CIM (Comunicação Integrada de Marketing): O que é e como aplicar?

CIM (Comunicação Integrada de Marketing): O que é e como aplicar?

Saiba o que é Comunicação Integrada de Marketing, como aplicar na sua empresa e os benefícios desse modelo de atuação.

Para o bom funcionamento de qualquer empresa, é importante que todos os setores estejam interligados e bem conectados. Dessa forma, as decisões são tomadas de forma conjunta e não há ruídos no contato. Conheça mais sobre a Comunicação Integrada de Marketing (CIM) e como esse modelo pode auxiliar o dia a dia da sua empresa.

O que é Comunicação Integrada de Marketing?

A Comunicação Integrada de Marketing possui algumas definições dentro do mercado. Uma delas é que a CIM é uma ação que garante que a empresa utilize o mesmo tom de voz em todas as suas comunicações com o público-alvo.

Outra definição muito usada é a de Philip Kotler, um dos “pais” do marketing. Ele diz que a Comunicação Integrada de Marketing “aborda todo o processo de marketing a partir da perspectiva de quem o recebe”.

A partir desse conceito, podemos concluir que usar a CIM é alinhar o discurso da empresa com todos os seus stakeholders, ou seja, não importa o ponto de contato, se é um cliente, colaborador ou a imprensa, a companhia deve usar uma mesma linguagem.

Conhecendo essa definição, vamos ver os principais benefícios de adotar esse formato de gestão para sua empresa.

Quais são as principais vantagens da CIM?

O uso de uma estratégia de CIM traz diversos benefícios, não só para a empresa, mas também para os seus clientes. Confira os principais deles para cada situação.

Benefícios da Comunicação Integrada de Marketing para a empresa

  • Redução de custos: o uso de uma ação integrada evita falhas na comunicação, o que reduz retrabalho, informações erradas, entre outras situações;
  • Otimização das ações: com todos a par do mesmo discurso, a equipe de atendimento consegue resolver problemas com velocidade e de forma assertiva, o mesmo vale para as demais áreas, como marketing e vendas;
  • Marca mais forte: a estruturação de uma mensagem demonstra a união e a organização da empresa, que possui uma única voz alinhada à missão, visão e valores, o que melhora a imagem com os stakeholders;
  • Alinhamento interno das equipes: todos os times falam da mesma forma, dessa maneiras eles se complementam, deixando as ações, em especial no marketing e comunicação, muito mais fortes e assertivas;
  • Redução de tickets: uma boa comunicação diminui as dúvidas dos clientes, acelerando atendimento e solução de problemas.

Benefícios da CIM para o cliente

  • Solução de problemas: a CIM vai ajudar a resolver os problemas dos seus clientes na hora do contato e ainda auxilia a prever qualquer eventual dificuldade no atendimento;
  • Informações únicas: ao acessar redes sociais, site ou contato com os atendentes, o cliente vai sempre encontrar os mesmos dados e comunicações;
  • Melhor uso dos dados: o seu cliente vai receber promoções, mensagens e ofertas com base em dados, levando em consideração os gostos dele;
  • Melhoria na experiência do consumidor: com melhores comunicados, atendimentos e ofertas, o seu cliente fica muito mais satisfeito com a sua empresa.

Como implementar e gerenciar a CIM na prática?

Com tantos benefícios apresentados, já deu para perceber que a CIM é muito válida. Por isso, confira um passo a passo para implementar na sua empresa e começar a aproveitar essas vantagens.

Conheça seu público

É fundamental conhecer o seu cliente. Faça pesquisas de mercado e entenda como ele pensa, suas necessidades, interesses, entre outros. Usando os dados, a sua CIM será ainda mais assertiva.

Defina o tom e voz

Você já conhece o seu público, certo? Agora é a hora de organizar a forma como vai falar com ele. Já que conversar com jovens é diferente do que com adultos, assim como os termos usados para falar com advogados não são os mesmos para falar com economistas. 

Defina bem essa linguagem e crie um documento para que todos saibam como a empresa se comunica.

Escolha e integre os canais

São muitos os canais, por isso essa definição precisa ser feita de forma correta. Veja quais se encaixam melhor com a proposta de comunicação da empresa. O que pode incluir sites, redes sociais, blogs, SAC, FAQ, chatbots e muito mais. Além dos canais digitais, pense nos offline, como outdoors, flyers etc.

Mensure os resultados

Como qualquer estratégia de marketing, analisar dados e resultados é muito importante. Já que será possível avaliar o desempenho do trabalho. Além disso, os planos de CIM duram somente um período, já que o mercado e os clientes mudam com certa frequência.

Dessa forma, além de aplicar de forma correta a CIM, você e a sua equipe conseguirão gerenciar cada etapa da melhor maneira possível.

Ferramentas para uso da CIM

No tópico anterior, falamos sobre a escolha de canais, que se integram a algumas ferramentas que vamos apresentar agora. Em ambos os casos, é preciso fazer um estudo para que sejam usadas de forma assertiva, promovendo a voz da empresa de forma integrada.

Para a comunicação interna, ou seja, colaboradores e diretoria, algumas das ferramentas são:

  • E-mail corporativo.
  • Mural de avisos
  • Intranet
  • Jornal interno
  • Revista interna
  • Comunicados

Já para falar com o público externo, como clientes, imprensa e parceiros, temos:

  • Publicidade
  • Propaganda
  • Relações públicas
  • Assessoria de imprensa
  • Promoção de vendas
  • Organização de eventos.

Cases de sucesso de Comunicação Integrada de Marketing

Depois de passar todo uma jornada dentro da CIM, nada melhor do que te apresentarmos alguns bons exemplos de empresas que fizeram essa integração. Confere só.

Coca-Cola

Uma das campanhas mais famosas dos últimos tempos contou com mais de 600 nomes na latinha de refrigerante. Foi um sucesso, pessoas procurando os seus nomes nos mercados ou então presenteavam amigos e familiares.

Todos os canais de comunicação usados foram aplicados na ação para engajar o público em todos eles. Ou seja, a integração não ficou limitada à empresa e os clientes “abraçaram” a ação.

Volvo

A Volvo fez uma ação no Super Bowl de 2015, a final do campeonato de futebol americano, em seu Twitter. A ideia era usar a hashtag #volvointerception durante os intervalos, quando aparecesse a propaganda de um concorrente. O prêmio era o sorteio de um dos modelos da marca, o que fez a campanha viralizar no mundo inteiro.

Como foi possível ver, a Comunicação Integrada de Marketing é importante para os diversos tipos de empresa e, sua implementação, pode trazer muitos benefícios. Para fazer isso de uma forma assertiva, você pode contar com a ajuda de empresas especializadas no assunto, como a New Way!

Conheça o Mktzap e aplique a CIM na sua empresa

A New Way oferece o Mktzap para a sua empresa. Ele é uma solução digital que permite integrar em um mesmo painel diversos canais digitais, como Instagram, WhatsApp, Facebook, Telegram, E-mail, SMS e Chat.

O Mktzap costuma ser usado para atendimento ao cliente. Mas ele também pode ser útil em comunicação interna e rotinas de RH, estratégias de venda e até mesmo campanhas de marketing.

Além disso, a nossa solução é ideal para empresas pequenas, médias e grandes e possui planos de adesão acessíveis para públicos variados. Entre em contato com um de nossos consultores e agende já sua demonstração.

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