4 benefícios de criar uma central de atendimento na sua empresa

4 benefícios de criar uma central de atendimento na sua empresa

19 outubro 2021

Se sua marca ainda não possui uma central de atendimento, você pode estar perdendo clientes. Veja alguns motivos para criar esse setor na sua empresa. 

Conforme as empresas vão crescendo, a criação de uma central de atendimento se torna inevitável. Esse setor é uma das principais áreas da empresa, pois é ele que faz a ponte entre os clientes e a sua marca. 

Assim, ao criar uma conexão com os consumidores, é possível resolver problemas, tirar dúvidas, melhorar processos e, consequentemente, aumentar a satisfação dos clientes e a receita da empresa. 

Contudo, alguns gestores não sabem o momento certo de criar uma central de atendimento e demoram demais a formalizar esse setor, deixando equipes sobrecarregadas e gerando insatisfação e demora na solução de problemas. 

4 benefícios de criar uma central de atendimento na sua empresa 

Uma central de atendimento não deve ser apenas um setor em que as mensagens chegam. É preciso que haja uma estratégia, dividindo os contatos por interesses sempre em busca de aprimoramento das relações. 

Você pode dividir sua central por canais de atendimento, tipos de contato — como reclamação, dúvidas, problemas com pagamento —, mas é fundamental que toda equipe esteja integrada e que haja uma única linguagem e tom de voz na comunicação.

Confira 4 motivos para investir nesse setor. 

1. Aumento da credibilidade da marca 

Pior do que deixar o cliente insatisfeito é não atende-lo. Pois, na era da internet, a maioria dos consumidores conhecem seus direitos e sabem do poder da internet para criticar uma empresa.

Assim, quando você cria uma central de atendimento, você aumenta a capacidade de atendimento e, consequentemente, a credibilidade da sua marca.

Mesmo que nem todos os chamados tenham 100% de satisfação ou resolução, o cliente precisa saber que foi ouvido e que a crítica dele importa. 

2. Centralize toda informação na central de atendimento

Outra vantagem da central é que ela organiza e agrupa as demandas e todas as interações em um só lugar ou na mesma equipe.

Assim, independentemente do canal de comunicação de abordagem, toda a equipe poderá ter acesso às informações e andamento de uma solicitação.

Por isso, nesse caso, utilize a tecnologia ao seu favor. Com o uso de chatbots, é possível conectar todos os canais em um único painel, facilitando assim o acesso as informações.  

3. Diminuição no tempo de solução dos problemas  

Uma das métricas das centrais de atendimento deve ser o tempo de atendimento e a resolução dos problemas. Sem essa área organizada, há pouca mensuração de resultados e muitas vezes o consumidor não é atendido.

Há casos em que o time de atendimento se dedica apenas às dúvidas e considerações de consumidores e deixam de lado reclamações legítimas e dúvidas importantes dos usuários que ainda não são clientes. 

4. Fonte de inovação e melhorias 

Muitas empresas ignoram a importância de uma central de atendimento. Além de solucionar problemas e dúvidas pontuais, esse setor é o melhor local para encontrar informações sobre o seu produto ou serviço.

Por vezes, áreas de inovação, marketing e vendas ficam analisando dados sobre o que é preciso melhorar, mas nada melhor que o feedback dos seus clientes para entender o que eles gostam e o que deve ser otimizado.

Portanto, criar uma central de atendimento é mais do que agrupar pessoas em um único lugar para que os colaboradores recebam ligações e contatos. O processo deve ser ativo para garantir que toda dúvida seja resolvida e toda reclamação recebida. 

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