Multichannel: o que é, vantagens e como aplicar no seu negócio

Multichannel: o que é, vantagens e como aplicar no seu negócio

Hoje em dia, é fundamental ser multichannel. Mas o que isso significa e como implementar a multicanalidade em seu negócio?

Um bom atendimento é a base fundamental para a maior parte dos negócios, isso é verdade. Ainda mais nos dias de hoje, em que os consumidores estão muito mais exigentes, atentos às novidades e têm maior possibilidade de escolhas. Que tal entender como a multicanalidade pode te ajudar nisso? Conheça os benefícios em ser multichannel.

O que é multichannel?

Especialmente com a popularização da internet, tornou-se mais fácil ser multichannel. A multicanalidade, assim como o próprio nome diz, faz menção à múltipla possibilidade de contato com uma empresa. 

Por isso, se você tem um negócio presencial mas atende via e-mail, telefone e redes sociais – sejam elas WhatsApp, Instagram, Facebook e outras, pode-se considerar multichannel. Simples, não é mesmo? Bom, conceitualmente sim. Mas e como colocar em prática?

Quais são as vantagens?

Para mergulhar de cabeça no universo multichannel, é preciso conhecer e se convencer de suas vantagens. Em primeiro lugar, devemos ter em mente que diversos meios de comunicação com a clientela são capazes de abranger e impactar muito mais gente. Por isso, se você tem uma conta empresarial em múltiplas redes sociais, isso significa que em cada uma delas o seu negócio coleciona uma porção de fãs e seguidores.

Além disso, ao estar presente em diversos canais de comunicação, você oferece comodidade e variedade de disponibilidade ao seu cliente, que pode escolher por onde prefere entrar em contato com você. 

Como tornar minha empresa multichannel?

Estar presente em diversos canais de comunicação às vezes não basta. O ponto principal é: você consegue atender todos os clientes através de todas estas possibilidades? É um atendimento bem feito? Existe alguma ferramenta capaz de te auxiliar neste processo de transição e também de construção de uma reputação invejável em não só um canal de comunicação, mas diversos?

Afinal, para ser multichannel, basta se posicionar em múltiplos canais de comunicação que façam sentido para o seu negócio. Portanto, se planeje e se organize para conseguir produzir conteúdo de qualidade em várias plataformas.

Diferença entre omnichannel e multichannel

Se você já ouviu falar de multichannel, o termo omnichannel não deve ser estranho aos seus ouvidos! Bom, o omnichannel acontece quando os múltiplos canais de comunicação do multichannel possuem contato entre si, capaz de identificar um mesmo usuário em diferentes canais. 

Por exemplo, imagine que você comprou um produto online, mas deseja retirá-lo presencialmente. Isso, além de uma multicanalidade e de um conceito multichannel, pode também se configura como omnichannel, afinal, neste caso dois canais de comunicação com o cliente possuem conexão entre si.

De qualquer maneira, se engana quem pensa que ser omnichannel é algo necessariamente melhor do que ser multichannel. Tudo vai depender do seu tipo de negócio, da sua capacidade de atendimento e também da sua demanda.

Conheça o Mktzap e automatize a comunicação multicanal!

Reconhecer a importância do multichannel é fundamental. Mas o que vem em seguida? Bom, agora é o momento de implementar um bom serviço de atendimento ao consumidor na sua empresa – seja ela pequena, média ou grande.

Nós da New Way podemos te dar uma mãozinha nesta missão através da nossa solução digital de comunicação automatizada, o Mktzap. Nossa plataforma integra diversos canais de comunicação, como Instagram, WhatsApp, Facebook, Telegram, e-mail, SMS e WebChat em uma mesma tela, com o auxílio de chatbots.

Assim, é possível reunir – e responder – às interações dos clientes através de um mesmo painel. Isso aprimora e otimiza o trabalho da sua equipe e eleva a satisfação do seu cliente ou lead! Não deixe o seu cliente esperando por respostas, conheça os planos do Mktzap e responda o seu público em tempo integral, com o auxílio de chatbots, 7 dias por semana, 24 horas por dia. Saiba mais ao entrar em contato com nosso time de especialistas.

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