Agronegócio 4.0: entenda como a tecnologia impacta a produção no campo

Agronegócio 4.0: entenda como a tecnologia impacta a produção no campo

Em um mundo cada vez mais digital, nem a produção rural fica de fora. Descubra como o Agronegócio 4.0 revolucionou o trabalho do campo e como implementar essas tecnologias no seu negócio

Antes de tudo é fato que o mundo tem convergido cada vez mais para o digital em busca de otimizar processos e diminuir custos de produção, e nem o meio rural ficou de fora desse movimento. Por isso, o conceito de Agronegócio 4.0, caracteriza a modernização desse setor.

Ou seja, o setor utiliza cada vez mais tecnologias inovadoras para obter mais eficiência no campo e atender às demandas sustentáveis – que têm se tornado essenciais para esse segmento.

Afinal, de acordo com a Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), a agricultura tem passado por constantes transformações. Mudanças que visam se tornar mais sustentáveis em um mundo em que os consumidores estão cada vez mais exigentes em relação à origem dos produtos que consomem. 

Por isso, a tecnologia tem sido destaque no mercado rural para acompanhar o crescimento mundial sem deixar de lado a sustentabilidade. Além disso utiliza biotecnologia, robótica, inteligência artificial (IA) e muito mais para aumentar a eficiência e produtividade mantendo os custos reduzidos.

Entenda mais sobre o Agronegócio 4.0 a seguir, veja seus benefícios e descubra como começar a implementar tecnologias no seu negócio.

O que é o Agronegócio 4.0?

O Agronegócio 4.0 consiste na agricultura e agropecuária no cenário da hiper conectividade em que vivemos no mundo moderno. O atual período também é chamado de Quarta Revolução Industrial, que utiliza de tecnologias diversas para inovar processos.

Com isso, conseguimos velocidade, conectividade, autonomia e o desenvolvimento de cada vez mais tecnologias exclusivas como forma de conquistar ainda mais crescimento com baixo custo.

É aí que entram as peculiaridades do segmento rural que se inova e se digitaliza para transformar processos e otimizar resultados. E essas inovações vão além da mecanização das operações do campo. 

Afinal, é possível mapear e monitorar plantações da forma remota, identificar e equilibrar necessidades de cada solo analisado, desenvolver plantas geneticamente modificadas resistentes a pragas e até gerenciar toda a produção agrícola.

Entre algumas das tecnologias utilizadas no Agronegócio 4.0, estão:

  • Automação;
  • Sensoriamento Remoto;
  • Tecnologia GPS (Sistema de Posicionamento Global)
  • Georreferenciamento;
  • Internet das Coisas (IoT);
  • Softwares;
  • Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC);
  • Inteligência Artificial (IA).

Toda essa tecnologia ajuda o produtor a monitorar operações no campo, reduzindo desperdícios e aumentando a produtividade no meio rural. Ambiente que segue cada vez mais conectado – inclusive entre fornecedores e clientes, que utilizam dessas tecnologias para acompanhar os resultados mais de perto.

O impacto do Agronegócio 4.0 na agricultura brasileira

É inegável o impacto do Agronegócio 4.0 no mercado rural brasileiro, uma das maiores potências agroambientais do mundo. Inclusive, de acordo com levantamento recente divulgada pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), o Brasil está entre os países que mais reduzem o impacto ambiental do agronegócio.

Esse impacto é consequência de uma modernização ampla e constante na forma de se produzir no campo. Afinal, como muito do que vivemos nos dias atuais, não há mais separação entre o que é virtual e o que é real e a tecnologia impacta nos mais diversos setores.

Tudo isso influencia diretamente os modelos de gestão e negócios que existem para o mercado atual do agronegócio e da agropecuária, por isso têm surgido cada vez mais startups e agritechs. Negócios que têm como propostas revolucionárias de otimizar o meio agro e atender produtores diversos.

Vale destacar também que o Agronegócio 4.0 impacta não somente os grandes produtores, mas também os pequenos e a agricultura familiar. Isso porque o avanço tecnológico também caracteriza cada vez mais amplitude do seu uso e seus benefícios. No fim, todos podem produzir mais gastando menos.

