Chatbot no turismo: como implementar e melhorar a experiência do cliente
Tanto para agências de viagens, hotéis ou empresas de transporte turístico, é importante investir em um atendimento ágil e responsivo para se destacar no setor. Confira a seguir como e por que investir no chatbot no turismo!
Quem lida com atendimento no turismo sabe como a agilidade importa neste setor. Afinal, os viajantes precisam ter suas experiências otimizadas e geralmente buscam por soluções rápidas e atenciosas. Assim, o chatbot no turismo é uma tecnologia essencial para empresas investirem.
É comum ouvirmos turistas reclamarem da eficiência de empresas no meio turístico, portanto aderir a uma tecnologia é uma forma de proporcionar aos seus clientes uma outra experiência mais positiva.
Por isso, mostramos a seguir como investir na tecnologia pode mudar o rumo do seu negócio, começando com a implementação de chatbots no turismo. Vamos lá?
O que é um chatbot?
Um chatbot nada mais é do que um software que cria e gerencia conversas com clientes de forma rápida, prática e eficiente. Ele pode ser programado para ter conversas fluídas, organizadas e humanizadas, desde o começo até o final de um atendimento mais complexo.
E é possível programar um chatbot no turismo ou em qualquer outro setor para se comunicar de forma assertiva e rápida com consumidores, antecipando suas necessidades e organizando fluxos de atendimento rotineiros para cada área. Assim, o suporte digital que cada negócio oferece passa a ser muito mais amplo e eficiente.
Sendo assim, ter um chatbot é ter um canal digital de atendimento ao cliente mais moderno. Isso não apenas organiza toda a base de dados dos consumidores, como também oferece um suporte mais estruturado.
Como usar um chatbot no turismo?
O chatbot no turismo pode ser aplicado em praticamente qualquer área do setor. Na hotelaria, por exemplo, é possível utilizar essa solução para cadastrar hóspedes automaticamente, assim como para reservar quartos, fornecer informações básicas e responder a dúvidas frequentes.
Além disso, ele expande o trabalho já feito na recepção, otimiza a rotina do pessoal e traz mais agilidade para os hóspedes.
Já para agências de turismo, por exemplo, um chatbot pode compartilhar as melhores informações personalizadas com clientes interessados em serviços específicos. Por exemplo: se o turista busca por pacotes de viagem e promoções, a Inteligência Artificial otimiza comunicações deste tipo.
Agora, se ele busca por informações sobre pontos turísticos ou dicas de restaurantes locais, também é possível engatilhar mensagens que forneçam essas informações ao cliente de forma fácil e ágil.
Mais facilidades com o chatbot no turismo
Outro setor que pode se beneficiar com chatbots no turismo é o de companhias aéreas ou empresas de transporte rodoviário. Já imaginou informar horários de viagens, preços de passagens, disponibilidades de lugares e condições da viagem?
O cliente consegue se comunicar, comprar e se preparar para sua viagem diretamente com o bot no canal de atendimento. Incrível, não é mesmo? Esse dinamismo que um chatbot proporciona é o diferencial de investir na transformação digital no turismo.
De forma geral, todo negócio nesta área precisa de um atendimento que colete os dados dos clientes de forma inteligente e agilize questões primárias, que vão desde tirar dúvidas sobre os serviços até realizá-los por completo.
E, na prática, isso acontece desde o primeiro contato do cliente com o chatbot de cada negócio até o pós-venda. O que possibilita automatizar também a coleta de dados sobre a satisfação dos turistas diante de alguns serviços prestados. É agilidade para os consumidores, praticidade e inteligência para os negócios.
Benefícios e vantagens de usar chatbot no turismo
O investimento em tecnologia em setores como o turismo proporciona diversas vantagens aos negócios, tanto de aperfeiçoamento dos seus serviços até a otimização da jornada dos clientes.
Por isso, quem não adere às novas tecnologias disponíveis no mercado acaba ficando para trás, perdendo clientes e dinheiro. Então, listamos a seguir alguns dos principais benefícios de investir em um chatbot no turismo. Confira!
Melhorar a experiência do cliente
O turista tem suas questões resolvidas com mais agilidade e praticidade, já que um chatbot pode estar disponível 24 horas por dia e 7 dias por semana, enquanto um agente de turismo ou um recepcionista nem sempre pode estar de prontidão para atender.
Automatizar tarefas e processos rotineiros
Melhorar o trabalho do pessoal de uma empresa de turismo é essencial. E todo negócio tem tarefas e processos de rotina, desde o check in de um hóspede no hotel até a venda de um pacote de passeios turísticos. Tudo isso pode ser feito via um chatbot no turismo!
Promover uma experiência personalizada ao cliente
Para todos os serviços digitais há uma coleta de dados essenciais que agiliza o serviço e também proporciona ao cliente a possibilidade de receber comunicações personalizadas aos seus interesses.
Seguindo as boas práticas previstas pela Lei Geral de Proteção de Dados (a LGPD), as comunicações entre o chatbot e o turista podem ser otimizadas para antecipar suas necessidades e melhorar sua experiência com a empresa de turismo. Manualmente, este trabalho seria custoso a um funcionário. Via tecnologia, todo mundo ganha!
Como implementar um chatbot no turismo?
Seja no turismo ou em qualquer outro setor, é importante investir na contratação de soluções de chatbots, como é o caso do Mktzap, da New Way.
Solução desenvolvida para humanizar o atendimento no turismo e levar sua performance para outro nível, o Mktzap é um software que integra diversos canais de atendimento em um só painel, programa comunicações e automatiza mensagens via chatbots.
Todas as mensagens podem ser pensadas para seguir fluxos do setor do turismo de forma personalizada e humanizada, de acordo com diálogos comuns entre atendente e hóspede, por exemplo. Além disso, o bot vai se aperfeiçoando conforme a realização de cada atendimento, proporcionando sempre uma experiência melhor e mais alinhada às expectativas do cliente.
Além disso, o Mktzap também oferece a multicanalidade e disponibiliza diversos acessos simultâneos a um painel integrado com tudo o que os vários atendentes precisam para trabalhar da melhor forma, já que a ferramenta também organiza conversas, dados e faz a gestão do fluxo de clientes.
Incrível, não é mesmo? Então não perca tempo e agende uma conversa com um de nossos especialistas para contratar o Mktzap e levar o seu negócio para um novo nível de expertise.
Gostou? Então aproveite e confira também:
Recommended reading
LGPD na prática: saiba como sua empresa será impactada
Você sabe como a Lei Geral de Proteção de Dados pode afetar a forma como sua empresa capta, armazena e utiliza dados de clientes? Venha entender os pontos principais sobre a LGPD na prática.
WhatsApp para atendimento em hotéis: como utilizar?
O WhatsApp para atendimento em hotéis pode elevar a qualidade do seu negócio. Mas você sabe de quais maneiras pode utilizá-lo? Apesar das polêmicas do WhatsApp devido à atualização das políticas de privacidade, o aplicativo continua sendo o mais acessado pelos brasileiros. De acordo com a Mobile Time | Opinion Box, 95% dos usuários do
Inteligência Artificial (IA): o que é, tipos e como criar
Pode até parecer coisa de cinema, mas a Inteligência Artificial tem se tornado mais presente em nossas vidas dia após dia. Quer saber como? Continue a leitura A inteligência artificial é basicamente a possibilidade de simular comportamentos humanos por meio de tecnologia e máquinas. Quando pensamos em inteligência artificial, é comum pensar primeiro em um