa ferramenta da New Way foi criada justamente para potencializar resultados e otimizar fluxos de atendimento, facilitando o dia a dia de quem se importa com dados e busca otimizar resultados e conversões do seu produto ou serviço digital.

O Mktzap garante mais fluidez aos processos de gestão e relacionamento com clientes, integra diversos canais de atendimento e oferece um ótimo custo-benefício para empresas que buscam eficiência, tecnologia e praticidade em uma só plataforma. 

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