Quais os benefícios?

São muitas as vantagens do Agronegócio 4.0 para a produtividade geral de empresários do meio rural e também para o meio ambiente. Por isso, entre elas, as principais são:

  • Elevar a produtividade;
  • Monitorar operações agrícolas com alta performance;
  • Aumentar a qualidade da segurança alimentar;
  • Diminuir impactos negativo ao meio ambiente;
  • Melhorar a qualidade de vida de profissionais rurais;
  • Otimizar o uso de insumos e ferramentas no campo;
  • Reduzir custos gerais de todos os processos.

Isso tudo deve-se à possibilidade de tomar decisões mais assertivas em relação à produção no campo, de acordo com o que as tecnologias oferecem de informação para o acompanhamento do ciclo agrícola.

Por exemplo, dados meteorológicos, assim como informações precisas sobre o solo, geolocalização, biotecnologia e muito mais. Dessa forma, tudo isso auxilia em resultados muito mais precisos para a produção. 

Além disso, outra vantagem absoluta é a diminuição dos impactos ambientais e emissão de gases. O mesmo levantamento do Ipea citado acima mostrou que, nos dias de hoje, produzimos 2,1% mais insumos com o mesmo volume de emissão gerado há dez anos. Assim, é inegável que produzir mais impactando menos é um enorme benefício do Agronegócio 4.0.

E quais as vantagens ou desafios do Agronegócio 4.0?

A implementação do Agronegócio 4.0 no meio rural exige conectividade ampla, o que acaba sendo um desafio. Afinal, de acordo com o Censo Agropecuário do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), apenas 5% das áreas agrícolas do país têm conexão com a internet. 

Outro desafio da modernização do meio rural é a padronização tecnológica, ou seja, implementar tecnologias no agronegócio ou na agropecuária de forma integrada. Para isso, são necessários serviços especializados para auxiliar no processo de modernização.

Outra questão, é o valor do investimento relacionado às tecnologias de ponta do meio agro. É claro que elas garantem um retorno considerável, com ótimo custo-benefício.

Contudo o investimento inicial para começar a se modernizar pode impedir muitos produtores rurais de cederem às tecnologias do Agronegócio 4.0.

Como implementar as tecnologias do Agronegócio 4.0 no meu negócio?

Para empresários e líderes do mercado agro no Brasil, é mais do que necessário acompanhar as tendências da área para se manter em crescimento neste segmento tão acelerado. Além de implementar as tecnologias que mencionamos aqui, é preciso investimento de tempo, dinheiro e pessoal para capacitação de profissionais, adequação de sistemas e implementação das ferramentas.

Vale a pena analisar quais tecnologias existentes podem ajudar o seu negócio a atingir seus objetivos mais rapidamente, considerando algumas prioridades de investimento. Uma consultoria especializada pode ajudar a definir um plano estratégico de implementação digital para o seu negócio no meio agro.

Além disso, a boa gestão da sua empresa e a conexão com o seu cliente, seja ele qual for, é sempre uma ferramenta essencial para se fortalecer ainda mais nesse setor que se destaca cada vez mais. O marketing no agronegócio é ferramenta essencial para se manter em alta em um mercado cada vez mais integrado.

E para isso, vale conhecer o Mktzap, solução digital que a New Way oferece para automatizar uma comunicação fluida e humanizada com clientes através de chatbots, fluxos e automações. Além disso, o Mktzap integra canais digitais diversos como Instagram, WhatsApp, Facebook Messenger, Telegram, E-mail, SMS e WebChat. 

No mundo do Agronegócio 4.0, com as convergências digitais cada vez mais latentes, não perca nenhuma oportunidade para o seu negócio, entre em contato com um de nossos consultores e agende agora mesmo a sua demonstração.

Gostou deste conteúdo? Então leia também:

Start Today!

Digitize your customer service and make communication with your customers. Schedule a demonstration and get to know our product.

MKtzap Logo