Mensagem de ausência para WhatsApp Business: exemplos e como criar

Mensagem de ausência para WhatsApp Business: exemplos e como criar

É sempre importante avisar os clientes quando você não está disponível. Veja como criar uma mensagem de ausência para WhatsApp Business.

O WhatsApp é um dos principais aplicativos utilizados pelos brasileiros, principalmente por ser uma forma rápida de se comunicar e, por isso, o app ganhou muita importância também no ramo profissional. E como os clientes querem ser respondidos de forma imediata, é preciso avisá-los quando você não puder respondê-los. Confira como criar uma mensagem de ausência para WhatsApp Business e veja exemplos para se inspirar.

O que são e por que usar mensagens de ausência para WhatsApp Business?

As mensagens de ausência para o WhatsApp Business, basicamente, são uma forma de avisar o cliente que ele não será respondido naquele momento, mas que, em breve, você entrará em contato.

Esse tipo de mensagem é muito importante para oferecer uma melhor experiência aos consumidores. Afinal, ninguém gosta de esperar e ter essa mensagem para explicar que a sua loja não está aberta já contribui para que ele tenha um pouco mais de paciência.

Por que utilizar as mensagens de ausência para WhatsApp Business?

Como foi dito antes, o WhatsApp se tornou uma das principais ferramentas de comunicação entre empresas e clientes. Porém, é impossível estar 24 horas por dia online e disponível. Dessa forma, essas mensagens trazem diversos benefícios e ainda evitam algumas questões, como a perda de clientes. Veja algumas vantagens:

  • Deixar o cliente informado da sua ausência;
  • Dar um rápido retorno;
  • Adiar o seu atendimento;
  • Resolver dúvidas simples;
  • Informar o horário de funcionamento e atendimento.

Como configurar a mensagem de ausência para WhatsApp Business?

Você acabou de conhecer os motivos de criar esse tipo de mensagem. Agora, chegou o momento de fazer a configuração e aproveitar os benefícios que essa funcionalidade oferece.

  • Abra o app e, em seguida, clique nos três pontinhos, se o seu sistema for Android, ou Configurações no caso do iOS;
  • Agora, acesse Ferramentas comerciais e, depois, vá até Mensagem de ausência;
  • Ative a opção Mensagem de ausência;
  • Edite e selecione a opção OK;
  • Clique em Horário para programar o envio da mensagem. Você terá as seguintes opções: (enviar sempre, horário programado e fora do horário de funcionamento”;
  • Selecione Destinatários e defina quais contatos irão receber suas mensagens, podem ser: (Todos; todos, exceto meus contatos; todos, exceto contatos específicos; somente contatos específicos);
  • Agora é só salvar as configurações.

Fazer esse tipo de configuração, você percebeu, é bem simples. Mas para impulsionar ainda mais a funcionalidade, vamos dar algumas dicas para que você crie as suas mensagens de ausência.

Exemplos de mensagem de ausência para WhatsApp Business

Para ajudar no seu dia a dia, separamos alguns exemplos de mensagens para você se inspirar e desenvolver as da sua empresa. Lembre-se de adequar tom e voz de acordo com a sua marca e seus clientes. Confira os exemplos.

Mensagem de ausência para WhatsApp Business para indisponibilidade

Ex:

“Oi, muito obrigado por entrar em contato com a [nome da empresa].

No momento, não estamos disponíveis. O nosso horário de atendimento é de segunda a sexta, das 9h às 18h.

Envie sua solicitação abaixo e, assim que possível, retornaremos o seu contato.”

Mensagem para espera de atendimento

Ex:

“Oi, muito obrigado por entrar em contato com a [nome da empresa].

Em alguns minutos, um dos nossos colaboradores vai realizar o seu atendimento. Para agilizarmos nosso contato, envie sua dúvida que já vamos responder”.

Mensagem para recesso ou férias

Ex:

“Oi, muito obrigado por entrar em contato com a [nome da empresa].

Durante os dias xx/xx e xx/xx nossa equipe estará em recesso. A partir do dia xx/xx, voltaremos com nossas atividades normais e prontos para lhe atender. Desculpe-nos pelo transtorno.”

Além dessas mensagens de ausência, há diversos outros tipos de mensagens automáticas, como a de saudação, por exemplo. Ela ajuda bastante a fazer um atendimento inicial, antes que o seu time entre em ação.

Para aproveitar ainda mais essa funcionalidade do WhatsApp Business, você pode contar com o chatbot. Com o chatbot é possível aprimorar o seu uso, pois ele auxilia nas interações com os clientes e ainda aprimora os contatos de acordo com a inteligência artificial. E para que você consiga aproveitar bem todas as facilidades do bot, pode contar com uma empresa especializada no assunto, como a New Way!

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