Coronavírus: 5 estratégias de vendas online para você pôr em prática agora!
Com a quarentena, grande parte dos consumidores estão optando em fazer suas compras pela internet, essa mudança de hábito força as empresas a estruturar ainda mais suas estratégias de vendas online.
Com a adoção da quarentena, se intensificou a importância das empresas adotarem estratégias de vendas online.
Isso porque muitos consumidores passaram a adotar tecnologias para se manterem informados e, ao mesmo tempo, protegerem sua saúde.
O que mudou no comportamento das vendas online?
Segundo uma pesquisa realizada pela Nielsen, após o anúncio do primeiro caso de coronavírus no Brasil, observou-se um um crescimento maior do que a média em relação à novos consumidores no e-commerce.
Como resultado, algumas categorias tiveram uma alta procura, como é o caso do álcool em gel e também produtos de giro rápido.
Os setores de vendas online com grande crescimento, mesmo diante da pandemia, são aqueles considerados básicos:
- alimentação
- supermercados
- pet shops
- higiene, farmácias e drogarias
- produtos hospitalares
Independente de qual setor sua empresa faz parte, é fundamental que seu negócio desenhe uma estratégia de vendas online adequada, de maneira que possa aproveitar as oportunidades que se abrem no cenário atual.
Além disso, é importante também estar atento ao possível aumento da utilização de canais de atendimento pelo consumidor para fazer pedidos, tirar dúvidas, etc.
Os novos consumidores tendem a apresentar mais dúvidas e dificuldades no momento da compra, aumentando o fluxo e o tempo de espera, o que pode ser facilitado pela adoção de canais digitais.
Como se adaptar ao novo cenário?
Para uma boa parte dos empresários a internet é a única forma de manter o negócio operando.
Portanto, é preciso que sua loja esteja preparada para adotar estratégias de vendas online, a fim de proporcionar segurança e praticidade para o consumidor em todas as etapas da compra.
Similarmente, é preciso adotar uma estratégia de marketing mais humanizada, afinal trata-se de um momento delicado e difícil em todo o planeta.
Por isso, a experiência do cliente é prioridade, pois vai impactar como ele irá se relacionar com sua marca agora e depois dessa fase.
5 estratégias de vendas online
Para te ajudar, separamos 5 estratégias de vendas online para melhorar seu negócio na internet
1- Escolha um site responsivo
Segundo o Google Think Insights, se um usuário acessar sua página via dispositivo móvel e não encontrar o que procura, há 61% de chances de ele desistir e partir para outro site.
Porém, caso ele ficar satisfeito a chance de comprar o produto ou contratar o serviço é de 67%.
Por isso, é fato que dentre as estratégias de vendas online, uma delas é possuir uma loja virtual que funcione bem por qualquer dispositivo.
Como exemplo, você já deve ter tido a experiência de estar navegando por uma mídia social, ter se deparado com um item e, ao entrar no site, não conseguir navegar, porque ele não era adaptado para mobile.
E a questão que fica é: você voltaria a comprar daquela marca?
2- Pense na logística
Tão importante quanto a venda em si, é como a entrega será feita. Por isso, é necessário pensar na logística como uma das estratégias de vendas online.
Segundo a empresa Intelipost, as transportadoras detectaram um aumento de 10% nas entregas nos últimos tempos, e com pouca interferência no prazo prometido aos clientes.
Também notou-se que houve uma migração de uma parte dos motoristas de aplicativo, que encaram uma grande queda no número de passageiros, para a área de entregas motorizadas.
Portanto, verifique qual alternativa de entrega é a mais adequada para o seu negócio e mantenha o cliente sempre informado sobre o andamento do pedido e sobre eventuais atrasos.
Seja por e-mail, mídias sociais ou WhatsApp, é importante estabelecer essa comunicação sobre o status do pedido, pois você evitará que suas vendas online diminuam por falta de informação.
3- Adote ações de marketing mais humanizadas
É fato que todas as empresas querem vender, mas a forma de fazer isso pode ser mais humanizada, principalmente por estarmos vivendo em um momento delicado em que as pessoas precisam se sentir seguras e acolhidas.
Desta forma, a proximidade e a intimidade das campanhas de marketing garantem o sucesso de ações voltadas ao consumidor, pois focam em cada indivíduo.
Além disso, algumas ações podem também ser feitas visando o bem coletivo, como estamos vendo acontecer com grandes empresas.
Segundo relatório da Edelman, 79% das pessoas esperam adaptação das empresas diante do Covid–19.
Em vista disso, a pergunta que você pode-se fazer é se o seu negócio pode ajudar outras empresas ou a comunidade em que atua.
Por menor que seja a ação, agora também é hora de pensar no coletivo e juntar forças para sair dessa crise, e isso também se enquadra em uma das estratégias de vendas online.
4- Invista em atendimento digital automatizado
As pessoas mais do que nunca estão usando os canais digitais como WhatsApp, Chat online e email para se comunicarem.
Por isso, estar presente nesses canais, é uma das estratégias de vendas online.
O atendimento digital permite que você automatize suas conversas, fazendo com que chatbots possam resolver as solicitações dos seus clientes .
Por consequência, muitas vezes, o atendente só será solicitado depois de uma triagem, tornando o atendimento rápido e sem fila de espera.
Só para ilustrar, uma pesquisa da Microsoft apontou que 90% dos entrevistados esperam que a marca ofereça um portal online de autoatendimento;
Enquanto isso, 52% disseram que a primeira interação com as marcas ocorrem online.
Por meio do relacionamento digital automatizado, as vendas online e o relacionamento com o cliente podem ser feitos 24×7, dando a liberdade para que possam escolher onde e quando contatar sua marca.
5- Dedique-se ao pós-venda
A venda não acaba quando o cliente recebe seu produto ou consome seu serviço, ela se estende ao relacionamento.
A pós-venda é tão importante quanto as outras etapas e é ação importante para fidelizar seu cliente.
Nesse sentido, essa estratégia de venda online, foca em manter um relacionamento com seu cliente, ainda mais quando se refere a vendas online, torna a confiança na marca ainda mais alta.
Para isso, envie conteúdos ricos que sejam de interesse do seu público, promoções, cartões em datas especiais, entre outras ações.
Como mostramos nesse texto, se você tem um negócio, agora é um ótimo momento para adotar ou melhorar as estratégias de vendas online.
Aproveite essa transição para se adaptar ao novo de negócio e a essa tendência digital que veio para ficar.
Explore as opções de vendas online, use os aplicativos de mensagem, as redes sociais e continue operando.
Quando a crise acabar, sua empresa estará ainda mais forte e com os clientes mais conectados à sua marca.
Se você está com alta demanda no atendimento e quer organizar seus canais digitais em uma única plataforma, conheça o Mktzap. Fale com um consultor.
Recommended reading
Experiência do cliente ajuda a aumentar suas vendas
Cada vez mais produtos e serviços similares, as marcas veem na experiência do cliente uma ajuda para aumentar as vendas, saiba como.
4 sinais de que você precisa automatizar seu atendimento
Plataformas de relacionamento digital e chatbots tornam atendimento mais ágil e personalizado. Saiba por quê automatizar seu atendimento é o caminho certo.
A importância do pós-venda
O pós-venda consolida a fidelidade do seu cliente com a marca e garante muitos benefícios. A jornada de compra é usada para poder definir em qual processo seu cliente está, assim entendendo seus hábitos e consumo e verificar qual a intenção dele, é possível definir qual momento da compra ele está. Isso se dá porque