4 sinais de que você precisa automatizar seu atendimento
Plataformas de relacionamento digital e chatbots tornam atendimento mais ágil e personalizado. Saiba por quê automatizar seu atendimento é o caminho certo.
Seu negócio vem crescendo e está cada vez mais desafiador atender à toda a demanda pelos canais tradicionais. Uma empresa longeva precisa entrar de vez na transformação digital para evitar a perda de vendas e garantir a fidelização de novos e antigos clientes.
Esses são cenários comuns para muitos negócios. Depois de anos dedicando quase 100% do foco para o produto ou o serviço, chegou a hora de dar mais atenção ao atendimento e recorrer à automação para entregar uma melhor experiência do consumidor. Já falamos um pouco sobre isso nesse e-book que traz dicas como melhorar o atendimento ao cliente.
Mesmo que essa visão chegue à sua empresa com um pouco de atraso, a boa notícia é que o mercado oferece soluções avançadas e bastante eficientes para ampliar a sua capacidade de atendimento e garantir que cada cliente receberá a devida atenção. Aos poucos, muitos percebem que essa escolha anda lado a lado com o “core business”.
Mas como ter a certeza de que a automação é mesmo o caminho certo? Um passo a passo simples pode te ajudar a detectar quatro sinais bem claros de que a adoção de plataformas de relacionamento digital realmente fará diferença no seu negócio. Você vai ler sobre:
- Queixas comuns no atendimento que podem ser solucionadas com a tecnologia
- Como automatizar o relacionamento gera dados estratégicos para o seu negócio
- Por que liberar a sua equipe de atendimento para funções mais estratégicas
1. Falta agilidade no atendimento
O tempo dedicado hoje para que as interações com cada cliente sejam concluídas com sucesso pode ter uma redução significativa. De quebra, também é possível melhorar a qualidade dessas conversas e ampliar a sua capacidade de atendimento.
Não é difícil alcançar esse objetivo. Existem diferentes soluções de automação que podem ser implantadas do zero ou mesmo incorporadas na estrutura de atendimento que o seu negócio já tem hoje.
Plataformas de relacionamento digital, como o MKTZAP, da New Way, podem monitorar o status e a resolutividade de diversas conversas com clientes ao mesmo tempo, não importa qual seja o canal utilizado – do chat online ao WhatsApp.
Já os chatbots, aqueles robôs de atendimento que interagem de forma automática com as pessoas, podem tirar dúvidas recorrentes ou até oferecer produtos e serviços de acordo como perfil de cada cliente.
A união dos chatbots com a inteligência de dados eleva o potencial da ferramenta, que pode dialogar de forma personalizada e humanizada.
2. Não há histórico dos clientes – ou os dados não são confiáveis
Conhecer os seus clientes abre caminho para um mundo de possibilidades.
A coleta e o processamento de dados em diferentes etapas da jornada do consumidor – incluindo contato inicial, negociação, contratação e pós-venda – representam uma valiosa fonte de informações capaz de gerar novos negócios, identificar tendências e apoiar estratégias e planos futuros para o seu negócio.
As plataformas de relacionamento digital agregam essa boa prática ao dia a dia da sua empresa – não importa qual seja o seu porte ou segmento de atuação. Elas garantem precisão no registro de dados do atendimento, que são guardados na nuvem e de forma 100% segura.
Isso evita a perda do histórico dos clientes, um problema frequente nas empresas que ainda optam por formulários preenchidos à mão ou que recorrem ao e-mail para improvisar um banco de dados.
Toda essa inteligência ainda permite que os gestores tomem decisões mais eficientes, sem nunca deixar de levar em conta as preferências de cada cliente ou o perfil do seu público.
3. Sua equipe dedica tempo demais para responder dúvidas comuns
Os prejuízos gerados pela demora dos atendimentos não terminam na morosidade e na limitação de pessoas que podem ser atendidas num curto período.
Seu negócio ainda perde a oportunidade de atribuir tarefas mais estratégicas para a equipe que hoje responde aos clientes – para, na maioria das vezes, esclarecer dúvidas que se repetem.
Imagine o avanço dos processos internos caso seja possível extrair melhor o potencial das pessoas que integram o seu time.
Elas podem, por exemplo, pensar em formas de tornar o atendimento digital ainda mais humanizado. Um time mais engajado e comprometido com funções mais próximas à gestão e à estratégia do negócio certamente evoluirá e entregará melhores resultados.
Vale a pena recorrer a plataformas de relacionamento digital e chatbots para automatizar boa parte das conversas e otimizar o tempo da sua equipe.
O investimento nessas soluções ainda melhora a produtividade do atendimento, que se torna mais rápido e inteligente, e ajuda a reduzir custos com a ampliação da equipe.
4. Seus clientes reclamam do atendimento
Ligações demoradas, muito tempo aguardando uma resposta, necessidade de recontar o problema em todo contato com o SAC, falta de resolutividade. Essas são queixas comuns que ajudaram a estigmatizar o atendimento como uma prática ruim e indesejada para muitos clientes.
Se essa é a realidade do seu negócio, não tenha dúvidas: está mais do que na hora de contar com o apoio da tecnologia para reverter esse quadro e transformar o atendimento em um diferencial capaz de garantir a satisfação e a fidelização dos seus clientes.
A maioria das vantagens citadas nesse post impacta os dois lados dessa relação.
Mais do que trazer melhorias à sua operação, a automação do atendimento gera conforto e segurança para clientes que desejam resolver seus problemas de forma rápida e pelos canais de sua preferência.
Ter uma mensagem de WhatsApp respondida de forma instantânea e assertiva é um sinal muito positivo de que a sua empresa prioriza a atenção a um novo perfil de consumidor, cada vez mais conectado.
Em meio à era digital, não dá mais para perder clientes e futuras vendas por causa de um atendimento que deixa a desejar.
Acesse agora o site da New Way e conheça mais sobre um portfólio completo com soluções que já ajudam centenas de empresas a automatizar o relacionamento com seus consumidores.