Mensagem de ausência para WhatsApp Business: exemplos e como criar
É sempre importante avisar os clientes quando você não está disponível. Veja como criar uma mensagem de ausência para WhatsApp Business.
O WhatsApp é um dos principais aplicativos utilizados pelos brasileiros, principalmente por ser uma forma rápida de se comunicar e, por isso, o app ganhou muita importância também no ramo profissional. E como os clientes querem ser respondidos de forma imediata, é preciso avisá-los quando você não puder respondê-los. Confira como criar uma mensagem de ausência para WhatsApp Business e veja exemplos para se inspirar.
O que são e por que usar mensagens de ausência para WhatsApp Business?
As mensagens de ausência para o WhatsApp Business, basicamente, são uma forma de avisar o cliente que ele não será respondido naquele momento, mas que, em breve, você entrará em contato.
Esse tipo de mensagem é muito importante para oferecer uma melhor experiência aos consumidores. Afinal, ninguém gosta de esperar e ter essa mensagem para explicar que a sua loja não está aberta já contribui para que ele tenha um pouco mais de paciência.
Por que utilizar as mensagens de ausência para WhatsApp Business?
Como foi dito antes, o WhatsApp se tornou uma das principais ferramentas de comunicação entre empresas e clientes. Porém, é impossível estar 24 horas por dia online e disponível. Dessa forma, essas mensagens trazem diversos benefícios e ainda evitam algumas questões, como a perda de clientes. Veja algumas vantagens:
- Deixar o cliente informado da sua ausência;
- Dar um rápido retorno;
- Adiar o seu atendimento;
- Resolver dúvidas simples;
- Informar o horário de funcionamento e atendimento.
Como configurar a mensagem de ausência para WhatsApp Business?
Você acabou de conhecer os motivos de criar esse tipo de mensagem. Agora, chegou o momento de fazer a configuração e aproveitar os benefícios que essa funcionalidade oferece.
- Abra o app e, em seguida, clique nos três pontinhos, se o seu sistema for Android, ou Configurações no caso do iOS;
- Agora, acesse Ferramentas comerciais e, depois, vá até Mensagem de ausência;
- Ative a opção Mensagem de ausência;
- Edite e selecione a opção OK;
- Clique em Horário para programar o envio da mensagem. Você terá as seguintes opções: (enviar sempre, horário programado e fora do horário de funcionamento”;
- Selecione Destinatários e defina quais contatos irão receber suas mensagens, podem ser: (Todos; todos, exceto meus contatos; todos, exceto contatos específicos; somente contatos específicos);
- Agora é só salvar as configurações.
Fazer esse tipo de configuração, você percebeu, é bem simples. Mas para impulsionar ainda mais a funcionalidade, vamos dar algumas dicas para que você crie as suas mensagens de ausência.
Exemplos de mensagem de ausência para WhatsApp Business
Para ajudar no seu dia a dia, separamos alguns exemplos de mensagens para você se inspirar e desenvolver as da sua empresa. Lembre-se de adequar tom e voz de acordo com a sua marca e seus clientes. Confira os exemplos.
Mensagem de ausência para WhatsApp Business para indisponibilidade
Ex:
“Oi, muito obrigado por entrar em contato com a [nome da empresa].
No momento, não estamos disponíveis. O nosso horário de atendimento é de segunda a sexta, das 9h às 18h.
Envie sua solicitação abaixo e, assim que possível, retornaremos o seu contato.”
Mensagem para espera de atendimento
Ex:
“Oi, muito obrigado por entrar em contato com a [nome da empresa].
Em alguns minutos, um dos nossos colaboradores vai realizar o seu atendimento. Para agilizarmos nosso contato, envie sua dúvida que já vamos responder”.
Mensagem para recesso ou férias
Ex:
“Oi, muito obrigado por entrar em contato com a [nome da empresa].
Durante os dias xx/xx e xx/xx nossa equipe estará em recesso. A partir do dia xx/xx, voltaremos com nossas atividades normais e prontos para lhe atender. Desculpe-nos pelo transtorno.”
Além dessas mensagens de ausência, há diversos outros tipos de mensagens automáticas, como a de saudação, por exemplo. Ela ajuda bastante a fazer um atendimento inicial, antes que o seu time entre em ação.
Para aproveitar ainda mais essa funcionalidade do WhatsApp Business, você pode contar com o chatbot. Com o chatbot é possível aprimorar o seu uso, pois ele auxilia nas interações com os clientes e ainda aprimora os contatos de acordo com a inteligência artificial. E para que você consiga aproveitar bem todas as facilidades do bot, pode contar com uma empresa especializada no assunto, como a New Way!
Conheça o Mktzap e use o chatbot da New Way
A New Way oferece o Mktzap, uma solução digital que permite integrar em um mesmo painel diversos canais digitais, como Instagram, WhatsApp, Facebook, Telegram, E-mail, SMS e Chat.
O Mktzap é uma solução digital especializada em chatbots e automatização de fluxos que integra canais de atendimento diversos e organiza todas as informações de leads em um só painel. É uma ferramenta eficiente e moderna, personalizada de acordo com as necessidades de cada negócio.
Além disso, o Mktzap é ideal para empresas pequenas, médias e grandes e possui planos de adesão acessíveis para públicos variados. Então, configure agora a mensagem de ausência para WhatsApp Business e não deixe os clientes esperando. Depois, é só entrar em contato com um de nossos consultores e solicitar uma cotação.
Recommended reading
Como configurar o WhatsApp Business?
Aprenda como configurar o WhatsApp Business e aproveite todas as vantagens do aplicativo para impulsionar o seu negócio. O WhatsApp é uma das principais ferramentas de contato entre as pessoas no Brasil. Segundo a pesquisa Mobile Time, 99% dos brasileiros utilizam o aplicativo, sendo que 94% o acessam todos os dias. Por isso, o app
Chatbot para WhatsApp Business: vantagens e como criar
Aprenda como criar um chatbot para WhatsApp Business e aproveite todas as vantagens dessa ferramenta. O WhatsApp Business, versão profissional do WhatsApp, é um excelente aplicativo para ser usado na sua empresa. Afinal, essa ferramenta oferece várias funcionalidades para o dia a dia. Para aproveitar ainda melhor o app, é possível utilizar o chatbot para