Employee Advocacy constrói a confiança do colaborador

Employee Advocacy constrói a confiança do colaborador

O Employee Advocacy permite a criação de ações que incentivam a construção da confiança do colaborador. Saiba tudo aqui!

Inicialmente, Greg McKeown (autor do best-seller Essencialismo), em seu livro Sem esforço: Torne mais fácil o que é mais importante, fala muito sobre confiança. Em trechos do livro, ele afirma:

“Quando você tem confiança em seus relacionamentos, eles exigem menos esforço de gestão e de manutenção.”

“Não se pode ter uma equipe de alto desempenho sem ter um alto nível de confiança.”

Uma pesquisa global de CEOs, realizada pela PwC, em 2016, declarou que 55% dos CEOs julgam que a falta de confiança é uma ameaça ao crescimento de sua organização.

Sob o mesmo ponto de vista, Paul J. Zak, neuroeconomista, por meio de uma pesquisa sobre a ocitocina (demonstrada para facilitar a colaboração e o trabalho em equipe), afirma que:

“Em comparação com pessoas em empresas de baixa confiança, as pessoas em empresas de alta confiança relatam: 74% menos estresse, 106% mais energia no trabalho, produtividade 50% maior, 13% menos dias de doença, 76% mais engajamento, 29% mais satisfação com a vida deles e 40% menos Burnout.”

Em síntese, essas são apenas algumas, das inúmeras pesquisas importantes que comprovam a importância de manter relações confiáveis, principalmente no ambiente de trabalho.

Contudo, apesar de muitas empresas já terem consciência disso, elas ainda não sabem por onde começar. Foi pensando nisso que desenvolvemos um conteúdo que pode ajudar a sua organização a construir relações de confiança de longo prazo com seus colaboradores.

Confira o post completo e boa leitura.

4 estratégias para atrair a confiança do colaborador

A princípio, concretizadas as reflexões iniciais, compartilharemos com vocês os principais comportamentos que geram confiança entre empresa e funcionários.

1 – Ações de endomarketing

Antes de mais nada, as ações de endomarketing são um conjunto de estratégias destinadas ao melhor relacionamento interno e bem-estar dos colaboradores. Por isso, essas ações visam envolver os funcionários no negócio. 

Ademais, entre as principais ações podemos citar:

  • Onboarding bem estruturado;
  • Definição do conjunto de crenças, valores e práticas que estabelecem a cultura da empresa;
  • Promoção da diversidade;
  • Disponibilidade de canais oficiais para comunicação e troca de experiências para os colaboradores.

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2 – Comunicação transparente e constante entre empresa e colaboradores 

Da mesma forma, a comunicação contínua é fundamental, afirma um estudo intitulado State of the American Manager: Analytics and Advice for Leader, da Gallup.

Segundo o relatório, o engajamento da força de trabalho melhorou quando os supervisores adotaram alguma forma de comunicação diária com sua equipe.

Por essa razão, empresas de todo mundo estão incorporando intencionalmente a comunicação interna aberta e transparente em suas culturas de local de trabalho.

Assim também as organizações podem começar apostando em uma cultura de feedbacks, que permite que seus colaboradores expressem como se sentem e apontem sinais de insatisfação com a empresa.

Outro ponto importante é compartilhar com os colaboradores os passos que estão sendo dados pela empresa como, por exemplo, quais são as metas a serem atingidas, como elas serão atingidas etc.

3 – Reconhecimento

Sobretudo existem diversas formas de reconhecer seus colaboradores. Porém, conforme a neurociência explica, o reconhecimento causa mais confiança se for imediato, tangível, inesperado, pessoal e público.

Valorizar o trabalho de cada profissional, oferecendo benefícios e oportunidades, impacta na sensação de bem-estar profissional e pessoal. Dessa forma, isso reflete no modo como eles enxergam a empresa. 

4 – Programas de Employee Advocacy

Antes de mais nada, você já ouviu falar em Employee Advocacy? O termo corresponde a uma das vertentes do Marketing de Defensores, voltado para os colaboradores.

Assim, o intuito é exatamente o que comentamos nesse conteúdo. Ou seja, atrair, integrar, engajar e mobilizar os colaboradores para que eles confiem na empresa e até mesmo se tornem defensores.

📚 Leia mais: Dicionário do Marketing de Defensores: conheça os significados dos principais termos

A plataforma da Peepi, por exemplo, oferece soluções de Employee Advocacy. É um software que permite a criação de ações que ajudam as empresas a conquistar a confiança dos colaboradores e criar conexões realmente autênticas.

4 ações de Employee Advocacy que conquistam a confiança do colaborador

Primeiramente, é importante dizer que o Employee Advocacy, além de aumentar a confiança do colaborador para com a empresa, também consegue impulsionar a reputação da organização, beneficiando ambas as partes.

Por isso, veja a seguir as principais ações que podem ser desenvolvidas por meio do Employee Advocacy:

1 – Alinhamento da cultura organizacional

Inicialmente alinhe ações da cultura organizacional que visam envolver os colaboradores na cultura da empresa. Assim, eles sabem quais são os princípios e a visão que a empresa possui.

Por exemplo, a RD Station, empresa que fornece ferramentas de marketing e de vendas, criou o Culture Code. Nada mais é do que um documento que compila um conjunto de crenças e valores praticados e valorizados pelos seus colaboradores.

Dessa forma o código serve para uma série de coisas, mas principalmente, como um guia para que os colaboradores da empresa se mantenham em harmonia, compartilhando os mesmos valores.

2 – Envolvimento dos colaboradores nos projetos da empresa

Com um programa de Employee Advocacy é possível compartilhar informações alinhadas sobre os caminhos que a empresa quer seguir. Ele deixa claro aos colaboradores como eles são essenciais em cada passo dado pela empresa. 

Esse tipo de ação é essencial para manter a transparência (conforme comentamos anteriormente) e o alinhamento entre todos os times.

3 – Desenvolvimento pessoal e profissional do colaborador

Ações de Employee Advocacy que incentivam o crescimento profissional tem resultados expressivos. Segundo o Social Media Today, quase 86% dos funcionários envolvidos em um programa Employee Advocacy afirmam que ele teve um efeito positivo em suas carreiras. 

4 – Fortalecimento da marca empregadora para aumentar a confiança do colaborador

É por meio dessas construções de confiança que as ações de um Programa de Employee Advocacy conseguem incentivar os colaboradores a falarem bem de uma empresa a ponto de representá-la nas redes sociais. Alguns exemplos são redes como LinkedIn, Facebook e até mesmo sites especializados como o Glassdoor.

E para comprovar que isso dá resultado, a Entrepreneur afirmou que relatórios recentes comprovam dados interessantes.

Afinal, um conteúdo de mídia social compartilhado por funcionários obtém 8 vezes mais engajamento do que o conteúdo dos próprios canais sociais da marca. Em síntese, eles podem ser compartilhados 25 vezes mais!

Tudo isso reflete no modo como a marca empregadora é observada no ambiente externo, tornando-se uma empresa desejada por excelentes profissionais. E também no ambiente interno, conseguindo diminuir a rotatividade dos colaboradores, já que eles se sentem satisfeitos em fazer parte da empresa.

Quer aprender mais sobre como aplicar o Employee Advocacy na sua empresa? Então assista nosso webinar sobre o assunto e como ele pode transformar seus colaboradores em defensores da sua empresa.

–Este conteúdo foi escrito pela equipe da Peepi, pioneira em Marketing de Defensores na América Latina.

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